45.4
Blue Planet Technologies, SA.

Homeit - Comportamento abusivo da empresa

Caroline Sousa Franco
Caroline Franco apresentou a reclamação
25 de maio 2023
Eu tinha uma fechadura inteligente August (gestão gratuita) e um funcionário da Home It me convenceu a trocá-la pela da Home It (gestão gratuita).

Durante esse processo, várias promessas foram feitas como: gestão online gratuita, chaves digitais ilimitadas gratuitas, visualização do histórico de acessos gratuitos, configurações especiais gratuitas, gestão de tempo para fechamento automático gratuito (por email)... Tenho comprovantes impressos e digitais.

Em nenhuma das comunicações havia uma data limite para a suspensão das funcionalidades do produto.

Imagine comprar uma televisão da Samsung e, depois de um tempo, eles coagirem a pagar uma mensalidade para utilizar algumas teclas do controle remoto inteligente? Ou comprar uma máquina de lavar e secar inteligente da LG e depois eles começarem a cobrar uma mensalidade para utilizar algumas funcionalidades dela, como, a de secar? Pois é... é isso que a Home IT está a fazer.

Aceitei investir na fechadura inteligente deles, paguei 406,14 euros para o Home IT pela fechadura.

Além disso, paguei pela adaptação da minha porta principal (novos furos e instalação) e comprei um cilindro duplo europeu visto que o meu anterior não era compatível com o sistema Home IT.

Pois bem, agora a empresa resolveu trocar o modelo de funcionamento... Diminuiu o preço da fechadura pois tem a intenção de cobrar por assinaturas. Ou seja, para os clientes novos, a oferta principal é de uma fechadura inteligente mais barata do que eu paguei mas associada a um plano de assinatura para a gestão das configurações.

Mesmo com a inflação e todos os aumentos de custos que todos conhecemos... um cliente novo deles paga menos 100 euros do que eu paguei quando eu fiz a compra do mesmo produto. E isso sem considerar promoções e tenho orçamentos para comprovar.

Agora, não só eles estão a cobrar por funcionalidades que foram me oferecidas como gratuitas mas também estão a me enviar constantemente emails a me coagir a pagar pela assinatura ou ter o serviço interrompido!!!! Ou seja, não vou conseguir fazer a gestão da própria fechadura da minha casa!!!!!!!

Último e-mail recebido:
Assunto: "HOMEIT - Pré-aviso de suspensão de serviço"

Email:
"Serve o presente email para o informar que, após as várias comunicações sobre os novos planos Homeit, não recebemos até ao momento a sua subscrição a nenhum dos planos e que, por esse motivo, o seu serviço Homeit será suspenso durante o dia 29 de Maio de 2023.
Os melhores cumprimentos,
HOMEIT "

Eles estão a me coagir a pagar assinaturas e "ad ons" para poder continuar a configurar a minha própria fechadura! Após todo esse investimento!!!

Não sou contra esse modelo de negócio mas NÃO FOI ESSE O ACORDO que eu fiz com a empresa no momento da compra e tenho os comprovantes disso.

Esta é a minha tentativa final de resolução deste problema antes de acionar o julgado de paz ou até iniciar uma ação coletiva.

Não importam as ameaças, eu não vou pagar por algo que foi negociado de forma gratuita mesmo que o plano custe 1 cêntimo.
Data de ocorrência: 25 de maio 2023
Homeit
26 de maio 2023
Cara Caroline Sousa,

Primeiramente, gostaríamos de agradecer pela sua mensagem e pedir desculpas por qualquer inconveniência que possa ter ocorrido com a mudança de nossa política de preços. A sua satisfação é a nossa prioridade e estamos sempre dispostos a trabalhar para resolver quaisquer problemas que possam surgir.

Compreendemos as suas preocupações em relação à recente mudança na nossa estrutura de preços para o serviço online da Homeit. Sabemos que inicialmente, o uso do serviço online era gratuito e entendemos que esta mudança possa ter sido surpreendente. No entanto, gostaríamos de esclarecer alguns pontos:

Primeiramente, a mudança não afeta a capacidade de usar o equipamento localmente através do Bluetooth. Você ainda poderá usar o Smartlock Nuki incluído na sua compra para controlar o acesso ao seu imóvel. A cobrança aplica-se apenas ao serviço online que permite gerir o sistema remotamente.

Em segundo lugar, ao contrário de um produto como uma televisão Samsung que você mencionou, a Homeit incide custos com o serviço online que é necessário para gerir o sistema remotamente. Estes custos incluem, mas não se limitam a, manutenção, desenvolvimento, administração e gestão do sistema. Durante os primeiros anos, conseguimos suportar estes custos, no entanto, devido ao aumento das necessidades de desenvolvimento e à inflação geral, não somos mais capazes de oferecer o serviço gratuitamente.

Em relação ao seu comentário sobre o preço atual do nosso sistema, gostaríamos de esclarecer que o valor de venda do mesmo sistema que adquiriu está atualmente a 409€ + IVA com o teclado, valor que é superior ao que você pagou no momento da compra.

Também gostaríamos de enfatizar que já se passaram quatro anos desde a sua compra, um período que excede duas vezes o tempo de garantia do equipamento. Durante este tempo, o mercado e as condições mudaram significativamente, levando a Homeit a adaptar-se a estas novas circunstâncias.

Reconhecemos que, no passado, indicamos que o serviço seria gratuito. Na época, não antecipámos a necessidade de implementar uma cobrança pelo serviço online. Gostaríamos de enfatizar que nunca foi a nossa intenção fazer uma promessa de gratuidade para sempre. As condições de mercado e os custos associados à prestação deste serviço mudaram desde então e, infelizmente, somos obrigados a refletir essas mudanças na nossa estrutura de preços.

Agradecemos a sua compreensão e pedimos desculpas por qualquer confusão ou inconveniente que esta situação possa ter causado. Se tiver mais perguntas ou preocupações, não hesite em entrar em contato connosco.