Soluções de Pagamento Electrónico

Hipay - Devolução do dinheiro

Em tratamento
JULIO DUARTE apresentou a reclamação
9 de agosto 2022
Na passada 6ª feira, dia 05/08/2022, recebi uma mensagem via WhatsApp do nº 968 367 577, que começava com ”Oi mãe” o que é normal entre nós e perguntava se lhe podia fazer o favor de lhe efectuar um pagamento de serviços no valor de €550,00 p/ a Entidade 11893 (HIPAY SAS), com a referência 661500539, dados que me foram enviados pelo mesmo nº de telemóvel, pois tinha o seu telemóvel avariado e estava a usar um outro onde não tinha os dados bancários.
Como é normal fiz-lhe o pagamento e enviei p/ o acima citado nº de telemóvel uma cópia do comprovativo da operação tendo-me sido respondido ”Obrigada, ligo mais logo”.
Aproveito p/ juntar, p/ conhecimento de V. Excias., cópia do citado comprovativo.
Como a minha filha não me ligou, liguei p/ o nº de telemóvel acima e ninguém me atendeu.
No dia seguinte, sábado, voltei a ligar p/ o mesmo nº e recebi voltaram a não me atender tendo então ligado p/ o nº da minha filha (que me tinha sido dito na 1ª mensagem que estava avariado) e p/ espanto meu a minha filha disse-me que não tinha sido ela a mandar a mensagem a pedir o pagamento de serviços e que o nº de onde recebi a mensagem não era dela.
Como o nº de telemóvel donde recebi a mensagem continuava não me atender, deduzi que o pedido era uma burla, tendo enviado p/ o mesmo uma mensagem a informar que ia apresentar queixa.
Assim, venho apresentar a respectiva queixa e muito respeitosamente solicitar a V. Excias. que desenvolvam os necessários procedimentos.
Muito obrigado e cumprimentos,
Júlia Maria Brites Luz
(Contribuinte nº 208153110)
Data de ocorrência: 9 de agosto 2022
4 de setembro 2022
Cara Júlia Brites Luz,

Acusamos a recepção da sua reclamação e lamentamos só hoje lhe dar resposta, mas a equipa está reduzida ao mínimo e a capacidade de resposta a um número muito elevado de reclamações tornou-se difícil.

A senhora foi vítima de um esquema de fraude que tem afectado muita gente e que se chama Phishing . O burlão de alguma forma teve acesso ao seu telefone ou email e conseguiu convencê-la que quem a contactava era o seu filho, com o único objectivo de a levar a pagar a referência.

Terá que ir apresentar Queixa-Crime contra desconhecidos junto da PSP / GNR. Descreva a burla e peça para incluírem a Entidade, a referência que pagou, correcta e completa e peça cópia das 2 páginas da Queixa-Crime, a que tem direito como cidadã.
Depois, envie-nos em PDF legível essas 2 páginas e, noutro PDF, o comprovativo do pagamento que fez.

Com esta Queixa-Crime a Polícia Judiciária irá abrir um inquérito para investigar a fraude e, nós iremos também analisar a fraude, interna e externamente, para lhe podermos dar uma resposta.

Alertamos que as respostas estão demoradas, pela razão acima exposta. A respostas só deverá ser dada depois da 2ª quinzena de setembro.

Ficamos a aguardar pelos 2 PDFs legíveis que lhe pedimos acima.
A Equipa da HiPay Portugal Lda.T
4 de outubro 2022
Cara Júlia Brites Luz,

Até à data não recebemos qualquer resposta sua à mensagem que lhe enviámos no início de setembro.

Chegou a ir apresentar a Queixa-Crime, tal como lhe sugerimos?
Se sim, pode enviar-nos, por favor, as 2 páginas em PDF legível?

A Equipa da HiPay Portugal Lda
19 de outubro 2022
Ainda não está resolvida
2 de janeiro 2023
Cara Júlio Duarte,

Até à data, e estando quase decorridos 5 meses relativamente à data em que a fraude ocorreu, não chegou a enviar-nos a Queixa-Crime, tal como lhe pedimos no início de Setembro passado.

Relativamente à situação de burla de que foi vítima, deve ter tido oportunidade de ouvir as notícias sobre a mesma, que foram divulgadas na comunicação social quase em final de Outubro. Esta fraude foi praticada em larga escala entre Junho e Outubro do ano passado e, aconteceu, porque os burlões através de emails e de sms, que simulavam estarem a ser enviados por familiares, amigos, colegas de empresas, levaram as pessoas que os receberam a confiar e a clicarem nos links. Esse acto levou a que, de imediato, fossem capturados todos os números de telefone ou emails dos contactos das pessoas que neles clicaram.

