Soluções de Pagamento Electrónico
Hipay62.8
Hi-Pay Portugal Unipessoal, Lda

Hipay - Fui burlado com uma entidade

Francinalva pereira
Francinalva pereira apresentou a reclamação
13 de janeiro 2022
Ontem fiz 2 pagamentos para a entidade 11893 referencia 515513047 de 400 euros e referência 525207278 de 200 euros entidade da hipay. Que me garantiam entrada em um grupo VIP de apostas desposrtivas . Ao qual depois de efectuar os pagamentos descobri que nada mais era do que burla. Apos o pagamento desses valores a pessoa em questao que se denominava Inêz⁷ Morales me enviou uma mensagem a falar que alem desses pagamentos teria que pagar mais 200 para ter acesso a essa pagina vip. Primeiro o registo era apenas 200 depois falou que seria mais 400 e no final disse que teria que pagar mais 200 pois essa semana estavam a cobrar mais caro para a entrada no grupo. Tal minha supresa ao pesquisar um pouco mais sobre a tal pagina e descobrir que nao passavam de burlões. Eles tem um grupo no telegran ao qual denomina-se DICAS SUPREMAS. O numero de contato é de bangladesh onde uma pessoa atende falando em uma ligua estranha e repete sempre a mesma coisa. Ou seja uma gravação. Depois ao confrontar a mesma pelo telegram me falou que nao tinha tempo para perder comigo. Pois eu ja havia pago a quantia de 600 euros. Nao fui o primeiro e sei que nao serei o ultimo a cair nesse golpe. Gostaria de saber como é possivel obter reembolso de pelo menos parte do dinheiro que paguei. Uma vez que fui enganado. So consegui carregar 1 comprovativo mais foram 2 transferência
Data de ocorrência: 12 de janeiro 2022
Hipay
17 de janeiro 2022
Cara Francinalva Pereira,

Acusamos a recepção da sua reclamação e lamentamos só hoje lhe dar resposta.
A HiPay S.A.S. é uma entidade financeira que disponibiliza métodos de pagamento apenas a empresas, bem identificadas e previamente validadas, antes de se tornarem nossas parceiras.

Estas empresas, por sua vez, disponibilizam esses métodos de pagamento nos seus websites, para que os seus clientes paguem as suas compras. A HiPay processa informaticamente essas transações e, apenas tem acesso aos dados de pagamento, NUNCA AOS DADOS DO BENEFICIÁRIO do mesmo - no caso quem a burlou.

As Entidades que gerimos, têm a ver com o método de pagamento Multibanco e equivalem a licenças atribuídas pela SIBS a empresas financeiras com autorização para o fazer, como é o caso da HiPay. A Entidade 11893 não tem nada a ver com burlas, nem é responsável pelo mau uso e abuso que PARTICULARES fazem destes, com o objectivo de lesarem terceiros.

Se foi vítima de burla através de recurso a apostas online, com toda a certeza não aderiu a um website mas, deverá ter acedido a uma página de Instagram ou de Facebook, cujo detentor que poderá ter dito que "era 100%" seguro. Tal não existe, nem no jogo legalizado.

Chamamos a atenção que o método de pagamento MULTIBANCO é seguro, com uma condição: ser o próprio a registrar-se num website fidedigno e a solicitar a referência de pagamento, que lhe é enviada automaticamente para o seu telefone ou email, sem interferência de terceiros.
Se, pelo contrário, paga uma referência enviada por desconhecidos, não sabe o que vai pagar, e a probabilidade de burla é muito elevada.

Apesar de não ter qualquer responsabilidade pela ocorrência das fraudes, a HiPay Portugal Lda dispõe de um procedimento de reembolso que, NÃO É UMA OBRIGAÇÃO LEGAL, mas sim uma decisão da exclusiva responsabilidade desta empresa. Tal tem por objectivo recuperar o seu bom nome, pelo facto de ajudarmos, sempre que possível, os lesados que a nós recorrem, a serem ressarcidos sem terem que aguardar pelo desfecho do processo crime nos tribunais.

A HiPay Portugal Lda definiu, porém, que este procedimento de reembolso só pode ser activado quando os lesados provarem que a fraude ocorreu de forma involuntária durante um processo de compra. Há assim algumas SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO, em que o mencionado procedimento de reembolso nunca pode ser activado, nem reclamado pelos lesados, por se entender que a fraude ocorreu porque estes de alguma forma para ela contribuíram ou a facilitaram.

Dessa lista de situações consta o JOGO ONLINE não licenciado e, como tal, não disponibilizamos os referidos métodos de pagamento a nenhuma empresa que tenha essa área de negócio, por ser considerada de elevado risco.

Aconselhamos que a pessoa lesada, - QUEM PAGOU A REFERÊNCIA cujo nome aparece no comprovativo de pagamento - VÁ APRESENTAR, quanto antes, QUEIXA-CRIME CONTRA DESCONHECIDOS, junto das autoridades policiais da sua área de residência: PSP ou GNR. Peça para incluírem, no texto da mesma, os dados do pagamento que provam a burla:
Entidade: 11893
Referência: completa e correcta xxx xxx xxx
Valor pago: €€€. Tal permite que seja aberto um inquérito com o objectivo de detectar o burlão e de o levar a tribunal.

Lamentamos assim informá-la que a razão da burla de que foi vítima, se enquadra na situação de exclusão acima definida, sendo que à HiPay S.A.S. não pode ser atribuída a responsabilidade pelo reembolso do valor em que foi lesada, porque essa situação resultou de um comportamento de risco que assumiu voluntariamente.

Assim, no seu caso, terá que deixar seguir os trâmites do inquérito que é aberto na sequência da apresentação da Queixa-Crime e, aguardar pelo final do processo. Quem faz estas burlas, fá-las muitas vezes, donde o número de queixas-crime é elevado o que facilita a deteção do burlão.

Como a HiPay NÃO COMPACTUA com fraudes, e COLABORA SEMPRE com as autoridades competentes, nomeadamente, com o Ministério Público, irá prestar as informações de que dispõe sobre o pagamento que fez, quando for contactada nesse sentido, de forma a que o burlão possa ser identificado e localizado.

A Equipa da HiPay Portugal Lda
Francinalva pereira
2 de fevereiro 2022
Vcs realmente nunca se comprometem. Ate porque para vcs tanto faz. Vcs nao perdendo dinheiro.. os clientes nao tem valor.. a queixa vai continuar aberta e ativa..
Hipay
17 de março 2022
Cara Francinalva Pereira,

Apesar de a sua reclamação ter sido fechada, voltamos a ele só para a esclarecer do seguinte:
Qualquer pagamento por referência Multibanco sai da conta do pagador directamente para o destinatário a quem é feito o pagamento.

A pessoa que a burlou NÃO É NOSSA CLIENTE! Ao confiar em estranhos que lhe prometeram o que não era possível, deu azo a que se aproveitassem de si.

A HiPay ajuda os lesados sempre que o pode fazer e isto ao longo de vários anos. No seu caso, essa ajuda não pode ser dada pelas razões que lhe explicámos na resposta dada à sua reclamação a 17-01-2022.

Chegou a ir apresentar Queixa-Crime tal como lhe sugerimos? É que ao fazê-lo, como é aberto inquérito judiciário para identificar e localizar o burlão, pelo menos tem a hipótese de este ser identificado, ir a tribunal e ser condenado a reembolsar as pessoas que burlou.

Se não o fez ainda vai a tempo porque a Queixa pode ser apresentada até 6 meses da data em que a burla ocorreu.

A Equipa da HiPay Portugal Lda