Soluções de Pagamento Electrónico

Hipay - Devolução de valor

Emilia Zita Mendonça Teixeira
Emilia Teixeira apresentou a reclamação
3 de maio 2022
Na data e hora indicados fui contactada telefonicamente por um indivíduo que se identificou como funcionário da EDP Comercial, informando que eu tinha a receber determinado valor a título de acertos e que se pretendesse que o valor fosse imediatamente creditado na conta minha tinha que efetuar o seguinte procedimento:

Fornecer lhe o número da minha conta bancária pessoal e da conta da empresa e, ainda, os números do cartões multibanco; ao que eu acedi; logo de seguida o indivíduo informou eu que iria receber um SMS com um código que teria de lhe fornecer para concretizar a transação; eu forneci lhe esse código; pouco tempo depois a aguardar em linha a chamada foi desligada.

Posteriormente verifiquei que não havia sido creditado qualquer valor nas contas; e verifiquei que foram efetuados dois levantamentos em ATM 5814 (€ 200,00 e € 170,00) da minha conta pessoal e que tinha sido feito um pagamento de serviços no valor € 2.878,50 da conta da empresa (cujo número da conta e número do cartão de crédito eu tinha fornecido).

O meu Banco já enviou comunicações juntamente com os documentos devidos à HPME para iniciar o procedimento de reembolso, porém até à presente data ainda não me foi devolvido o montante de 2.878,50.

PRETENDO A DEVOLUÇÃO DO VALOR DE € 2.878,50.
Data de ocorrência: 3 de maio 2022
17 de maio 2022
Continuo a aguardar uma resposta, não obtenho qualquer resposta do vossos departamento juridico ao qual já enviei 3 emails.
Hipay
19 de maio 2022
Cara senhora,

Para podermos avaliar a situação que descreve, agradecemos que nos envie o comprovativo do pagamento que fez.

Nos dias que correm não se dão dados nenhuns a estranhos que nos contactem por telefone, sms ou email, pois estamos a dar, de FORMA VOLUNTÁRIA, acesso total ao que é privado e a possibilidade de lhe mexerem na conta bancária.

A Equipa da HiPay Portugal
19 de maio 2022
Ex.mos Srs, muito obrigada pela vossa elaborada resposta. Espero que nenhum dos senhores caia algum dia num esquema de burla para ter o prazer de ler uma resposta como a que acabaram de escrever.
Da mesma forma que não se devem dar dados nenhuns a estranhos, também não se deve ficar com valores que NÃO SÃO NOSSOS como é o caso da vossa empresa.
A vossa empresa, e muito bem, detetou uma possível fraude, reteve o pagamento e aguardou ações da minha parte. Até aqui tudo muito bem.
Depois de eu ter apresentado queixa junta das autoridades, apresentado queixa no meu Banco e de este ter entrado em contacto convosco e terem chegado à conclusão que o dinheiro estava na vossa posse e ter solicitado junto de vós essa mesma devolução, deveriam, após o envio da nossa parte dos documentos probatórios, como foi solicitado por vós, ter feito a devolução do dinheiro e não, ao fim de quase 2 anos ainda ter de andar a escrever reclamações, enviar-vos emails e não obter resposta.
Mais uma vez envio-vos os documentos, o documento que solicitam está na pagina 2.

2 de junho 2022
Bom dia, depois da minha resposta e do envio dos documentos solicitados continuo a aguardar a devolução do valor que se encontra na vossa posse.

17 de junho 2022
Bom dia, contínuo a aguardar a devolução do valor que se encontra em vossa posse.

com os meus cumprimentos,

1 de julho 2022
Bom dia, como já estava à espera não dão resposta, apropriaram-se do dinheiro e não o devolvem nem dão resposta às solicitações.

15 de julho 2022
Continuo a não obter resposta, envio emails para o suposto departamento juridico e não obtenho qualquer resposta. Quase parece uma empresa fantasma que vive num limbo legal.
29 de julho 2022
A empresa continua dona e senhora do meu dinheiro, fez promessas que não cumpriu, continua a não devolver o meu dinheiro.
29 de agosto 2022
Continuo a aguardar uma resolução por parte da empresa que se apropriou indevidamente do valor pelo qual fui burlada. A empresa forneceu informações falsas ao meu Banco, dizendo que me iria restituir o valor e até ao momento não respondem nem devolvem o valor em causa.
Emilia Zita Mendonça Teixeira
Emilia Teixeira avaliou a marca
2 de dezembro 2022

Começou por agir bem ao detetar atempadamente a situação de burla, esteve mal ao demorar tanto tempo em devolver o valor que retiveram.