Hjr Car - Comércio de Automóveis, Unipessoal Lda
    1070-282 Campolide - Lisboa
  • hjrcar@outlook.pt

HJR Car - Hjr car - desonestidade em venda de automóvel

Fabiana R apresentou a reclamação
24 de fevereiro 2023 (editada a 20 de março 2023)
Decidi comprar um automovél (Mercedes A150) usado no Stand HJR Car depois do Gerente Sr. Jorge confirmar que iria deixá-lo todo "pronto" ou seja controlado pela oficina, com inspeção feita (sem pedir) e limpeza do mesmo. Pedi para fazer um test-drive mas o Gerente confirmou que não era habito e que não havia necessidade.

Dirigi-me dia 30.01.2023 ao Stand e paguei o sinal de €1000.
Como o Sr. parecia de confiança decidi pagar o restante valor do automóvel até ao dia da entrega prevista dia 02.02.2023. No dia 01.02.2023 o Gerente liga-me e diz que posso levantar o carro no dia 02.02.2023.

Quando chego ao Stand e verifico o automovél, logo notamos que estava no mesmo estado que no dia que efetuamos o pagamento do sinal e que nem sequer tinha sido limpo.

Como nunca tivemos oportunidade de fazer um test-drive decidimos então com o Gerente dar umas voltas com o carro e entregar no Sábado, 04.02.2023 na condição de o automóvel ser entregue depois de ums dias em condições.

Pois assim que o Gerente pôs a chave no carro o painel/ecrã acendeu com a seguinte alerta: caixa automática. Ou seja já ai verificamos que algo estava errado. Mesmo assim o Gerente insistiu que levassemos o carro e que continuaria responsavél pelo mesmo assim que aceitamos fazer o teste.
Fizemos ums 10 km até casa e verificamos logo que não se podia acelerar mais que 60km/h e além disso fazia um barulho terrível com cheiro e fumo a sair do carro.
Decidimos esperar até ao dia seguinte, 03.02.2023 e logo na primeira tentativa sempre com os mesmo problemas.

No Sábado dia 04.02.2023 conforme combinado iamos entregar o carro mas infelizmente após metade do caminho ca. de 5 km tivemos que parar com urgência pois além de tudo o que já mencionei adicionalmente o carro não parava de apitar. Então decidimos de o estacionar a meio do caminho, informamos o Gerente telefonicamente que nos confirmou que devia haver problema com o carro e combinamos entregar as chaves no seu Stand. Isso tudo no mesmo dia, 04.02.2023.

O Gerente pediu um reboque no dia 04.02.2023 (diz ele) mas o carro só o foram buscar no dia 08.02.2023. Foi nos dito pelo Gerente que o carro iria para uma oficina e que iriam resolver o problema mas a verdade é que nunca mais nos ligou e até à data de hoje dia 24.02.2023 nós é que constantemente ligamos para saber novidades sobre o estado da situação.

Hoje dia 24.02.2023 após tentativa de ligação, o Sr. Jorge envia mensagem a dizer: já ligo
Depois liga e diz que anda doente e que necessita de mais outra semana...

