HomeAway UK Limited
  • legal@homeaway.com

Vrbo - Não deixam cancelar reserva

Joana Ribeiro apresentou a reclamação
24 de junho 2020
Reservei uma casa de férias, no entanto por motivos de saúde, fui obrigada a pedir o cancelamento. De acordo com as condições apresentadas no site, tinha direito a 65% do total da reserva se pedisse para cancelar até dia 20 de Junho. Apesar de o ter feito dia 15 de Junho, por mensagens à empresa gestora (Belvilla Holiday Rentals), até hoje não me responderam. Além disso, apesar de terem referido no e-mail de confirmação que a segunda tranche do valor da reservar seria automaticamente creditada dia 20 de Junho, acabaram por o fazer no dia 15 de Junho (curiosamente no mesmo dia em que pedi o cancelamento da reserva, com direito ao reembolso de 65% do valor pago). Acabei por expôr esta empresa fraudulenta à Vrbo. Infelizmente, até hoje não fui contactada pelo portal, nem sei em que estado está esta reclamação interna.
Assim, alerto para que não façam reservas através da plataforma Vrbo, e que não reservem qualquer propriedade gerida pela Belvilla Holiday Rentals (foi esta propriedade que reservei: https://www.vrbo.com/pt-pt/arrendamento-ferias/p1268786?adultsCount=2&noDates=true)
Tanto a Vrbo como a Belvilla Holiday Rentals são empresas fraudulentas e às quais não se deve dar qualquer credibilidade.
Data de ocorrência: 24 de junho 2020
25 de junho 2020
Acabei de receber a seguinte resposta por parte da Vrbo (disponível apenas em inglês)

"Thank you for contacting HomeAway.

We have carefully reviewed all the information that we have available related to your case, including all the documents that you have provided.

We understand you wish to cancel your reservation and receive a refund.

Upon completion of our review, we can confirm that we are not able to process the refund partially or in full of the amount that you have paid for your reservation.

We encourage you to work with the property manager, Belvilla, in order to find a mutual solution regarding your reservation. Changing your booking dates can be an option and we suggest that you discuss this with the property manager directly. The owner contact details are accessible from “MyTrips” section of your traveler account you can also sent an email to legal@belvilla.com.

We remain at your disposal in case you have any further questions.

Best Regards,

Geoffrey | EU Guarantee Specialist
HomeAway"

Repito, que ninguém faça reservas através desta plataforma, e muito menos para propriedades geridas pela Belvilla Holiday Rentals. Ambas entidades são fraudulentas, operam totalmente à margem da legalidade.
Vrbo
26 de junho 2020
Estimada Joana

Lamentamos a situação reportada de dificuldades no cancelamento.

Temos a informar que estamos em contacto com a Agência de forma a que com celeridade lhe seja devolvido o montante devido relativo ao reembolso desta reserva. Para qualquer informação sobre o seguimento do processo queira por favor entrar em contacto com o serviço de apoio ao cliente.

Gratos em avanço.
26 de junho 2020
Estão em contacto com a Belvilla?! Então ainda ontem me enviaram o email que copiei acima (tristemente apenas em inglês), em que claramente se demarcam de toda e qualquer responsabilidade que têm nesta situação, afirmando ainda que não poderão fazer qualquer reembolso. Em que ficamos?

Aproveito para reforçar que o pagamento da reserva no meu caso foi TODO feito através do vosso site, e portanto, de acordo com a Vossa política "Ao realizar e pagar online a sua reserva através da Vrbo beneficia-se das seguintes vantagens:
- Está protegido com a nossa Garantia Reserve com Confiança e uma proteção total de pagamentos;
- Estamos disponíveis para ajudá-lo com o nosso Serviço de Apoio ao Cliente".

Ora, mais uma mentira. Tanto a Belvilla como a Vrbo são empresas fraudulentas.

Já apresentei queixa à Deco. A seguir será a PSP/ASAE.

Alerto todos os potenciais utilizadores incautos a não utilizarem esta plataforma. O único aspeto positivo de tudo isto é que depois poderei postar a minha classificação no site da propriedade e expôr toda a situação, para que não hajam mais vítimas. Isto, claro, se a Belvilla e a Vrbo não eliminarem as críticas negativas - algo que depois de todas estas atitudes me parece muitíssimo provável.

Novamente sublinho: não utilizem esta plataforma, é fraude!
7 de julho 2020
Só para reforçar que, após me terem dito que a minha queixa tinha seguido para a "Guarantee Team" da Vrbo, hoje quando voltei a contactar para perguntar como estava o meu processo, voltaram a enviar o e-mail que já transcrevi para aqui no dia 26 de Junho (negam-se a dar-me qualquer reembolso, não se responsabilizaram, e a propriedade continua lá para ser arrendada, com uma pontuação muito boa).

Eu não sei como esta empresa pode operar em Portugal, mas seguramente que não devia ter autorização para tal.