Venda de Motos e Acessórios

HM Motos - Fuga ás responsabilidades e má aconselhamento técnico no pós-venda

Ricardo Ribeiro
Ricardo Ribeiro apresentou a reclamação
28 de abril 2016

No passado dia 5 de Abril de 2016, em pleno andamento, a cerca de 80Km/h a minha scooter, parou de forma abrupta e com um barulho metálico enorme proveniente da zona do motor.
Encostei e verifiquei que a mesma não pegava, chamei o reboque e coloquei-a a arranjar no representante que até agora tinha sido onde a mesma fazia as suas revisões.
Dois dias depois, fui confrontado com a noticia que a avaria tinha surgido por falta de óleo - e é aqui que existem divergências.

1) Efetuei a minha primeira revisão na HMotos aos 1000Km's.
2) Aos 2000Km liguei para marcar revisão,conforme o plano, e foi-me dito que devido à excelência/qualidade dos óleos colocados, só precisaria de ir à revisão aos 6000Km. que o plano oficial da marca era adequado ao país de origem do fabricante devido à falta de qualidade dos óleos - achei estranho, no entanto, como até à data nunca tive qualquer problema e/ou queixa, acatei o argumento.
3) Esta avaria que vos relato aconteceu no dia 5 de Abril de 2016, e mota tinha 4100Km.
4) Disseram-me que tinha de ver o nível do óleo com regularidade, o qual vejo esporadicamente e a ultima vez que vi (não conseguindo como é óbvio datar o acontecimento com exatidão) tinha o nível correto.
5) Tenho 'n' pessoas amigas com variadíssimas motas, inclusive Sym (Wolf, Fiddle, Allo) e nenhuma, repito, nenhuma dessas pessoas, primeiro, verifica o nível do óleo todos os dias, segundo nunca foram confrontados com a necessidade de 'saltar' revisões devido à elevada qualidade dos óleos usados - as que têm Sym, não vão à HMMotos (...)!

Concluo com o facto de, se a revisão de que a mota deveria ter sido alvo tivesse sido efetuada, quando eu próprio sugeri a mesma ao abrigo do plano de revisões, esta situação poderia ter sido evitada e o custo da mesma poupado. (264€)!

Em resposta ao exposto (texto acima) obtive como resposta :

Em esclarecimento ao email recebido por parte do nosso cliente sobre avaria do motor, os utilizadores devem verificar o nível do óleo para evitar surpresas destas que infelizmente acontecem .

Ao que respondi, também via e-mail :

No seguimento da vossa 'curta' e evasiva, mas já expectável resposta face ao exposto, serve o presente para informar que já expus a situação à Sym Global (departamento de serviço e técnico).

Como aparentemente não sou o primeiro a queixar-me ( * PROIBIDO *://portaldaqueixa.com/mercado-automovel/fuga-as-responsabilidades ), esta mesma queixa foi em anexo à minha exposição acima mencionada.

Este assunto foi exposto por e-mail e página facebook à SYM Global

Data de ocorrência: 28 de abril 2016