Habitissimo, SL

Habitissimo - Mau serviço prestado por profissional

Ana Rita Santos
Ana Santos apresentou a reclamação
20 de julho 2022
Entrei na plataforma Habitissimo para pedir orçamentos para remodelação de uma casa com 40mts2. Fui contactada pelo sr. *, o qual estava identificado como eletricista profissional certificado, verificado pelo Habitissimo. Foi-nos dado um orçamento de 10.500€ para a instalação completa de toda a parte elétrica, gás, água e esgotos e levantamento de algumas paredes (sem acabamentos), mas que a casa ficaria com toda esta parte funcional. Acordamos com este indivíduo que a execução iria de dia 11/04 a 01/05/ 2022. Pagámos os 50% da obra e subcontratou pedreiros e canalizadores que iniciaram a obra. Passados disse que precisava de mais 25% do valor. Depois os pedreiros começaram a deixar de vir e o sr. * disse que precisava da totalidade do dinheiro para lhes pagar. Fizeram mais umas poucas coisas e não voltaram mais. O indivíduo comprometeu-se que terminaria a sua parte, mas foi sempre arrastando e inventando desculpas...no início de julho disse que não viria mais, que não tinha mais dinheiro para continuar a obra e que não iria terminar mas que nos daria 250€.
Pedimos a um eletricista que viesse ver a obra esta semana e ficou impressionado com o péssimo trabalho que foi feito e deixado a meio pelo sr. * e aconselhou-nos inclusive a colocar este senhor em tribunal por burla e mau serviço prestado. Este eletricista terá que desmanchar grande parte do serviço mal feito e voltar a fazer de novo.
Temos todas os comprovativos de transferências feitas para este senhor, as mensagens enviadas e fotografias do trabalho que está feito (desde cabos desadequados, fios chumbados na parede, caixas tortas, caixas colocadas ao contrário, etc.).
Pergunto se a plataforma Habitissimo tem algum tipo de fiscalização e quais as consequências a indivíduos que se fazem passar por profissionais qualificados sem o serem.

Agradeço a atenção!
Data de ocorrência: 19 de julho 2022
Habitissimo
26 de julho 2022
Lamentamos que a relação com o profissional não esteja sendo adequada por parte dele e esperamos que o incidente seja resolvido em breve.

Enquanto à sua reclamação, informamos que no habitissimo publicamos pedidos para que os profissionais possam contactar e fornecer um orçamento. Somos um directório, como as Páginas Amarelas, onde os serviços relacionados ao sector de reforma e para o lar são divulgados.

No entanto, não interferimos nos acordos ou condições a que ambas as partes chegam, nem mediamos entre elas, por isso não podemos gerir a relação comercial que tiveram em caso de não conformidade ou discrepância com a qualidade do materiais adquiridos pelo profissional ou no caso de execução defeituosa ou não conforme das obras contratadas.

Nos Termos de uso que nossos usuários aceitam ao se cadastrar ou solicitar um orçamento, fica estabelecido que o âmbito do nosso serviço é exclusivamente colocar os clientes em contacto com profissionais.

Portanto, não poderíamos gerir o caso além de qualquer acção interna do habitissimo, como cadastrar as informações e bloquear o acesso ao serviço, coisa que já fizemos, além de fornecer os dados do perfil. Em casos como o seu, nossa recomendação é também dirigir-se ao posto de atendimento ao consumidor mais próximo para que possam prestar uma assessoria mais completa em caso de reclamação.

Por outro lado, informamos que este profissional nos forneceu uma cópia do seu Cartão de Cidadão, pois para evitar situações de usurpação de identidade e fraude, verificamos a identidade dos profissionais e empresas que aparecem no Habitissimo. As empresas que têm o logótipo "Profissional Verificado" são profissionais cuja identidade foi verificada com sucesso pelo Habitissimo". Mais informações aqui: https://empresas.habitissimo.pt/certificados

Da mesma forma, no documento de Início de Actividade fornecido, verificamos que se encontra registado na actividade de INSTALAÇÃO ELÉCTRICA.

Além disso, deve-se notar que, até o momento, não recebemos nenhuma opinião desfavorável sobre o trabalho realizado por essa pessoa, mas, pelo contrário, apenas opiniões positivas de usuários que o contrataram por meio de nossa plataforma.