Esse esquema de fraude, denominado de Phishing, foi também usado consigo e é muito sofisticado, funcionando através da violação de dados pessoais, que permite aos burlões o acesso a contas de email, a contas bancárias e, neste caso, por ter sido usado um suporte de comunicação que normalmente é restrito (WhatsApp), até conseguiram saber quem era quem nas famílias, as formas como as pessoas se tratam em privado, etc - no seu caso saberem da sua filha, terem conseguido comunicar consigo em nome dela, usando o mesmo tipo de linguagem, ao ponto de conseguirem convencê-la a pagar uma referência que não fora solicitada por si.

Fazemos notar que o pagamento por Multibanco é seguro, mas com uma condição: a referência tem que ser solicitada pelo próprio num website onde esteja registado, o que não foi o caso.

No que diz respeito à HiPay deixe-nos esclarecê-lo do seguinte:
a HiPay S.A.S. é uma empresa financeira devidamente regulada e autorizada a operar no mercado português pelo Banco de Portugal, que disponibiliza exclusivamente métodos de pagamento a empresas que, por sua vez, os disponibilizam nos respectivos websites, para que os seus clientes possam pagar as suas compras.
Essa é a razão por que aparece o nome da HiPay nos comprovativos de pagamento e nos extratos de conta, em vez das marcas ou das lojas online onde os pagamentos foram feitos.

Os indivíduos que fazem as fraudes não são nossos clientes.
São clientes de websites onde estão registados, na maioria dos casos, com dados falsos, sem que os proprietários dos mesmos se apercebam da actividade ilícita que praticam. Usam, para além disso, indevidamente os métodos de pagamento que disponibilizamos, facto que afecta a nossa reputação.

A HiPay processa automaticamente os pagamentos feitos nos sites dos parceiros, através da sua plataforma informática e, só tem acesso aos dados do pagamento, nunca aos dados do beneficiário / destinatário desse pagamento, no caso, o burlão, porque este não é nosso cliente. Os dados do beneficiário, a existirem, estão na posse da empresa detentora do website onde foi gerada a referência e, por lei, só esta os poderá dar às entidades competentes - Polícia Judiciária / Ministério Público - no decurso de um inquérito criminal. Daí a importância da Queixa-Crime, pois é esta que permitirá a abertura desse inquérito.

Uma das características do método de pagamento Multibanco é que o valor pago sai de imediato da conta do pagador para a conta do beneficiário. Pelo exposto, e como certamente compreenderá, o montante que lhe foi retirado através do pagamento que fez, não se encontra na nossa conta, não havendo a possibilidade de ser feito qualquer reembolso, nem pode ser imputada à HiPay a responsabilidade do acto ilícito praticado por terceiros .

Lamentamos não poder ajudá-lo a recuperar o valor que perdeu, mas colaboramos activamente com o Ministério Público e, daremos as informações que possuímos sobre o pagamento, quando para tal formos solicitados.

Deixamos-lhe aqui as seguintes recomendações:
- Seja qual for o pretexto, não pague mais nenhuma referência que lhe seja enviada por terceiros. Se insistirem, desconfie e, na dúvida, não pague.
- Se fizer compras online, faça-o só em websites onde esteja registado, onde veja os Termos e Condições de Uso, a Política de Devolução e, onde os métodos de pagamento estejam visíveis, para que possa escolher com qual quer pagar. Se for via Multibanco, recebe imediatamente no seu email a referência, sem interferência de terceiros e, sem possibilidade de fraude.
- Cuidado ainda com links que vêm em mensagens ou por email, pois basta clicar para permitir que o seu telefone ou computador sejam alvo de programas maliciosos que permitem o acesso aos seus dados pessoais.
- Cuidado com as redes sociais, que estão cheias de páginas de vendas e de anúncios falsos. Não dê como fiável aquilo que lhe é proposto por desconhecidos, pois não tem como comprovar a veracidade dessas propostas.
Proteja-se.

A Equipa da HiPay Portugal Lda
15 de fevereiro 2023
A Reclamação não está resolvida e nem sequer fui contactado pela HiPay pelo que o que eles dizem á mentira.
Júlia Luz
17 de março 2023
Bom dia Caro Júlio,

A nossa equipa de apoio ao cliente está disponível através do email portugal@hipay.com. Contudo, toda a comunicação tem sido feita via este portal, que obviamente não é o meio para resolver absolutamente nada. Ainda assim, temos mantido toda a comunicação, explicando detalhadamente qual é o serviço que a HiPay presta. Claramente, foi vitima de burla mas que só há um caminho a seguir, através da queixa nas autoridades. Como sabe, o seu caso foi um entre muitos a quem aconteceu semelhante burla. A nossa empresa só pode responder e ajudar na investigação junto das autoridades.
O seu processo não será resolvido por esta via, assim, solicitamos que encerre a reclamação no portal.
9 de agosto 2023
A Dª. Florisete continua a aguardar a devolução do dinheiro.
6 de dezembro 2023
Todo o procedimento já foi esclarecido e explicado. Não alimentaremos diálogo por esta via.
Hipay
Hipay está a aguardar resposta do utilizador

Aconteceu exactamente o mesmo, hoje, à minha mãe. Agradeço ajuda para reaver os 460€