Habitissimo, SL

Habitissimo - Desonestidade e não cumprimento de anulação de serviço

Vera Durão
Vera Durão apresentou a reclamação
6 de junho 2018

No início do mês de maio aderi como profissional à plataforma Habitíssimo, intermediária entre potenciais clientes de trabalhos de construção e os prestadores destes serviço, sendo que a expectativa quanto ao serviço prestado era elevada.
De facto ao início a relação correu bem, apesar de os valores serem elevados, tendo em conta que frequentemente os clientes apenas pretendem o orçamento gratuito e não entregam o trabalho. Em relação a este aspecto, foi garantido pelo Sr. B. que apesar de não controlarem o comportamento do cliente final, caso eu fizesse essa queixa, poderiam creditar o valor associado aos clientes aos quais não fosse possível dar orçamento por o cliente não aceitar o contacto (e-mail de dia 11 de Maio). Esta informação confirma o que me tinha sido garantido desde o início pelo Sr. P.: o valor cobrado pelos contactos nos quais o cliente impossibilitasse a apresentação de orçamento iria ser devolvidos, assim fosse comunicada a situação da minha parte. Este valor não foi devolvido.
Entretanto há cerca de 2 semanas fui literalmente "enganado" ao aderir a um serviço de envio automático de contactos. Ao fazer esta adesão a informação disponível não é clara. É referido na informação apresentada que teremos acesso a contactos de potenciais clientes com desconto mas não é claro que estes contactos são enviados pela plataforma indiscriminadamente (e sujeitos a um custo) e não adquiridos por minha escolha.
Na semana passada em contactos telefónicos apercebi-me de que tinha feito esta adesão e solicitei que fosse anulada. Além disso, o serviço, conforme comunicado pelo Sr. B., não poderia ter sido activado uma vez que o perfil estava incompleto (conversa telefónica de dia 4/06). Este Sr. comprometeu-se mais uma vez a devolver os valores cobrados associados a este serviço / estes contactos não solicitados e não seguidos. Entretanto, além de não ter sido efetuado essa devolução, ainda me foram cobrados em conta mais 51.20€ e 54.80€ na segunda feira dia 4/06 e 57.60€ hoje, dia 6/06.
Visto que a forma de pagamento é través dos dados de cartão de débito (ingenuidade minha tê-los facultado!!), tentei na plataforma retirar autorização de utilização dos dados do cartão bancário ou apagá-los. tal não foi possível pois os dados de pagamento nem sequer estão visíveis na plataforma (o que me parece no mínimo pouco claro pois eu até poderia querer mudar o cartão bancário de pagamento).
Com tudo isto concluo que a honestidade do serviço e das pessoas que o gerem é no mínimo duvidosa e a intenção é a de enganar o cliente e tirar disso o maior proveito possível.
Pretendo ser ressarcido e aconselho todos os profissionais a não aderirem a este serviço!
Mais deixo nota que se não obtiver resposta satisfatória até ao final da semana, eliminação dos dados pessoais e de cartão bancário e devolução dos valores indevidamente cobrados, esta queixa seguirá para as instituições legais apropriadas.

Data de ocorrência: 6 de junho 2018
Habitissimo
20 de junho 2018
Exmo(a). Senhor(a) Vera Durão e João Duarte,

Na sequência da presente reclamação e após diversos contactos estabelecidos com o profissional responsável pelo perfil habitissimo, cumpre-me previamente esclarecer que no habitissimo contamos com distintas garantias, as quais apenas podem ser acionadas desde que o cliente cumpra com determinados requisitos, nomeadamente a ativação do Selo de Empresa Verificada, que no caso em apreço não se verifica. Esta informação foi devidamente explicada no e-mail de resposta datado de 14 de Maio de 2018. Mais informo que, através do nosso portal em Ajuda e Perguntas Frequentes (https://soporte.habitissimo.com/hc/pt) todos os profissionais têm acesso ao funcionamento/condições dos nossos serviços. As situações reportadas estão abrangidas pela nossa garantia o habitissimo funciona, desde e quando, se verifiquem os requisitos estabelecidos.

Acresce que, no passado dia 30-05-2018 foi ativado, de forma totalmente voluntária, o Serviço Prioritário com Desconto que implica a compra de contactos com 20% de desconto. Para a receção de pedidos no âmbito deste serviço, o profissional configurou as categorias de trabalho, zona geográfica e o montante máximo de investimento a efetuar através do mesmo. Antes do preenchimento do formulário existente com vista à ativação do Serviço Prioritário com Desconto o profissional, obrigatoriamente, tem de aceder à página onde explicamos detalhadamente como funciona o serviço, cfr. imagem que juntamos para os devidos efeitos.

O cliente solicitou a desativação deste serviço no passado dia 03/06/2018 (domingo) e o mesmo foi desativado no dia 04/06/2018 às 11h20 (segunda-feira), tendo sido efetuado um crédito de €50 na conta habitissimo para compensar a compra de contactos no período entre o pedido de desativação e a desativação efetiva do mesmo (a nossa equipa de suporte ao cliente não trabalha ao domingo). Após esta data, nenhum outro débito foi efetuado ao cliente, tendo neste momento um crédito positivo na sequência do crédito oferecido pelo respetivo gestor de conta. Esta situação já foi devidamente explicada ao profissional mediante envio do respetivo extrato de conta e faturas emitidas, os quais podem ser verificados através do perfil habitissimo do profissional.

Mais informo que o habitissimo é o portal web de referência para o sector da construção, obras e reformas especializado em proporcionar aos profissionais/empresas um fluxo constante de potenciais clientes. Com  9 (nove) anos de experiência e presença em 9 (nove) países distintos, somos amplamente reconhecidos como líderes de excelência.

O habitissimo na persecução da sua atividade sempre se pautou pelo cumprimento dos mais elementares valores e regras que devem existir em qualquer relação comercial, tais como: transparência, veracidade de todas as informações facultadas, clareza e lealdade para com os seus clientes e jamais, em tempo algum, utilizou-se de subterfúgios ou esquemas fraudulentos para angariar clientes, nem tão pouco, adotou qualquer conduta passível de configurar a prática de um qualquer crime, independentemente da sua natureza.

Infelizmente existiram uma série de mal entendidos entre as partes envolvidas, não obstante tanto o cliente como o habitissimo estão em conversações para chegar a uma plataforma de entendimento. Da nossa parte lamentamos o sucedido e agradecemos a correção, amabilidade e simpatia do profissional João Duarte na resolução da presente situação.

A equipa Habitissimo