HomeAway UK Limited
  • legal@homeaway.com

Vrbo - Fraude

Joao Dias apresentou a reclamação
25 de julho 2022
No passado mês de junho fui burlado através do site da Vrbo, no valor de 4000€ ao alugar uma moradia para 7 pessoas pelo perido de uma semana no Algarve, 3500€ valor do aluguer e 500€ de caução que seriam restituídos no final, pesquisei o imóvel no site vrbo clicando nas hiperligacóes correspondentes para a reserva no próprio site, nunca tendo saído do site ou fazendo quaisqueres contactos por fora do site (como fui acusado pela assistência), recebendo confirmações de reservas e pagamento de emails alegadamente da vrbo, seguido de uma confirmação da suposta anfitriã(a indicada no site vrbo até tinha a respectiva foto de perfil no site) que estaria tudo bem, no dia da partida enviei emails para confirmação da chegada e não obtive resposta, chegando ao local que estava indicado no site da vrbo, atendeu-me o proprietário do imóvel dizendo que não era a primeira vez que acontecia e que não estava para alugar! Liguei para a assistência da vrbo fui atendido pela assistente que depois de lhe ter facultado o número da reserva, me informou que lamentava a situação mas que eu tinha sido burlado, o número da reserva não pertencia aos números usados pela vrbo!! Então se tudo foi feito pela pagina da vrbo, quem é o responsável?
Data de ocorrência: 25 de julho 2022
Vrbo
27 de julho 2022
Olá,

Obrigado pela sua mensagem.

Como indicado nas páginas do nosso website (páginas de descrição de propriedade ou páginas de reserva), todas as reservas feitas e pagas online através da nossa plataforma são cobertas pela nossa Garantia de Reserva de Confiança. Isto significa, entre outras coisas, que o pagamento de uma reserva feita numa listagem que se verifique ser fraudulenta está protegido e, portanto, tem direito a um reembolso total.

Após uma nova verificação do seu pedido, podemos confirmar que, infelizmente, não podemos proceder ao reembolso, uma vez que a sua reserva não foi efectuada nos termos do Programa de Garantia de Reservas Confiáveis, uma vez que o pagamento foi efectuado directamente e fora da nossa plataforma.

Lamentamos sinceramente o problema encontrado e convidamo-lo a consultar todas as recomendações para efectuar pagamentos e comunicar em segurança através do nosso sítio Web, clicando no seguinte link: https://www.vrbo.com/pt-pt/ajuda/articles/Como-pago-de-forma-segura-um-alojamento-de-f%C3%A9rias

Obrigado pela vossa compreensão.

Atenciosamente,
28 de julho 2022
Não aceito apenas um "lamentamos", Esclareçam-me como o vosso site permite a existência de anúncios falsos, lesando os vossos clientes sem que os mesmos tenham forma de os detectar, (aliás seria uma tarefa complicada até pelo numero de emails que os senhores utilizam, inclusive alguns com referência ao nome homeaway) não fará parte da vossa função garantir um serviço seguro aos clientes??
A Vrbo não se reponsabiliza por isso?
Fui vítima por falta de controlo da vossa parte, falta de um registo e identificação fidedigna de quem pública anúncios, permitindo assim anúncios fraudulentos e esquemas de scam que lesam os vossos clientes, desta forma a vossa empresa passa a ser uma empresa não confiável, sem crédito algum que não garante de forma alguma o serviço a que se presta!! Considero que o fundo de "garantia confiável" deveria ser usado pois fui lesado num anúncio falso anunciado na vossa página!
Vrbo
Estimado José,
Para que um viajante deixe de comunicar através do site e todas as comunicações sejam feitas por e-mail privado, terá que enviar um email inicial ao falso proprietário e a técnica destes burlões é adicionar o e-mail na foto do anúncio.
Temos que confirmar que nem através do email do qual nos contacta nem através do email da sua familia chegou a usar o sistema de comunicação privado e seguro da Vrbo, infelizmente contactou diretamente a fraude através de e-mail privado.
Através das capturas de ecrã que nos enviou confirmamos que não correspondem ao nosso Site, nem a referência de reserva, nem sequer o endereço de e-mail desde donde é contactado para efetuar o pagamento.
Nós não intervimos no processo de troca de informação sobre reservas e transações financeiras entre proprietários e inquilinos. Não entregamos as chaves das propriedades aos viajantes pois o contacto é direto entre proprietários e inquilinos atrevés da aplicação ou site da Vrbo onde tem uma caixa de entrada onde emails e números de telemóvel são bloqueados.
Também não temos uma conta bancária para que os viajantes formalizarem o pagamento das suas reservas.
Este procedimento que seguiu é completamente oposto ao nosso.
Reiteramos que no nosso site nunca se fazem pagamentos por transferencia bancária, que terá sempre que pagar por cartão de crédito uma Taxa ao site e o valor do aluguer da casa. E em qualquer caso, o nosso site informa os viajantes sobre a necessidade de pagar online por razões de segurança (separador de segurança na página inicial, página de ajuda, mensagem convidando os viajantes a pagar online ao consultar os anúncios);
Que as reservas Vrbo normalmente começam com " HA-”;
Que os proprietários não têm acesso aos e-mails dos viajantes, nem os viajantes ao do proprietário por motivo de segurança;

É de extrema urgência que contacte o seu banco e recomendamos, antes de mais que vá a polícia para denunciar esta Fraude, porque foi vítima de uma fraude por internet que se fazia passar pela Vrbo.
Como pode imaginar, o sector do aluguer de alojamento turísticos é propenso a fraudes, principalmente em temporada alta.
Por isso temos uma equipa de segurança muito forte que se dedica à revisão das contas registadas na Vrbo mas entre milhões de anúncios algum poderá conseguir chegar aos nossos viajantes...
Embora a nossa empresa lamente profundamente o esquema a que possa ter sido vítima não podemos ser responsabilizados pela publicidade fraudulenta e infelizmente não podemos processar o seu pedido de indemnização.

Atenciosamente,
A Equipa Vrbo
29 de julho 2022
O anúncio a que respondi estava anunciado na vossa página vrbo.com.
E cliquei nos botões existentes na vossa página, não saí da vossa página!!
Portanto reintero, a vossa empresa além de não garantir a segurança dos anúncios que publica, pública anúncios fraudulentos que lesam os vossos clientes!!
29 de julho 2022
A informação que me deram agora em que as reservas começam por "HA" e que os pagamentos são exclusivamente efectuados por cartão de crédito deveria constar no vosso site na página inicial e deveria ser transmitida préviamente aos vossos clientes, já que não conseguem evitar que publiquem anúncios fraudulentos pelo menos elucidam os clientes prevenindo-os assim para essas fraudes!!
Agora não vale de nada!!
Joao Dias avaliou a marca
26 de setembro 2022

Só se preocupam com o lucro, segurança no site é zero, não se responsabilizam por fraudes cometidas no proprio site, zero confiança aos clientes

João se for ver o intagram dessa empresa há imensa gente a reclamar alugam e batem com o nariz na porta, já forma homeaway e mudaram de nome provavelmente pelo número de pessoas enganadas e qualquer dia mudam de novo. Infelizmente já me aconteceu exactamente o mesmo!!