Após recebermos essa primeira reclamação, procedemos ao bloqueio do acesso do profissional ao nosso directório, enquanto tentávamos contactá-lo para saber em primeira mão o que havia acontecido. Também confirmamos que tornamos pública sua experiência ruim no perfil dessa pessoa e esperamos que ele honre o acordo que fez para reembolsar parte do trabalho.

Ficaríamos gratos se você pudesse nos dizer se finalmente cumpre o acordo, para proceder ao desbloqueio ou, pelo contrário, removê-lo permanentemente de nossa plataforma.

Por favor, não hesite em contactar-nos para quaisquer outras questões ou comentários.
Ana Santos
30 de julho 2022
Fui contactada pela Habitissimo e explicaram-me a forma como procedem à verificação das empresas/ profissionais que se inscrevem na plataforma. Apenas verificam que o "profissional" tem actividade aberta naquela área, o que não nos diz absolutamente nada acerca da formação profissional da pessoa. Pude partilhar com a senhora que me contactou que, por ter um terreno rural já tive atividade aberta como agricultora e não percebo patavina de agricultura. Neste caso, a minha sugestão foi que esta plataforma procure uma forma mais fidedigna de garantir que um profissional está habilitado para excercer a atividade a que se propõe.

Na nossa situação não se trata de ter uma opinião positiva ou negativa, trata-se de termos dados e provas evidentes de um trabalho mal executado, sem ponta por onde se pegue, que terá que ser desmanchado, quase na totalidade para se poder fazer bem feito.

Vamos efetivamente solicitar que este indivíduo nos restitua uma parte do valor, que cubra, pelo menos, o trabalho de eletricidade que teremos de voltar a fazer e concluir, para não falaŕ de toda a gestão de obra, para a qual também foi pago e que não foi feita.

Até ao momento ainda não fomos contactados por este com a intenção de cobrir estas despesas.
Habitissimo
5 de agosto 2022
Olá,

O habitissimo é um directório onde os profissionais se anunciam para conseguir clientes. Como plataforma digital, podemos solicitar documentação dos usuários e monitorar seu trabalho por meio de avaliações de particulares em seu perfil. Nossas ferramentas para filtrar profissionais são selos e opiniões, conforme está indicado em nosso site:

Para prevenir situações de usurpação de identidades e fraude, verificamos a existência e a identidade dos profissionais e empresas que nos enviam os documentos necessários para esse efeito. Os negócios que têm o selo "Empresa ou Profissional Verificado" foram verificados pelo Habitissimo. Este selo serve atestar que os dados de contacto (e-mail e telefone) dos profissionais/empresas estão corretos. No caso dos profissionais independentes atesta que têm a atividade aberta junto das finanças como trabalhadores independentes e que cumprem com as suas obrigações declarativas e contributivas. Em relação às Empresas o Selo de Empresa Verificada atesta que estão legalmente constituídas.

As avaliações sobre Profissionais e Empresas são fundamentais para o funcionamento do habitissimo já que permitem destacar os bons profissionais e as empresas sérias. É imprescindível, sempre que possível, certificar-se que o profissional a contratar já realizou anteriormente trabalhos similares ao seu projeto e com a qualidade pretendida. Assim, deve pedir referências antes de contratar um qualquer profissional. No Habitissimo os melhores profissionais e empresas têm ex-clientes satisfeitos que deixaram a sua avaliação. Desconfie entretanto das avaliações que não parecem ser feitas por particulares e onde tudo é perfeito. Ainda que o nosso Departamento de Qualidade reveja todas as avaliações que são publicadas no Habitissimo, pode acontecer que alguma delas passe despercebida. Um bom profissional ou empresa não terá muitos problemas em conseguir várias avaliações positivas.

Tendo recebido a sua avaliação negativa deste profissional, procedemos ao bloqueio do registo para que não possa contactar com mais particulares que solicitem um orçamento através da nossa plataforma e mantemos a sua opinião visível para que outros usuários possam tomar conhecimento da mesma.

Mais uma vez lamentamos que o profissional não tenha estado à altura da tarefa, e esperamos que cumpra com as obrigações adquiridas no contrato.