Mediação Imobiliária - Agentes
2 NORFIN 57.4
3 Vertis 46.1
HermipredialN/A
Hermipredial - Mediação Imobiliária, Lda

Hermipredial - Recusa em cancelar contrato de 24 meses de mediação imobiliária.

João Eduardo dos Santos Dias
João Dias apresentou a reclamação
1 de dezembro 2017

Faço constar o seguinte:
a) No momento da assinatura do contrato de mediação imobiliária de um terreno, e tendo colocado reservas face à duração do mesmo, afirmaram que necessitavam deste prazo alargado para bom desenvolvimento do negócio e asseguraram-me verbalmente que não colocariam entraves a uma desistência minha antes do prazo estipulado após renovação;
b) No término do primeiro ano de mediação imobiliária, estranhando a inexistência de contactos, verifiquei que a publicitação feita do terreno não apresentava a informação completa, principalmente o valor solicitado. Só após eu reportar o problema é que corrigiram o erro;
c) Desde essa data, e terminando dois anos de mediação imobiliária, apenas recebemos uma proposta. Começou nos 15000€, 32% abaixo do valor acordado, mas estabilizou nos 17000€, ainda assim completamente inviável por se encontrar 23% abaixo do valor acordado;
d) Descontentes com o rumo que estavam a conferir à representação do negócio, desloquei-me às vossas instalações juntamente com os familiares que represento onde, face ao nosso descontentamento, o Sr. Fábio Andrade garantiu-no, mais uma vez verbalmente, que, mesmo que o prazo de renovação já tivesse sido ultrapassado, facilitariam a revogação do contrato caso essa fosse a nossa vontade;
e) A existência de apenas uma proposta e a explicação apresentada para tal facto não se coaduna com o contexto onde se insere o terreno: vários outros terrenos à venda na mesma região foram vendidos, incluindo o artigo 1659, também referenciado no presente contrato;
f) Desta forma, afirmámos o nosso interesse em cancelar o contrato celebrado. Perante o nosso pedido, recebemos resposta do Sr. Joaquim Andrade a solicitar o pagamento da remuneração.
g) Solicitámos denúncia à renovação automática prevista para ocorrer a 20 de junho de 2019; Na nossa pesquisa, verificámos que, ao contrario do que nos asseguraram no início, não é usual no mercado estabelecer prazos tão alargados de mediação mobiliária. A média anda nos 6 meses, longe dos 24 que nos ofereceram. Destaco que aceitámos mediante a vossa garantia que facilitariam a resolução do contrato quando fosse nossa inteção.
h) A empresa recusa revogar o respetivo contrato, mesmo sendo essa a opção do cliente e não conferindo nenhum prejuízo para a empresa;

Estamos a ser representados pela hermipredial há quase 30 meses, tendo seguido a sua orientação de boa fé durante o tempo mais que normal para um contato de mediação imobiliária. É clara a nossa vontade perante a demora na conclusão do negócio e o pedido efetuado não acarreta para a empresa nenhum prejuízo, mas a empresa recusa-se admitir a sua ineficácia e obriga o cliente a permanecer nesse serviço. Assim, apenas nos resta reclamar publicamente.

Data de ocorrência: 1 de dezembro 2017