HomeAway UK Limited
  • +44 (0)208 827 1971
  • Level 25, Portland House, Bressenden Place,
    Londres, SW1E 5BH
  • legal@homeaway.com

Vrbo - Fiquei sem estadia, sem semana de férias e com o prejuízo da viagem

Sérgio Silva
Sérgio Silva apresentou a reclamação
28 de setembro 2022
No dia 14 de Agosto fiz uma reserva no site vrbo fazendo o pagamento total do valor da propriedade em Albufeira para uma semana de férias. Reserva essa que foi de seguida confirmada. No dia 3 de setembro (dia do check in) após quase 600km de viagem (+portagens+gasolina) ao chegar à propriedade para fazer o check in, para meu espanto ninguem me atende o telefone do lado dos proprietários.. tento entrar em contacto com a plataforma e após 3h a tentar, eis que a sugestão passa por devolver o dinheiro visto não terem nenhuma propriedade disponível na área dentro daqueles valores. Após muito me queixar apresentam a solução de escolher um hotel em sites parceiros por um valor max de 117€ (valor que eu teria de adiantar e depois me seria devolvido) a noite para no max 3 noites e depois me apresentariam outra solução. Ora, sem ainda me terem devolvido o dinheiro da reserva inicial não me era possível fazer o pagamento de mais de 300€ , logo não concordei. Até hoje dia 28/09 aguardo um contacto da parte da vrbo para resolução do problema. Fiquei sem estadia, sem semana de férias e com o prejuízo da viagem, das portagens e do desgaste do carro. Até hoje continuo a trocar emails mas a resposta é sempre “iremos entrar em contacto” mas até hoje nada. Sinto-me burlado pois o próprio site reconheceu o erro de não contatar a proprietária da casa e mesmo assim me ter confirmado a reserva. Espero que me consigam ajudar. Obrigado
Data de ocorrência: 3 de setembro 2022
Vrbo
30 de setembro 2022
Olá Sergio,
Obrigado pelo seu comentário.

É favor notar que a gestão da informação publicitária é da responsabilidade do proprietário. Infelizmente, neste caso, o calendário de disponibilidade não foi actualizado.

Na Vrbo, comunicamos regularmente com os proprietários de alojamento para insistir na publicidade actualizada com a informação mais clara possível. A nossa prioridade é proporcionar ao utilizador uma excelente experiência de reserva.
Podemos confirmar que a reserva foi cancelada pelo proprietário. Foi então solicitado um reembolso, mas note que pode levar alguns dias para ver o reembolso na sua conta. Estes prazos são normalmente de 5 a 7 dias úteis e dependem dos institutos bancários.

Quando um proprietário viola a sua responsabilidade contratual e impede o viajante de pernoitar, o departamento de serviços ao viajante da Vrbo procura soluções alternativas de alojamento para o viajante, a fim de mitigar os danos causados.
No entanto, estamos sempre sujeitos à disponibilidade dos estabelecimentos para o check-in no mesmo dia. Na maioria dos casos temos opções nas proximidades imediatas. Cabe ao viajante aceitar ou não um estabelecimento que não esteja exactamente onde é exigido ou que tenha características diferentes das do imóvel originalmente reservado.
O nosso departamento ofereceu-lhe a alternativa que encontrámos disponível no mesmo dia, o que não aceitou.

Os T&C’s, disponível para qualquer utilizador do Website no link https://www.vrbo.com/pt-pt/legal/condicoes-gerais-de-utilizacao-para-viajantes , é disponibilizado para consulta e aceitação pelos viajantes, proprietários e qualquer outro utilizador do Website de acordo com os regulamentos acima mencionados sobre serviços da sociedade de informação. Quando aplicável, os T&C’s também foram aceites no momento da reserva através da plataforma.

Em qualquer caso, a prioridade da Vrbo é processar reembolsos no mais curto espaço de tempo possível, e confirmamos que isto foi concluído com sucesso.

Obrigado pela vossa compreensão.

Atenciosamente,

A equipa Vrbo
Sérgio Silva
14 de outubro 2022
A reserva foi cancelada pelo proprietário no dia e hora de check in após a vossa equipa ter entrado em contacto com o mesmo! Se não a reserva mantinha-se e eu ficava sem o dinheiro. A alternativa foi rejeitada porque para além de não me ter sido devolvido o dinheiro no imediato, ainda ia ter que adiantar mais de 300€ por mais 3 noites apenas! Porque a estadia era de 7 dias e não 3, ainda ia ter o transtorno de andar em mudanças a meio da semana de férias. E ainda bem que estamos a falar de um alojamento em Portugal, pois se envolvesse viagens de avião, ainda podia ter corrido pior! De ressalvar que no dia que me cancelaram a reserva foi necessário efectuar várias chamadas até que me tentassem resolver o problema. O vosso serviço de atendimento ao cliente é péssimo! Se a reserva foi cancelada e a culpa não foi do cliente, deviam arranjar prontamente uma solução sem prejuízo do cliente em vez de estarem a arranjar desculpas e a culpar o proprietário. A imagem que fica manchada é a vossa, não a do proprietário, porque eu fiz reserva na Vrbo e não com a senhora que já nem me lembro do nome! Continuo a reclamar que fiquei sem a semana de férias e com os prejuízos da viagem.