Na verdade já só quero o valor que paguei de volta pois este Stand além de não ser professional não parece estar interessado em resolver o problema. 20 dias e 15 úteis e ainda nada...
Data de ocorrência: 4 de fevereiro 2023
27 de fevereiro 2023
27.02.2023 - por motivos de doença e ausência a gerência não pôde acompanhar o problema.
Hoje foi nos apresentada uma solução com descrição e perspectiva com prazo.
2 de março 2023
Exma. Sra.,
A HJR Car agradece desde já a reclamação publica de V. Exa. pois não só nos permite publicar a nossa resposta, assim como demonstrar a conduta profissional que seguimos há longa data.
A HJR Car, exige que todas as viaturas que comercializa sejam sujeitas aos mais rigorosos testes e check up de forma a assegurar a qualidade do serviço que presta, assim como a satisfação dos nossos clientes, não negando porém, que das centenas de viaturas que comercializamos por ano, alguma possa ter escapado ao nosso controlo e critério de qualidade pelos quais primamos.
A viatura de V. Exa. lamentavelmente foi um desses raros casos, sobretudo no que respeita à limpeza antes de entrega, falha à qual a HJR Car já chamou quem de direito à responsabilidade.
Como V. Exa. estará recordada, abordou-nos inicialmente com o intuito de adquirir uma viatura a gasolina equipada com caixa automática, dentro de determinado intervalo financeiro. Felizmente, a HJR Car dispunha desta viatura em particular, versão até bastante rara, por se tratar de um Mercedes Classe A 150 Automático, o qual agradou desde logo V. Exa. não só pelo seu estado geral, como também por se tratar de uma viatura que, apesar dos seus 225.000kms e 16 anos de idade, teria qualidade Mercedes.
Nunca foi recusado, limitado ou não permitido a V. Exa. a realização de um test drive à viatura em causa. Apenas lhe foi referido que, se o intuito de V. Exa. fosse assegurar a integridade mecânica da mesma, tal seria desnecessário, fruto da revisão a que a viatura seria sujeita ainda antes de entrega. De qualquer forma V. Exa. pôde verificar a viatura in loco, pois foi colocada à sua disposição para o efeito.
Ultrapassada a questão da indisponibilidade financeira, assim como do prazo algo dilatado que V. Exa. necessitou para efetuar a liquidação da viatura (com toda a compreensão e sem qualquer contrapartida exigida pela HJR Car), V. Exa. procedeu finalmente ao levantamento da mesma.
Nessa ocasião foi detetado que, não só o serviço de limpeza não teria sido efetuado segundo os critérios da própria HJR Car, sobretudo no que respeita ao banco traseiro, como a viatura teria dado um alerta de algo a rever no sistema da caixa de velocidades. É normal, comum até, viaturas que passem algum tempo imobilizadas, como foi o caso da de V. Exa. enquanto aguardámos a liquidação na integra, possam, após circulação normal, vir a apresentar erros que, fruto da sua anterior imobilização, ou não apresentava ou não nos foi possível identificar à data.
Como V. Exa. afirma na sua queixa online, de imediato o responsável da HJR Car, não só tomou conhecimento dos reparos de V. Exa., como prontamente se responsabilizou em resolvê-los em tempo útil, não pretendendo, todavia, no imediato, privar V. Exa. da viatura acabada de adquirir, reagendando ao invés, nova data para que a mesma fosse revista no que respeita aos pontos assinalados.
Como V. Exa. refere, na data combinada, a caminho das instalações da HJR Car, V. Exa. por iniciativa própria decide imobilizar a viatura na via pública, segundo o seu relato pela mesma “não parar de apitar”, entregando as chaves na HJR Car. A HJR Car, em vez de solicitar a V. Exa que acionasse a assistência em viagem que lhe compete ter, prontificou-se a tratar uma vez mais do problema, nomeadamente do transporte e custos associados para uma oficina parceira, não valendo a pena mencionar as centenas de euros que pagou duma multa associada ao abandono da viatura na via pública por parte de V. Exa.
Após rececionada a viatura na oficina, prazo ao qual a HJR Car é alheia, pois está diretamente ligado não só à disponibilidade de transporte, como de agendamento da intervenção, as instruções da HJR Car foram claras: é para solucionar o alegado problema.
Como V. Exa. perceberá, fruto da especificidade do modelo em causa (que V. Exa tanto gabou), assim como pelo facto de se tratar de uma caixa automática, com critérios de diagnóstico e reparação mais específicos, não foi dado prazo de resolução da questão, pois agora apenas interessava entregar-lhe a viatura sem o mínimo de motivo aparente de reclamação.
Mesmo quando V. Exa. sugeriu à HJR Car a dissolução do negócio, estivemos presentes para a receber nesse sentido, explicando, todavia, os motivos não só da demora, como a dificuldade que V. Exa teria em encontrar uma outra viatura que reunisse tantos dos requisitos inicialmente pretendidos.
V. Exa. optou por dar à HJR Car um voto de confiança no sentido de resolvermos o problema, o que prova que não só a HJR Car sempre esteve disponível para resolver, não olhou nem olha a custos quanto a essa resolução independentemente dos mesmos serem ou não da sua responsabilidade.
Esperamos assim, tão breve quanto possível, poder entregar a V. Exa a sua nova viatura, nas condições e segundo os critérios pelos quais a HJR Car não só é reconhecida como referenciada.
3 de março 2023
Sem mais neste momento a adicionar agradecemos esclarecimento.
Aguardamos entrega da viatura.
17 de março 2023
A pedido do site aqui segue atualização:

