56.1
HealthCare Assistance56.1
HealthCare Assistance, SA.

HealthCare Assistance - Cancelamento de contrato por ter sido enganado

paulo jorge gingao pinto
paulo pinto apresentou a reclamação
30 de março 2021
ASSUNTO: RECLAMAÇÃO - Anulação de plano N-203471
Anulação/Denúncia e pedido da gravação telefónica

Paulo Jorge Gingão Pinto, titular do Cartão do Cidadão nº 11149696 e do NIF 199260060, vem por este meio proceder à denúncia e indicação de anulação de contrato de Plano de Saúde indicado em assunto, pelos seguintes motivos:
- Na sequência de contato telefónico com a V/ empresa, para contratualização do que me foi indicado como sendo um Seguro de Saúde, e de modo a poder beneficiar de um desconto no parto da minha companheira, o qual iria lugar no Hospital Particular do Algarve, sito em Gambelas – Faro, foi-me indicado, verbalmente, que o referido Hospital tinha acordo com a vossa empresa e que o mínimo de desconto nas despesas com o parto seria de 50%.
- Acreditando na palavra de quem me atendeu e informou, pedi verbalmente a adesão ao que pensava ser um Seguro de Saúde, com as valências e regalias prometidas por telefone.
- Qual não é o nosso espanto, quando ao ser apresentado, no ato de pagamento de uma consulta de rotina no referido Hospital, nos é informado que o cartão apresentado não passava de um cartão de descontos, e não cobria as despesas com o parto.
- Razão pela qual este cartão não foi nunca utilizado, nem qualquer dos vossos serviços.
- Contudo, os vossos serviços têm continuamente debitado a minha conta de Depósitos à Ordem, sem a minha autorização, já que NUNCA dei autorização de débito direto na minha conta, pois nunca assinei qualquer documento que permitisse a intromissão da vossa empresa na minha conta.
- Esta situação deverá, certamente, acarretar consequências, tanto para a HealthCare, S.A., que apresentou a autorização de pagamento sem o meu consentimento, como para a entidade bancária que, sem a minha assinatura e sem legitimidade, autorizou que a minha conta fosse debitada.
- No dia 13 de fevereiro do presente ano, remeti um mail para aderentes@healthcare.com.pt , com uma reclamação relativamente ao assunto que já indiquei, tendo recebido, como resposta, que, “segundo informações Contratuais do referido Plano Saúde Global, com o Nº 203471, com data de início de 12 de Junho de 2019, para que o mesmo não seja renovado é necessário o envio de Carta de Rescisão Registada com antecedência em relação à data do término do Contrato.” (sic)
- Apesar de já ter manifestado por mail na referida data de 13 de fevereiro de 2020, e para o vosso endereço eletrónico, a minha total indignação quanto à informação que me foi prestada telefonicamente, que era contrária à realidade com a qual tanto eu como a minha companheira nos confrontámos, bem como a minha intenção de reclamar e anular qualquer serviço com a vossa empresa, após nos termos inteirado de que o produto que nos foi vendido não correspondia ao que foi solicitado e negociado, a verdade é que continuamos, contra nossa vontade, a ser indicados como clientes da vossa empresa.
- Não é essa a nossa vontade, pelo que, por não ter havido qualquer confirmação da minha parte por escrito de qualquer adesão e muito menos da renovação de qualquer contrato, invoco o Decreto-Lei nº 24/2014, de 14 Fevereiro, Artigo 5º, nº 7 (que transpõe a Diretiva nº 2011/83/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro de 2011, relativo aos direitos dos consumidores), especialmente o art.5º/nº7 no qual é referido que “Quando o contrato for celebrado por telefone, o consumidor só fica vinculado depois de assinar a oferta ou enviar o seu consentimento escrito ao fornecedor de bens ou prestador de serviços“.
Por não ter assinado nenhum termo onde conste uma fidelização da minha parte com a Health Care Assistance, S.A., solicito que procedam à anulação de eventual contrato, com efeitos imediatos.
- E para demonstração e prova de que a realidade deste “contrato”, não corresponde, de todo, ao que foi transmitido telefonicamente, muito especialmente no que se refere às coberturas e percentagens de desconto que poderíamos beneficiar no parto da minha companheira Andreia Batista, que teve lugar no Hospital Particular do Algarve – Faro – Gambelas, e por ter direito a fazê-lo, solicito o envio do registo telefónico – gravação – cujo conteúdo será bastante esclarecedor quanto a este assunto.
Sem mais de momento, aguardo a V/ resposta.

Com os melhores cumprimentos
Data de ocorrência: 30 de março 2021
30 de março 2021
Caro Aderente
Exmo. Sr. Paulo Jorge Gingão Pinto,

Acusamos a recepção da sua comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção e que será analisada pelo Departamento competente da HealthCare Assistance.

Atendendo ao princípio da confidencialidade da informação dos nossos aderentes, solicitamos que para eventuais esclarecimentos adicionais que entenda necessários nos contacte através dos seguintes canais:

Linha de Apoio ao Aderente
Tel: 211 450 615