51.5

Hi-techwonder - Devolução de bateria

Joao Santo
Joao Santo apresentou a reclamação
7 de setembro 2022
No site desta entidade tem bateria Duracell BLN-1(E-M1,E-M5 Olympus) com compatibilidade para as marcas referidas.A minha máquina é uma Olympus E-M1 Mark II.Não fazendo referência a modelos especificos pensei ser a bateria compativel com a minha máquina.Ao receber e ao introduzir na minha maquina verifiquei que é muito mais pequena e portanto não é compativel com a minha máquina.Devolvi e foi recusado pelo o facto do blister ter um peuqeno corte de onde retirei a bateria.Se por caso a bateria tivesse um funcionamento defeituoso como poderia devolver sem usa-la?Na propria fatura vem referencia aos modelos das olympus.Esta bateria que devolvi nem usada foi.Agora que faço com a bateria?Uma vergonha o apoio ao cliente desta entidade.
Data de ocorrência: 7 de setembro 2022
Hi-techwonder
8 de setembro 2022
Exmo. Sr. João Santo,

Assumiríamos prontamente a culpa nesta questão caso a informação constante no nosso site estivesse incorrecta, ou caso lhe tivéssemos dado uma informação errada, mas tal não ocorreu. A bateria que encomendou não possui qualquer menção, nem no nome, nem na descrição, nem na factura de venda, ao modelo da sua câmara ("EM-1 II"). Olympus "EM-1" não é a mesma coisa que "Olympus EM-1 II", tanto que as baterias utilizadas por estas duas câmaras são diferentes. A sua câmara utiliza a bateria "BLH-1" e não o modelo que optou por encomendar (BLN-1).
De quakquer modo, teríamos todo o prazer em trocar-lhe o artigo pela versão correcta, desde que este se encontrasse exactamente nas mesmas condições em que lhe foi entregue, ou seja, novo e selado, tal como indicado nas nossas condições de venda. Não foi este o caso, daí que a troca tenha sido recusada.
Quanto à sua questão "Se por caso a bateria tivesse um funcionamento defeituoso como poderia devolver sem usa-la?", desde o início de 2022, para consumidores, os bens móveis possuem 3 anos de garantia legal, a contar da data da entrega dos mesmos. Portanto, a confirmar-se uma eventual anomalia técnica na bateria adquirida, nós assegurar-nos-emos de que o artigo seja substituído por um exactamente igual. No entanto, essa seria considerada uma "troca ao abrigo da garantia", o que não é o mesmo que uma "troca por rescisão de contrato".

Equipa Hi-techwonder
Joao Santo