7.03.2023 - enviamos mensagem à Gerência para saber estado atual.
Resposta: caixa em transito a chegar a Lisboa, data prevista até sexta-feira dia 10.03.2023.
Depois da montagem e estar prontor irei comunicar.

10.03.2023 - oficina contactou-nos a dizer que montagem iria ser efetuada e que em principio poderia levantar o automvovél quarta ou mais tardar quinta-feira ou seja dia 15. ou dia 16.03.2023.

16.03.2023 - oficina tornou a nos contactar a dizer que iria nos ligar no dia seguinte para confirmar o dia da entrega.

Continuamos aguardar.
22 de março 2023
21.02.2023 - contato com o Stand que também não está bem a par da situação no que se está a passar com aviatura na oficina
Gerência fez proposta de fazermos mudança de compra e trocarmos de aviatura como a "Novela" não parece terminar mas depois de tanto tempo à espera decidi não aceitar a proposta.

22.02.2023 - contato com oficina que identificaram problema com sensor mas que não soube explicar ao certo
ficou de ligar novamente
Sublinho que aviatura está com a esta oficina desde 08.02.2023. (Oficina esta: MR Auto, Amadora)
22 de março 2023
Corrigo as datas mencionadas anteriormente:

21.03.2023 - contato com o Stand que também não está bem a par da situação no que se está a passar com aviatura na oficina

22.03.2023 - contato com oficina que identificaram problema com sensor mas que não soube explicar ao certo
ficou de ligar novamente
27 de março 2023
24.03.2023 - Contato com oficina.
Descreveram a situação em pormenor e mencionaram que tanto o Stand como a Companhia de Seguros estão envolvidos nesta situação por esse motivo toda a demora.

24.03.2023 - Com base na descrição acima, contactei o Stand e pedi uma viatura de substituição como vamos a caminho de 2 MESES desde que entreguei a viatura.
Exma. Sra.
A HJR Car Lda tentará, uma vez mais e de forma definitiva, expor o ponto de situação relativo à viatura de V. Exa.
Continuamos solidários com V. Exa., percebemos o transtorno pela demora, iniciámos todos os processos ao nosso alcance para a resolução do problema, e lamentamos uma vez mais a conduta de V. Exa., no sentido de expor de forma leviana e gratuita a sua opinião, meramente subjetiva, sobre o caso.
Factos:
- V. Exa. adquiriu uma viatura usada, com anos e quilómetros de utilização, a qual demorou a liquidar acarretando prejuízo financeiro para a HJR.
- Após a entrega da viatura V. Exa. reportou uma anomalia na caixa de velocidades automática.
- Apesar de ter seguro e, como tal, assistência em viagem, V. Exa. abandonou a viatura na via pública na expetativa de que a HJR a fosse buscar. A HJR não só foi buscá-la como liquidou uma multa de estacionamento fruto desse abandono e suportou os custos de reboque.
- Quer da parte da HJR, quer dos demais envolvidos, oficina reparadora, empresa de garantia comercial, tudo tem sido feito para lhe reportar a evolução do processo de reparação.
V. Exa. não aceitou.
- Foi proposta a V. Exa. a substituição da sua viatura por outra até mais recente, todavia com caixa manual.
V. Exa. não aceitou.
- A Caixa de velocidades Automática que encomendámos para substituir a de V. Exa., não só tardou a chegar como, apesar de mecanicamente em condições, apresentou erros eletrónicos ainda em fase de identificação e resolução.
- Tomámos a liberdade de contactar uma concessão da marca no sentido de apurar soluções para o problema. Fomos informados que a componente eletrónica da caixa já são se produz, não existe em stock, poderá demorar entre 1 a 3 anos a chegar e o seu custo é 30% do valor que V. Exa. pagou pela viatura.
Sabemos que todo este processo tem acarretado transtorno para V. Exa. Não vale sequer a pena mencionar o avultado prejuízo financeiro para a HRJ, todavia não é com este que estamos preocupados. Preocupa-nos sim o prejuízo social, a mancha na nossa imagem e no nosso profissionalismo para a qual V. Exa. está publicamente a contribuir, quando, segundo nos informou, chegou a estar profissionalmente ligada à marca, percebendo portanto toda a demora no processo.
Por último, V. Exa. faz hoje (27/03/23) nova publicação, mencionando que solicitou uma viatura de substituição, algo que foi sugerido da parte da HRJ diversas vezes, tendo V. Exa. recusado todas elas. Assim, e uma vez mais tentando ser práticos, aconselhamos V. Exa. a contactar a sua seguradora para o efeito, sendo que case necessite duma declaração da entidade reparadora a atestar a imobilização da viatura, bastará solicitar nesse sentido.

