Habitissimo, SL
  • Edificio W, Parcbit, Carrer Blaise Pascal, s/n
    07121, Palma, Illes Balears
  • suporte@habitissimo.pt

Habitissimo - Cobrança por contactos de oportunidades que não são reais

David Pires
David Pires apresentou a reclamação
30 de junho 2021
O Habitíssimo tem um serviço que cobra pelos contactos de supostas oportunidades de negócio. Acontece que eles não verificam se as oportunidades são legítimas porque alegam não ter forma de verificar todas as oportunidades, o que até compreendo.

Porém, havendo uma reclamação/alerta de um cliente para uma oportunidade que não é legítima, deveriam verificar e, tendo cabimento, creditar o valor debitado ao cliente. Porém, dizem que não o fazem pois esse estas situações pertencem «ao risco do investimento realizado em nosso portal», o que a mim me parece até um pouco de vigarice.

Quem garante ao cliente que eles não contratam gente para criar oportunidades falsas e gerar estes débitos? Onde fica a nossa protecção?

Desde que sou cliente do Habitissimo, já tive três casos destes. O primeiro caso a Senhora colocou o pedido de orçamento mas, quando lhe liguei, disse que afinal não tinha recebido aprovação do banco e não podia fazer a obra. A segunda Senhora disse que andava a ver casas para comprar e que, numa delas, para saber quanto teria que gastar se comprasse a casa, fez o pedido de orçamento. Mas não havia possibilidade sequer de visitar para fazer orçamento porque, obviamente, a casa nem era dela ainda. A terceira foi mais recente e é uma caso igual ao segundo. Uma senhora que quer saber quanto custam as obras numa casa para a comprar mas nem se pode visitar a casa para fazer orçamento porque a casa nem sequer é dela. Seria o mesmo que eu pedir um orçamento para fazer obras no Mosteiro dos Jerónimos e o Habiitíssimo dizer que a oportunidade é válida. Para mim isto é uma burla.

Já coloquei a questão ao meu contacto de suporte do Habitissimo mas dá-me sempre a mesma resposta.
Data de ocorrência: 30 de junho 2021
Habitissimo
30 de junho 2021
Caro David PIres,

Na sequência da sua reclamação, serve o presente para informar que o nosso serviço consiste na possibilidade de contactar com potenciais clientes, pelo que, disponibilizamos-lhe para o efeito dados de contacto reais (e-mail e/ou telefone) referentes a uma categoria de trabalho e dentro do raio geográfico selecionado.

O habitissimo não oferece um modelo de sucesso garantido dado que a adjudicação de um qualquer trabalho depende de variados fatores, nomeadamente a própria gestão comercial que o profissional faça dos dados de contactos adquiridos.

Acresce que, irá encontrar particulares em distintas fases do processo de decisão com vista à concretização de um projeto, desde os mais curiosos até aqueles que apenas necessitam de um orçamento para a realização do trabalho solicitado. Qualquer contacto adquirido deve ser visto como uma oportunidade para estabelecer novas relações comerciais com potenciais clientes, e mesmo nas situações em que os particulares não adjudiquem no imediato qualquer trabalho, nada obsta a que recorram mais tarde aos seus serviços ou que o recomendem a terceiros.

O habitissimo funciona assim como um investimento, cujo sucesso não pode ser medido contacto a contacto, devendo valorizar o seu resultado global. Através da habitissimo não disponibilizamos trabalhos fechados mas sim a oportunidade de contactar com potenciais clientes e consequentemente existem situações que não são passíveis de reembolso de forma individualizada.

Mais informamos que na sequência da sua reclamação, o nosso departamento de orçamentos entrou em contacto com a particular cujo o pedido de orçamento tem o localizador 13PKZR4, a qual informou que estava em conversações com a empresa com vista à receção do orçamento solicitado, motivo pelo qual o seu pedido de reembolso foi rejeitado. No habitissimo disponibilizamos-lhe a oprtunidade de contactar com potenciais clientes, o que é o caso, segundo o que nos foi informado pela própria particular.

O habitissimo na persecução da sua atividade sempre se pautou pelo cumprimento dos mais elementares valores e regras que devem existir em qualquer relação comercial, tais como: transparência, veracidade de todas as informações facultadas, clareza e lealdade para com os seus clientes e jamais, em tempo algum, utilizou-se de subterfúgios ou esquemas fraudulentos para prejudicar os nossos clientes, nem tão pouco, adotou qualquer conduta passível de configurar a prática de um acto ilícito, independentemente da sua natureza.

Na sequência da conversa telefónica esperamos que a solução encontrada seja a que melhor vai ao encontro das suas necessidades e expectativas,

A Equipa Habitissimo
David Pires
David Pires avaliou a marca
16 de agosto 2021

Têm procedimentos que roçam a vigarice.