51.5
  • info@hi-techwonder.com

Hi-techwonder - Recusa de troca de artigo

Nuno Colaço apresentou a reclamação
27 de janeiro 2021
No dia 12 de janeiro fiz a encomenda (72856) online de um produto (cokin filtro x152 densidade neutra ND2) que encontrei no site hi-techwonder.com. Após o produto ter chegado à morada pretendida (fatura nº FR M/8213), reparei que não era o produto que pretendia, pois enganei-me no pedido. No dia 27/01/2021, desloquei-me às instalações da hi-techwonder para poder trocar o produto que não serve para o meu propósito. Fui então informado pela funcionária que não podem fazer a troca do produto, nem a devolução, tendo em conta que o pedido foi para um artigo que não tinham em stock, e não pretendiam ficar com esse artigo em stock após a troca. Mostrando o meu desagrado, referi que em altura alguma da encomenda encontrei referência a esse facto, obtendo a resposta da funcionária que tal informação está no site, e apesar de a mesma só a ter encontrado após longos minutos de pesquisa. Tendo em conta o cenário, insisto para que me seja feita a troca do artigo, por não ser evidente a informação que sustenta o argumento da marca, nem tampouco consegui encontrar tal informação no site. A falta desta informação é um claro aproveitamento do cliente, para aumentarem as vendas online. Neste momento tenho um artigo no valor de cerca 50€, que não sei o que fazer com ele.
Data de ocorrência: 27 de janeiro 2021
Hi-techwonder
Exmo. Sr. Nuno Colaço,

Tal como exposto por si, foi-lhe, efectivamente, negada a possibilidade de troca de um artigo encomendado online. No entanto, a razão para tal, ao contrário do que indicou, não foi o facto de não termos o artigo em stock, mas o facto de se tratar de um artigo cuja disponibilidade indicada era, e é, “por encomenda”, ou seja, não fazemos, nem pretendemos fazer stock do artigo e apenas o comercializamos mediante encomenda prévia do cliente, que foi o caso. Existe uma enorme diferença entre não ter stock e não fazer stock, o seu caso enquadra-se na segunda opção, o artigo que nos encomendou foi, única e exclusivamente, encomendado ao fornecedor e vendido pelo simples facto de o ter encomendado.
A impossibilidade de troca, ou devolução, de artigos cuja disponibilidade é “por encomenda” consta nas nossas condições de venda, com as quais concordou aquando da realização da sua encomenda e encontra-se, igualmente, nos links úteis do nosso site, nomeadamente em “Trocas e Devoluções”, passo a citar:

“A hi-techwonder só aceitará a resolução de contrato para encomendas de artigos que façam parte do stock habitual da loja. Artigos disponíveis apenas mediante encomenda ou pedidos especiais de clientes não serão aceites para resolução de contrato. A encomenda destes artigos é da inteira responsabilidade do cliente.”

Em relação à informação constante na página do artigo, se a considerou incompleta, ou se esta lhe suscitou quaisquer dúvidas, nomeadamente no respeitante à compatibilidade do artigo em causa, nós tê-lo-íamos esclarecido, desde que nos tivesse enviado as suas questões, situação que não ocorreu.

Dado o exposto, lamentavelmente, ser-nos-á impossível aceitar a troca, ou devolução, do artigo em causa.

Equipa Hi-techwonder
27 de janeiro 2021
Chame-lhe o termo que quiser, "por encomenda". Em nenhuma fase do processo de encomenda está a indicação que não o fazem. O que quer dizer como link util do vosso site? Aquele que ninguém vê? Vocês podem escrever o que quiserem no vosso site, o que interessa é que não está nas condições da encomenda em si. Quero que aceitem a devolução do artigo!
27 de janeiro 2021
E já agora, você nunca falou no termo "por encomenda", falou sempre em não fazerem stock de artigos, por isso não me desminta nem me faça passar por parvo.
10 de fevereiro 2021
Então? Em que ficamos?
Hi-techwonder
11 de fevereiro 2021
Exmo. Sr. Nuno Colaço,

A disponibilidade dos artigos no nosso site encontra-se devidamente assinalada, quer por cores, quer por extenso, existe, igualmente, uma legenda. Já no respeitante às condições de venda, assim que se entra no nosso site existe um aviso para o facto de utilizarmos cookies e um link para estas mesmas condições. Estas encontram-se, igualmente, indicadas no rodapé inferior do site e, tal como exposto anteriormente, antes de dar por finalizado o processo de encomenda. Muito dificilmente nos poderão ser atribuídas quaisquer culpas se optou por, simplesmente, não as ler.
Como qualquer cidadão tem todo o direito de demonstrar o seu descontentamento e até avançar com uma queixa às autoridades competentes, sempre que se sentir de algum modo lesado. No entanto, dar início a um processo deste género não lhe confere automaticamente razão. Neste caso em particular, além da presente exposição, optou igualmente, pela segunda hipótese, pelo que neste momento, a questão em causa irá seguir os tramites legais inerentes à mesma.
Da nossa parte, manteremos a nossa posição, salvo se recebermos uma notificação em contrário por parte da entidade reguladora competente, situação em que, prontamente actuaremos de acordo com o disposto pela mesma.

Equipa Hi-techwonder
Nuno Colaço avaliou a marca
17 de setembro 2021

Não efetuaram uma devolução porque disseram que foi de um artigo que não estava em stock.

Estes Srs não sabem o que é cumprir a lei... o consumidor tem 14 dias para devolução de artigos comprados online, sem ter de explicar sequer a razão. se era comigo iam ter dores de cabeça... https://www.asae.gov.pt/fiscalizacao-economica/informacoes-sobre-atividades-economicas/contratos-celebrados-a-distancia-e-fora-do-estabelecimento-comercial.aspx