HomeAway UK Limited
  • legal@homeaway.com

HomeAway - Fraude

Rock apresentou a reclamação
5 de junho 2020
Peço a v/ atenção para a plataforma de reservas de alojamento online HomeAway.
No domingo, mais concretamente em 31 de Maio de 2020 fui vítima de uma fraude na reversa de um alojamento para 7 dias no Algarve através do site da HomeAway. Após várias pesquisas por um alojamento encontrei um que ia de encontro às minhas necessidades e expectativas e resolvi efectuar a reserva para dia 25 de Julho de 2020.
Ao consultar a página relativa ao alojamento procedi a reserva como indicavam na mesma, cliquei na "caixa" (Reserve já), ao que apareceu outra "caixa" a dizer; necessário contactar o proprietário através do endereço de email que vinha na página, assim o fiz. Enviei um email para marcar a reserva ao qual ainda no mesmo dia recebi uma resposta afirmativa da reserva pedindo dados relativos à minha pessoa (nome, numero de ocupantes, morada,datas pretendidas…) ao qual respondi com o solicitado. De seguida recebi outro email do suposto proprietário indicando que tinha recebido os dados necessários e que iria enviar os detalhes do contacto para a Home Away e que estes me enviariam, na segunda feira 01 junho o "booking invitation and all the details to book the house". Passado um dia recebi um outro email do endereço “HomeAway como estando tudo verificado (proprietário, detalhes da reserva, ..., e forma de pagamento) sendo esta através de transferência bancária, achei estranho pois em outras plataformas nas quais já efectuei reservas foi sempre através de cartão de crédito, mas lá o fiz, enviando também o comprovativo da transferência como solicitado. Três horas mais tarde recebi novo mail (do endereço atrás referido)dizendo que receberão o comprovativo e que a confirmação final me seria enviada quando o dinheiro entrasse na conta.
Após espera de dois dias sem mais qualquer contacto por parte da Home Away, comecei a desconfiar, foi quando começou o PESADELO.
Contactaei a ajuda ao cliente da Homeway para perceber a razão da ausência de contacto. Após várias insistências a tentar contactar o apoio ao cliente da HomeAway o mesmo indicou-me que tinham pena mas tinha sido vítima de uma fraude, que não havia nenhuma reserva em meu nome e o alojamento com o número de registo 10679642 para o qual fiz a reserva já não existia no portal da HomeAway e que não podiam fazer nada porque tinha feito o pagamento por fora do site da Home Away ao qual respondi que só fiz o que indicava na página do alojamento.!
Apresentei queixa no meu Banco assim como na PSP.
É inconcebível que uma plataforma como a Home Away não se responsabilize pela segurança do seu site, permitindo que "Hackers" o utilizem para "proveito próprio". Pior ... ao que parece por múltiplas e múltiplas vezes, a avaliar pelo numero de casos aqui relatados.
Assim, é meu dever informar outros potenciais clientes que tenham muito cuidado se pretenderam efectuar reservas através do site Home Away uma vez que os mesmos em vez de acautelar/prevenir os seus sites de ataques de criminosos preferem sacudir a água do capote respondendo aos seus clientes “AS NOSSAS DESCULPAS”!
Data de ocorrência: 5 de junho 2020
Vrbo
10 de junho 2020
Agradecemos o seu comentário que nos mereceu a nossa melhor atenção.

Vimos por este meio informar sobre a importância de ler os termos e condições de uso da plataforma e nunca realizar um pagamento fora da plataforma por transferência bancária. Lamentamos o sucedido e de forma a ser aconselhado com detalhe como deverá proceder queira por favor entrar em contacto com o serviço de apoio ao cliente para reportar a tentativa de burla referida.

Gratos em avanço.
10 de junho 2020
O vosso serviço de apoio ao cliente foi contactado no dia 04/06 e deram-me a indicação de que iriam registar a minha queixa assim como deveria apresentar queixa à polícia (já feito). Agora dizem-me para voltar a reclamar no serviço de apoio ao cliente ??? Então mas não foi registada a queixa ou isto é uma "pescadinha de rabo na boca" ???? Não se responsabilizam e ainda referem tentativa de BURLA!!! Mas vocês não sabem quem publica no Vosso site ?
Irei mais uma vez, e conforme indicam, ligar para o serviço de apoio ao cliente mas espero que alguém se responsabilize por este tipo de situações pois parece que não fui o único que fui enganado (basta ler as diversas reclamações publicadas).
Rock avaliou a marca
16 de dezembro 2020

De todo, site não confiável.