• Rua de Francos, 150

Habitabem - Mau serviço prestado

Paula Alexandra de Jesus Ferreira
Paula Ferreira apresentou a reclamação
16 de novembro 2021
Quer-me parecer que uma empresa de administração de condomínio é uma prestadora de serviços que deve, para além de zelar pela manutenção do edifício, manter e estimular uma comunicação aberta e transparente zelando pelo bem estar dos condóminos.
Ora, não é essa a postura da Habitabem.
Desde 24 de Agosto que, após inúmeros emails e telefonemas, continuo a aguardar senão pela resolução do problema, pelo menos por uma explicação para o mesmo não estar resolvido passados 3 meses.

Na sequência de ter uma das paredes e chão de um dos quartos com imensa humidade, pedi ao vizinho do lado que accionasse o seguro, tendo eu feito o mesmo. Após a peritagem, foi-nos dito que o problema poderia ser um problema de canalização entre paredes e que devíamos informar o condomínio.
Não estando eu presente em Portugal não o fiz imediatamente e ao que parece, o vizinho também não.
No dia Xxxxx recebi um email do condomínio, pedindo-me que accionasse o meu seguro uma vez que o referido vizinho se queixava de um problema de humidade numa das paredes.
Estranhei! Primeiro porque o vizinho não me informou da queixa; segundo, porque tal como eu, ele sabia o que os peritos haviam dito.
Sem mais pormenores, pedi, informando o que se havia passado, que o condomínio accionasse o seu seguro.
No dia 24 de Agosto, os peritos, da minha companhia e da do condomínio, fizeram a peritagem onde nos apercebemos tratarem-se de dois problemas distintos: o da queixa do vizinho e o da minha queixa.
No mesmo dia, a seguradora do condomínio enviou-me um email com o assunto: "envio de confirmação de vistoria", para que eu assinasse. Respondi-lhes que não o poderia fazer devido ao relatório apenas fazer menção a um dos dois sinistros (o da queixa do vizinho), faltando a parte respeitante ao meu problema que motivou o pedido para eles serem chamados.
Facto que comuniquei ao condomínio.
Da Habitabem, sobre este assunto, tenho dois emails (datados respectivamente de 06 de Setembro e 21 de Outubro, onde alegam desconhecer o motivo da demora da resposta da sua seguradora.
Não obtendo qualquer outra informação ou demonstração de interesse na resolução do problema, telefonei dia 2 de Novembro, para a seguradora deles, na tentativa de perceber o que se está a passar. Foi-me garantido, em telefone gravado pela própria companhia, que toda a informação havia sido enviada para a Habitabem no dia 7 de Setembro.
Voltei a escrever relatando este facto à Habitabem, inquirindo sobre as razões de sonegarem a informação, e pior, de não encontrarem soluções para a resolução do problema, chegando eu a sugerir-lhes que recomeçassem o processo.
Inacreditavelmente até à data, 16 de Novembro, o silêncio continua a ser a forma privilegiada da Habitabem.
A queixa agora apresentada pretende, para além da resolução do problema, exprimir o meu sincero desagrado e alertar para o modo sui generis que esta empresa tem de "prestar serviços".
Data de ocorrência: 24 de agosto 2021
Exmos Senhores,
Primeiramente esta reclamação nem deveria existir já que o problema, como relatado é entre fracções e consequentemente fora do âmbito legal desta administração, que é apenas responsável por partes comuns.
No entanto, cientes que tudo fizemos para agilizar este processo entre vizinhos, aproveitando agora para refutar o que está escrito, já que não corresponde à verdade.

