HENDO - Comércio de Automóveis, S.A
  • A sua opção BMW Service.

Redescubra connosco o prazer de condução, sem esquecer o nível de rigor e cuidado que caracterizam a Hendo.
    Permanecemos ao seu lado em cada trajeto, tanto no presente como no futuro.

Estamos presentes em Guimarães e Paredes com serviços de oficina e secção de peças

• Rua das Acácias, 407
    Zona Industrial da Poupa, Fontiços
    4780-385 Santo Tirso
  • geral@hendo.pt

HENDO BMW - Reparação deficiente / Atendimento displicente

Filipe
Filipe apresentou a reclamação
21 de abril 2018

Venho por este meio apresentar uma reclamação relativa à reparação da viatura BMW X3, que tem todas as revisões efetuadas no vosso concessionário e que a seguir passo a explicar.
A referida viatura foi alvo de uma importante reparação na vossa concessão no dia 12 de abril de 2016, no momento em que deveria fazer a revisão. Na altura, tinha a luz avisadora do filtro de partículas acesa e desaconselharam-me vivamente a circular com a viatura. Assim sendo, deixei a viatura na vossa oficina para que fosse realizado o diagnóstico ( testaram a viatura em auto estrada e queimaram o colector de admissão, que ficou parcialmente derretido, para além de outros danos que o motor sofreu e aos quais sou alheio), e fiquei surpreso com a envergadura da reparação e do valor a pagar ( apesar de ter comparticipação ), uma vez que pensei que iria fazer uma simples revisão, mas atendendo ao que me foi dito ( tranquilizaram-me dizendo que com esta reparação o motor ficava bom e sobre esta intervenção teria a garantia de 2 anos, não sendo necessário comprar um motor novo), acedi.
Por motivos pessoais, viajei para fora do país onde permaneci vários meses. Precisamente nesta estadia, constatei que a luz avisadora do filtro de partículas tinha voltado a acender e que o nível de óleo estava um pouco baixo e passei a verificá-lo com maior frequência. Resultado, o nível do óleo encontrava-se quase no mínimo. Como tal, tive de repor o nível do óleo e passei a fazê-lo com uma regularidade que nunca tinha feito antes: no total, 9 litros de óleo adicionais durante os 30 000 km após a reparação. Antes da reparação, só por uma vez tinha sido colocado óleo na viatura, como se poderá verificar no histórico, um pouco antes da revisão dos 150 000 km.
Factos: Antes da reparação, a viatura só por uma vez precisou de levar óleo para chegar à revisão seguinte; Após a reparação, esta precisou constantemente que lhe fosse adicionado óleo para a reposição normal do nível do óleo.
Quando regressei, em novembro, dirigi-me à Hendo, tanto mais que a viatura estava a chegar a novo momento de revisão e reportei a situação. O jovem que me atendeu disse-me para deixar a viatura que iriam ver o que se passava e que ao final do dia poderia vir recuperá-la. Sucedeu que ao final do dia ( o tal jovem já não se encontrava lá e fui atendido pelo Sr D. ) não me devolveram o veículo porque tinha uma parte do motor desmontado e estavam a aguardar pela chegada de uma máquina para testar o motor. Ora, como preciso do veículo para me deslocar profissionalmente, providenciaram-me uma viatura de aluguer, causando-me uma série de constrangimentos.
Quando voltei para recuperar o veículo, mais uma vez foram inconclusivos e disseram-me que precisariam ainda de mais tempo para encontrarem a causa desta anomalia. Assim sendo, e por uma questão de disponibilidade pessoal, uma vez que preciso do meu veículo e não me propuseram outra solução, disse então para marcarmos para as férias do Natal, tendo ficado para o dia 28 de dezembro.
Mais uma vez, deixei a viatura na referida data, ficando privado dela por uns dias, e quando me dirigi à receção, o Sr- D., que se fez acompanhar do mecânico ( presumo o mecânico chefe) , disse-me que não encontraram nenhuma fuga de óleo ( isso já eu sabia e já o tinha reportado) e que o problema seria ao nível dos segmentos do motor.
Prontamente retorqui que a responsabilidade desta anomalia era da Hendo e que competia à mesma resolver o problema, uma vez que o motor foi alvo de uma profunda intervenção e ficou pior do que o que estava ( os segmentos estavam melhor antes da reparação!). Disse-me para aguardar uns dias, pois nunca antes tal situação tinha sucedido, que iria contatar o responsável da Hendo e a própria casa mãe, para me proporem uma solução para o problema. Entretanto, voltaram a repor o nível do óleo e fiquei à espera …
Até ao passado dia 07 de fevereiro, altura em que me dirigi novamente à Hendo, pois o nível do óleo estava novamente baixo ( fizeram a reposição para o nível médio da vareta ) e aproveitei a ocasião para saber se tinham uma resposta para me dar, uma vez que fiquei à espera de ser contatado e nada.
O jovem que me atendeu ( o mesmo do primeiro contato que já não se lembrava da ocorrência), perante a situação que descrevi, limitou-se a contra-argumentar dizendo que é perfeitamente normal este consumo de óleo, mas perante a minha descrição dos factos, acabou por marcar para a próxima quarta-feira, dia 14 de fevereiro, uma nova ida da viatura à oficina, para uma vez mais verificarem qual é o problema deste consumo excessivo de óleo, o que seria a terceira vez. Ora, se o problema está diagnosticado, não há necessidade de mais uma vez deixar a viatura para recuperá-la ao final do dia, enfim…
Liguei para o responsável o Responsável do Pós-Venda e Equipamentos e Manutenção, que ao telefone mostrou-se recetivo em resolver esta situação e que me contactaria logo que tivesse uma resposta para me dar. E assim sucedeu, mas o tom era já outro, dizendo-me que o consumo de óleo da viatura era normal e, perante a minha insatisfação, ainda me disse que pouco adiantaria apresentar uma reclamação. Sinceramente, não dá para entender, numa primeira instância dizem-me que vão participar o caso à Hendo e à casa Mãe para me proporem uma solução. A seguir, dizem-me que está tudo bem com o veículo, mesmo quando este continua com a luz avisadora do filtro de partículas acesa.
Entretanto, não realizei a revisão atempadamente e passo o tempo a verificar o nível do óleo e a efetuar reposições.
Estou profundamente despontado com o vosso serviço, sou cliente fiel da Hendo desde que adquiri este esta viatura e penso que não merecia esta desconsideração.
Agradeço uma resposta solícita e competente da vossa parte face ao exposto.
Cordialmente,

Data de ocorrência: 21 de abril 2018
HENDO BMW
10 de setembro 2018

Situação devidamente respondida por esta empresa ao cliente no passado mês de Maio, cfr em anexo.

Obrigada,
Hendo,
Esta resposta tem um anexo privado
HENDO BMW
29 de agosto 2019
Exmo.(a) Sr.(a),

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Lamentamos desde já todo o tempo decorrido, no entanto, informamos que estamos a utilizar o canal de comunicação - Portal da Queixa, desde o dia 12-08-2019.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente
Filipe
Filipe avaliou a marca
31 de dezembro 2020

Cria fama e deita-te na cama.