HENDO - Comércio de Automóveis, S.A
  • A sua opção BMW Service.

Redescubra connosco o prazer de condução, sem esquecer o nível de rigor e cuidado que caracterizam a Hendo.
    Permanecemos ao seu lado em cada trajeto, tanto no presente como no futuro.

Estamos presentes em Guimarães e Paredes com serviços de oficina e secção de peças

• Rua das Acácias, 407
    Zona Industrial da Poupa, Fontiços
    4780-385 Santo Tirso
  • geral@hendo.pt

HENDO BMW - Reclamação sobre a troca de bateria desnecessária e o valor dessa bateria

Josué Loureiro
Josué Loureiro apresentou a reclamação
24 de maio 2019

Boa tarde, venho por este meio efetuar uma reclamação contra a empresa HENDO paredes, pelo seguinte:
No dia 10 de maio de 2019, pelas 17:00 H, a minha viatura, BMW 116D E/D (F20), avariou. Apresentava algumas mensagens de erro e não arrancava, pressionava o botão START/STOP e a viatura não ligava.
Contactei com a HENDO Paredes e falei com um mecânico que me deu algumas instruções e nenhuma delas teve sucesso e solicitou que o carro fosse encaminhado para a oficina da HENDO Paredes.
Chamei o reboque e encaminhei a viatura para a HENDO PAREDES. Já no local, pelas 18:00 H, solicitei à rececionista se podiam intervir na viatura naquele momento, tendo esta referido que a oficina já tinha fechado. Pedi-lhe se podiam intervir na viatura no dia seguinte (sábado) dado que estaria a trabalhar todo o fim-de-semana e iria precisar da viatura, e esta refere que não porque estavam com a agenda cheia, e que na segunda-feira, também, não deveria ser possível porque poderia não ser somente a bateria, poderia ser também o alternador.
Já no sábado e depois de falar com a minha esposa (ela leva-me ao emprego) e peço-lhe para verificar noutra oficina se eles teriam disponibilidade para intervir na viatura no sábado.
A minha esposa consegue, que noutra oficina intervenham na viatura. Sendo assim desloca-se à HENDO Paredes e pede para lhe entregarem a viatura, pois iria levar o carro para outra oficina.
Na HENDO Paredes após longos diálogos com o renitente rececionista (Sr. JOAQUIM SANTOS), inclusive, apresenta-lhe um orçamento para a troca de bateria e sempre alertando para o facto de poder ser o alternador, este pede ao mecânico para verificar se o carro pega com os cabos, o que acabou por acontecer.
Entretanto, de repetente o mecânico leva o carro para o interior das instalações (o carro estava parqueado no exterior) e refere que o iria colocar na máquina para verificar se era a bateria. A minha esposa disse-lhe que não pagaria qualquer diagnóstico e que somente queria o carro para o levar para outra oficina.
Momentos depois o mecânico retorna e refere que em princípio é a bateria e temos ali algumas baterias em stock. Foi falar com o rececionista e este, então, diz à minha esposa que a bateria tinha um custo de 461€ como apresentado no orçamento abordado em cima.
A minha esposa diz-me que eles disseram que devia ser a bateria e que teriam uma para mudar mas o preço seria de 461€, incluindo mão-de-obra, peças e IVA, entre outras rúbricas.
Disse à minha esposa que o preço da bateria para a nossa viatura BMW série 1 116D E/D (F20) estava fixado em 299€ no site da BMW, na rúbrica VALUE & CARE, em que o preço inclui peças originais BMW, mão-de-obra e IVA à taxa em vigor.
A minha esposa confrontou-os (ao rececionista e mecânico) com essa situação e eles nem tinham noção que existia. O rececionista foi então averiguar o site e verificou que de facto o preço seria os 299€. Entretanto contactou com a sua chefia sobre o assunto e refere à minha esposa que havia um erro no site e que a bateria que lá colocaram é uma de 80 Ah e o seu carro leva uma de 90 Ah. E impingiram uma bateria de 90 Ah por 329,12€ à minha esposa.
Entretanto disponibilizaram a viatura no sábado e fomos busca-la ao fim da tarde.
No dia seguinte (Domingo) fui trabalhar com ela e após o emprego, já ao fim da tarde, fui até Valongo e no retorno a viatura colapsou em Campo – Valongo, apresentando os mesmos erros que apresentara na sexta-feira. Chamei o reboque e coloquei novamente a viatura na HENDO Paredes.
No dia seguinte, segunda-feira, fui trabalhar e sensivelmente às 12:15 H contactei com a HENDO Paredes, para saber o que se passava com a viatura. Atendeu-me o rececionista e expus a situação tendo este referido que avisara a minha esposa que poderia ser o alternador. Disse-lhe que como é que era o alternador se o mecânico colocou o carro na máquina e somente identificou que o problema era a bateria.
Referi-lhe também que o preço da bateria deveria ser o que está fixado na página da BMW, para o meu carro que é o F20, i.e., 299€ e vocês cobraram-lhe 329,12€. O rececionista menciona que há um erro na bateria que está no site que de facto a minha viatura usa uma bateria de 90 Ah e não uma de 80 Ah como refere no site. Disse-lhe que se existe um erro no site os custos do erro não devem ser imputados ao cliente, devem ser suportados pela Hendo.
Solicitei, então, a retirada da viatura para a colocar noutra oficina. Não sem antes me propor colocar a viatura outra vez na máquina para efetuar o diagnóstico e que, retiraria ao preço do diagnóstico o valor de 30€ pagos a mais pela bateria. Disse-lhe que não, e que necessitava que me libertasse a viatura.
Coloquei a viatura noutra oficina. Entrou na oficina às 16:00 H e às 17:30 H fui contactado pela oficina para ir levantar a viatura que já estava resolvido o problema, era um relé de contacto que estava avariado.
Pago uma bateria nova na HENDO Paredes quando o problema não era a bateria!
E pagaria um alternador quando não precisaria dele. Iriam trocar as peças até encontrar o problema!
Mas que incompetência!

O que reclamo?
Reclamo o ressarcimento do valor da diferença entre o que a minha esposa pagou 329,12€ e o valor fixado no site da BMW com o valor 299€.
Ou seja 30,12€ por parte da HENDO Paredes.
Mas o justo seria o pagamento da bateria em virtude de não ser esse o problema!

Atenciosamente,

Josué de Araújo Loureiro

Data de ocorrência: 24 de maio 2019
HENDO BMW
6 de agosto 2019

Resposta devidamente enviada ao cliente, esclarecendo todo o equivoco que efetivou.

Atentamente,
Hendo
HENDO BMW
29 de agosto 2019
Exmo.(a) Sr.(a),

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Lamentamos desde já todo o tempo decorrido, no entanto, informamos que estamos a utilizar o canal de comunicação - Portal da Queixa, desde o dia 12-08-2019.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente