Soluções de Pagamento Electrónico
2 Eupago 84.7
3 Easypay 78.7
Hipay62.3
Hi-Pay Portugal Unipessoal, Lda

Hipay - Reembolso do valor pago para poder arrendar uma casa de férias em Cinfães

Agostinho pinto Machado
Agostinho Machado apresentou a reclamação
10 de agosto 2022
Boas no dia 05-08-2022 fui uma pesquisa na NET para poder arrendar uma casa de férias em Cinfães na qual encontrou falei com o vendedor um tal de sr. André Vaz perguntei o valor do aluguer da casa onde me foi dito 350€ para uma semana do dia 15 a 22 de agosto onde me foi dito que tinha que pagar de entrada 175€ metade do valor onde me foi fornecido a ent 11893 e referência 662724811 na qual fiz o valor os tais 175€ de metade do valor na qual o Sr André Vaz me disse que dentro de 30m que me mandava por e-mail a factura e a reserva da dita casa isto na sexta feira do dia 05 esperei sábado nada domingo nada segunda feira a tarde tentei mandar um e-mail para esse sr.andre Vaz e já não me foi possível enviar email nenhum porque esse senhor já tinha bloqueado a página dele na qual achei estranho e tal o meu espanto na terça o mesmo anuncio da referida casa já tinha outro nome de vendedor onde mandei uma MSG a dizer que estava a espera da confirmação da reserva da tal dita casa onde a senhora disse que eu tinha sido enganado e burlado e não existia nenhuma reserva até porque essa dita casa já tava alugado a outro cliente por isso agora resta me pedir o reembolso do referido valor que paguei a pensar que ia ter a casa uma semana por minha conta na qual desde já agradeço e fico ansioso a guardar uma breve resposta dessa burla que fui afetado deixo o meu contacto telefónico e e-mail para uma breve resposta 918319670 caliv.ra@hotmail.com desde já o meu muito obrigado e aguardo o retorno deste assunto
Data de ocorrência: 5 de agosto 2022
4 de setembro 2022
Caro Agostinho Pinto Machado,

Acusamos a recepção do seu email de reclamação por uma fraude de que foi alvo na sequência de resposta a um falso anúncio de aluguer de casa que viu numa rede social.

Antes de mais deixe-nos esclarecê-lo do seguinte: há que ter muito cuidado com o que é publicado nas redes sociais, em que cada um afirma ser o que muito bem entende, sem que o utilizador / potencial comprador, tenha a possibilidade de comprovar a veracidade dessas afirmações. Quem faz as burlas são indivíduos/particulares, que usam,de má-fé, as referências Multibanco de forma fraudulenta, sempre com o objectivo de lesarem terceiros.

Saiba que o método de pagamento através de referência Multibanco é seguro, com uma condição: ser o próprio a gerar uma referência a partir de um website fidedigno - loja online real - onde esteja registado. De imediato, receberá no seu email de registo, a referência para pagar, sem interferência de terceiros, o que limita quase a 100% a possibilidade de fraude.

Se, pelo contrário, viu o que quer comprar numa página de uma rede social ou respondeu a um anúncio do OLX, Custo Justo, Facebook, Instagram, e pagar uma referência que lhe é enviada por desconhecidos, então não só não sabe quem está do outro lado, nem o que está a pagar, e a probabilidade de ser burlado é muito elevada, tal como aconteceu consigo.

Portanto, NÃO PAGUE mais nenhuma referência que não tenha sido solicitada por si, directamente, num website fidedigno - https://www.xpto.pt/com, etc -  onde esteja registado. Se insistirem no pagamento desconfie, e sugira pagar por transferência bancária. Se tal não for aceite, não pague.

A HiPay é uma entidade financeira licenciada pelo Banco de Portugal e pelo Banco de França, que disponibiliza métodos de pagamento, entre os quais as referências Multibanco, APENAS A EMPRESAS que vendem online, que foram previamente validadas antes de se tornarem nossas parceiras.

Estas empresas, por sua vez, disponibilizam esses métodos de pagamento nos seus websites, para que os seus clientes finais possam pagar as suas compras. A HiPay processa esses pagamentos / transações automaticamente, através da sua plataforma informática. É por essa razão que aparece identificada nos talões de pagamento, e nos extratos bancários das contas dos pagadores, mas só tem acesso às informações sobre o pagamento, NUNCA sobre o destinatário final do mesmo, porque esse não é nosso cliente.

Porém, a existirem informações desse beneficiário final, estas só poderão ser prestadas pelo nosso parceiro, detentor do website a partir do qual tal referência foi gerada e, por lei, só a pedido de uma autoridade judiciária, no decurso de um inquérito policial.

Sugerimos-lhe que vá apresentar Queixa-Cruime junto da PSP /GNR da sua área de residência, porque irá permitir a abertura de um inquérito / investigação, com o objectivo de identificar e localizar o burlão.

As informações desse beneficiário, que neste caso será o burlão, só poderão ser prestadas pelo parceiro a partir do qual a(s) referência(s) foi gerada(s) e, por lei, só a pedido de uma autoridade judiciária, no decurso de um inquérito policial.
Apesar de não ter qualquer responsabilidade na ocorrência das fraudes, a HiPay desenvolveu um procedimento de reembolso que, não sendo uma obrigação legal, mas sim uma decisão da exclusiva responsabilidade da direcção desta empresa, garante o bom nome da mesma, a transparência de mercado e ainda, que os lesados possam ser ressarcidos,sem terem que aguardar pelo desfecho do processo-crime nos Tribunais.

Na Queixa-Crime, descreva a burla e peça para incluírem a Entidade, as várias referências que pagou, correctas e completas e peça cópia das 2 páginas da Queixa, a que tem direito como cidadão.
Depois, envie-nos em PDF legível essas 2 páginas e noutro PDF todos os comprovativos dos pagamentos que fez.

Com esta Queixa-Crime a Polícia Judiciária irá abrir um inquérito para investigar a fraude e, nós iremos também analisar a fraude, interna e externamente, para lhe podermos dar uma resposta.

Alertamos que as respostas estão demoradas, porque a equipa está reduzida ao mínimo por motivo de férias e devido ao elevado número de reclamações recebidas.
As respostas só deverão poder ser dadas depois da 2ª quinzena de setembro.

Ficamos a aguardar pelos 2 PDFs legíveis que le pedimos acima.
A Equipa da HiPay Portugal Lda.
3 de outubro 2022
Caro Agostinho Pinto Machado,

Até à data não, recebemos qualquer resposta sua à nossa mensagem de início do mês de setembro.

Seguiu a nossa sugestão, relativamente a que fosse apresentar Queixa-Crime contra desconhecidos junto da PSP / GNR? Se sim, pode enviar-nos, em PDF legível, as 2 páginas da queixa e noutro PDF, os comprovativos dos 2 pagamentos que fez, para que possamos avaliar a burla?

Ficamos a aguardar .
A Equipa da HiPay Portugal Lda.
1 de novembro 2022
Caro Agostinho Pinto Machado,

Até à data não, recebemos qualquer resposta sua às nossas mensagens anteriores.

Seguiu a nossa sugestão, relativamente a que fosse apresentar Queixa-Crime contra desconhecidos junto da PSP / GNR? Se sim, pode enviar-nos, em PDF legível, as 2 páginas da queixa e, noutro PDF legível, o comprovativo, para que possamos avaliar a burla?

Se desistiu de o fazer, então pedimos-lhe que volte a esta página e altere o estado da reclamação para RESOLVIDA.
Esse é um pequeno gesto para si, mas de grande importância para a HiPay.
A Equipa da HiPay Portugal Lda