Não conseguimos fazer mais, todavia tudo o que temos feito, tem-no sido sempre de forma a assegurar o mínimo transtorno para V. Exa. Resta-nos continuar a aguardar por uma resolução eficaz da anomalia, sendo que, neste caso em concreto, nem mesmo a marca conseguiria fazer melhor.

Exmo. Sr.

O portal exige atualização sobre o caso por esse motivo todas as alterações aqui documentadas.

- Relativamente à liquidação, o problema foi descrito desde o início e se tivesse tido a possibilidade de vender a viatura, tê-lo-ia feito até porque nunca foi redigido qualquer acordo escrito. Da forma que me "deu a palavra " eu também "cumpri e comprei".

- O problema com a caixa automática não foi descoberto após a entrega, mas sim durante a entrega. (o erro foi mostrado no painel durante a colocação do primeiro funcionamento ainda no stand e logo relatado à gerência)

- A viatura nunca foi abandonada. No caminho para o stand, a avaria foi detectada, o stand foi notificado, os defeitos foram descritos e em conjunto foi decidido que não era possível circular até ao stand.
As chaves foram entregues ao stand dentro de uma hora no mesmo dia e um E-mail e um SMS foram enviados para a gerência juntamente com fotografia para mostrar onde a viatura se encontrava. (Foto, E-mail e SMS disponíveis se necessário e também enviados como anexo a esta mensagem)
Também voltei a ligar na segunda-feira, 06.02.2023 para perguntar se o carro tinha sido levantado e só confirmaram que o serviço de reboque tinha conhecimento do mesmo. (Serviço este que só foi efetuado dia 08.02.2023)

- Como pode ver pelas mensagens de informação aqui, nem sempre fomos notificados e só em 24.03.2023 é que foi explicado em detalhe o problema, mas pela oficina.

- é certo que sempre recusei uma viatura de substituição, pois esperava por uma viatura com a mesma caixa automática, que não me podiam oferecer.

- é certo que foi feita a proposta a resolução do negócio com devolução de montantes liquidados mas não aceitei pois como estive todo este tempo à espera nã faria sentido desistir.

Mas não se preocupe, não tem de se preocupar com um carro de substituição.
E desculpe incomodá-lo com este assunto, após 7 semanas de espera.

Obrigado de qualquer forma pela ajuda.
Esta resposta tem um anexo privado
13 de abril 2023
O portal exige atualização sobre o caso:

Continuamos aguardar...oficina tem nos atualizado sobre a situação.
O Stand HJR não se tem pronunciado.
4 de maio 2023
Decidimos retirar-nos desta "embrulhada" e exigimos a devolução do dinheiro do automóvel.
O dinheiro foi devolvido dia 04.05.2023.
Fabiana R avaliou a marca
4 de maio 2023

Sem comentários.

Já são tantas que fico na dúvida. Gostei de um carro da garagem, liguei e o mesmo Sr Jorge não se mostrou muito cordial e nem com muita vontade de me atender. Eu ia no mesmo dia comprar. Fiquei cheio de medo. Parece que está doente, mas então deveria ser outra pessoa a cuidar do negócio. O carro ainda está lá mas já não confio. É pena.