- A data da ocorrência foi a 08/08/2021, tendo sido remetido um email a ambas as frações a dar conta do sucedido.
- A 19/08/2021 a participação foi efetuada após a comunicação da anomalia e envio de fotografias do estado interior da fração.
- A vistoria foi efetuada a 23/08/2021, tendo a administração rececionado o relatório da vistoria a 24/08/2021.
- A 31/08/2021 foi remetido um email junto do perito a solicitar esclarecimentos (com a Sra. Ana Monteiro em CC - filha de V/Ex.a). Deste email nunca se obteve resposta da seguradora e/ou perito.
- A 07/09/2021 a Allianz remeteu-nos um pedido de informações (já prestadas no momento da participação).
- Face à inoperância da seguradora, a 21/10/2021 foi solicitado um ponto de situação junto da seguradora com V/Ex.a em CC de forma a ter conhecimento de todo o histórico e processo. Email ao qual até ao dia de hoje não obtivemos resposta.
- Foram feitas insistências por via telefónica junto da seguradora para nos remeter o relatório final da peritagem e/ou solicitar pedido de informações, caso fossem necessárias.
- No dia 08/11/2021 foi rececionada uma carta por via de email a dar conta da tomada de posição da seguradora informando do seguinte:
"Cumpre informar que o processo de sinistro foi encerrado, no seguimento do e-mail rececionado por parte da condómina da fração causadora a informar que pretendia cancelar o presente processo pois tinha acionado a sua apólice privada, contratada junto da Lusitânia Seguros SA."
Desde o momento da participação e receção do relatório de vistoria, foram feitos vários contactos telefónicos junto da seguradora para nos prestarem informações ao qual a resposta foi sempre que "o processo se encontrava a decorrer segundo os tramites normais".
Infelizmente, e face ao pedido de cancelamento da participação, o seguro considerou que não irá avançar com a participação inicialmente feita.
Nunca em momento algum, existiu sonegação de informação. Aliás, existiram várias tentativas de lhe prestar informações. Após a receção da tomada de posição do seguro, foi efetuada um chamada telefónica junto da seguro a solicitar informações sobre quem tinha cancelado a participação. Informação que não foi nem pode ser prestada por telefone (indicação da seguradora).
Em resposta à tomada de posição da seguradora, foi remetido um email a solicitar essa mesma informação tendo sido criado o Num de ticket: 039842022. Até ao momento, ainda não rececionamos qualquer informação.
Face ao exposto, e tendo em consideração que os processos de seguro são morosos, todas as informações que se encontram na posse da administração têm sido prestadas, bem como a procura por novas informações tem sido feita.
Sem mais de momento, e ficando ao inteiro dispor, reitero os meus melhores cumprimentos.
Paula Ferreira
16 de novembro 2021
Não cesso de me espantar!
Primeiramente com a resposta tão pronta aqui presente, quando eu há meses que aguardo por qualquer informação. Em segundo lugar, porque nada do que dizem corresponde à verdade. Não pediria que accionassem o seguro do edifício se o problema fosse entre fracções. O problema, como constatado pelos peritos é de origem diferente, facto que se a empresa se desse ao cuidado de ler a correspondência que lhe é enviada, ou pelo menos comunicasse com os condóminos, já teria percebido.
A referência ao vizinho julgo ser clara: primeiro porque meses antes tínhamos chamado as respectivas seguradoras a meu pedido, dada a extensão de danos que tem a minha parede, coisa que ficou implicita na abordagem dis peritos das nossas seguradoras, poder tratar-se de um problema entre paredes, e que o condomínio teria de ser informado.
A referência ao vizinho vem também, porque quando ele apresentou queixa à Habitabem para que me comunicasse de um problema que tinha (e daí a confusão) e eu pedi para esta accionar o seguro, em boa fé julguei tratar-se do primeiro problema.
Esclareci junto da Habitabem, após a visita do perito da sua companhia, e o próprio perito que os problemas eram dois e não um. E que fui eu que pedi que accionassem o seguro. O problema, menor, com o vizinho, foi a minha seguradora a resolver, como é evidente e disso mesmo dei conta à Habitabem, e ao perito da sua companhia.
É lamentável que se insuflem de uma razão que não têm e de um descaramento em fazer afirmações sem qualquer fundamento, o que só vos prejudica, ainda mais a imagem. Eu posso provar o que digo, posso mostrar a quantidade de emails que durante este tempo tenho enviado, insistentemente à Habitabem, tentando uma comunicação cordial e aberta. Já a Habitabem terá dificuldade em provar que tentou resolver qualquer mal-entendido, ou pior, o problema aqui apresentado.
Não é pelo facto de hoje, após apresentar esta queixa, ter recebido, de uma assentada, 3 mails com tentativas patéticas de justificação
(incoerente) como a resposta acima que voy deixar de querer o meu problema resolvido.
Tal como já sugeri à Habitabem, se a sua seguradora auto-cancelou o processo, que recomecem, que abram outro chamando de novo os peritos.
Quero é, obviamente o problema resolvido.
Assunto: MR Carta livre S-XXXXXXXXXX
De: <info@allianz.pt>
Data: 08-11-2021, 11:24
Para: <geral@habitabem.pt>
EDIFICIO SENHORA DO PORTO
2030 Allianz Condomínio

8 de Novembro de 2021
Assunto: Informação sobre sinistro.
Caro(a) Senhor(a),
Relativamente ao processo xxxxxxx, informamos o seguinte:

Cumpre informar que o processo de sinistro foi encerrado, no seguimento do
e-mail rececionado por parte da condómina da fração causadora a informar que
contratada junto da Lusitânia Seguros SA

Até breve,
Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A.
17 de novembro 2021
No entanto, iremos solicitar novamente abertura de processo
Paula Ferreira
17 de novembro 2021
Como escrevi a V.Excias no email hoje enviado, é lamentável que a v/ seguradora, apenas vos tenha transmitido uma parte do teor do mail que acima transcreveu.
Não poderia assinar, concordando, com um relatório de vistoria onde não constava absolutamente nada relativo ao motivo que me levou a pedir-vos que accionassem o seguro, facto este que, no próprio dia vos dei conhecimento.
Ficarei a aguardar pela abertura do processo.
Felicito-vos pela celeridade desta resposta, celeridade essa que se tivesse ocorrido no tempo devido (há quatro meses atrás), teria evitado esta reclamação.
Irei dar, por isso, como resolvida esta questão pois acredito que assim ficará.