Performance da Marca
45.4
/100
Razoável
Razoável
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
77%
Taxa de Solução
30%
Média das Avaliações
42,5%
Taxa de Retenção de Clientes
25%
Ranking na categoria
Blue Planet Technologies, SA.

Homeit - Comportamento abusivo da empresa

Sem resolução
Caroline Sousa Franco
Caroline Franco apresentou a reclamação
25 de maio 2023
Eu tinha uma fechadura inteligente August (gestão gratuita) e um funcionário da Home It me convenceu a trocá-la pela da Home It (gestão gratuita).

Durante esse processo, várias promessas foram feitas como: gestão online gratuita, chaves digitais ilimitadas gratuitas, visualização do histórico de acessos gratuitos, configurações especiais gratuitas, gestão de tempo para fechamento automático gratuito (por email)... Tenho comprovantes impressos e digitais.

Em nenhuma das comunicações havia uma data limite para a suspensão das funcionalidades do produto.

Imagine comprar uma televisão da Samsung e, depois de um tempo, eles coagirem a pagar uma mensalidade para utilizar algumas teclas do controle remoto inteligente? Ou comprar uma máquina de lavar e secar inteligente da LG e depois eles começarem a cobrar uma mensalidade para utilizar algumas funcionalidades dela, como, a de secar? Pois é... é isso que a Home IT está a fazer.

Aceitei investir na fechadura inteligente deles, paguei 406,14 euros para o Home IT pela fechadura.

Além disso, paguei pela adaptação da minha porta principal (novos furos e instalação) e comprei um cilindro duplo europeu visto que o meu anterior não era compatível com o sistema Home IT.

Pois bem, agora a empresa resolveu trocar o modelo de funcionamento... Diminuiu o preço da fechadura pois tem a intenção de cobrar por assinaturas. Ou seja, para os clientes novos, a oferta principal é de uma fechadura inteligente mais barata do que eu paguei mas associada a um plano de assinatura para a gestão das configurações.

Mesmo com a inflação e todos os aumentos de custos que todos conhecemos... um cliente novo deles paga menos 100 euros do que eu paguei quando eu fiz a compra do mesmo produto. E isso sem considerar promoções e tenho orçamentos para comprovar.

Agora, não só eles estão a cobrar por funcionalidades que foram me oferecidas como gratuitas mas também estão a me enviar constantemente emails a me coagir a pagar pela assinatura ou ter o serviço interrompido!!!! Ou seja, não vou conseguir fazer a gestão da própria fechadura da minha casa!!!!!!!

Último e-mail recebido:
Assunto: "HOMEIT - Pré-aviso de suspensão de serviço"

Email:
"Serve o presente email para o informar que, após as várias comunicações sobre os novos planos Homeit, não recebemos até ao momento a sua subscrição a nenhum dos planos e que, por esse motivo, o seu serviço Homeit será suspenso durante o dia 29 de Maio de 2023.
Os melhores cumprimentos,
HOMEIT "

Eles estão a me coagir a pagar assinaturas e "ad ons" para poder continuar a configurar a minha própria fechadura! Após todo esse investimento!!!

Não sou contra esse modelo de negócio mas NÃO FOI ESSE O ACORDO que eu fiz com a empresa no momento da compra e tenho os comprovantes disso.

Esta é a minha tentativa final de resolução deste problema antes de acionar o julgado de paz ou até iniciar uma ação coletiva.

Não importam as ameaças, eu não vou pagar por algo que foi negociado de forma gratuita mesmo que o plano custe 1 cêntimo.
Data de ocorrência: 25 de maio 2023
Homeit
26 de maio 2023
Cara Caroline Sousa,

Primeiramente, gostaríamos de agradecer pela sua mensagem e pedir desculpas por qualquer inconveniência que possa ter ocorrido com a mudança de nossa política de preços. A sua satisfação é a nossa prioridade e estamos sempre dispostos a trabalhar para resolver quaisquer problemas que possam surgir.

Compreendemos as suas preocupações em relação à recente mudança na nossa estrutura de preços para o serviço online da Homeit. Sabemos que inicialmente, o uso do serviço online era gratuito e entendemos que esta mudança possa ter sido surpreendente. No entanto, gostaríamos de esclarecer alguns pontos:

Primeiramente, a mudança não afeta a capacidade de usar o equipamento localmente através do Bluetooth. Você ainda poderá usar o Smartlock Nuki incluído na sua compra para controlar o acesso ao seu imóvel. A cobrança aplica-se apenas ao serviço online que permite gerir o sistema remotamente.

Em segundo lugar, ao contrário de um produto como uma televisão Samsung que você mencionou, a Homeit incide custos com o serviço online que é necessário para gerir o sistema remotamente. Estes custos incluem, mas não se limitam a, manutenção, desenvolvimento, administração e gestão do sistema. Durante os primeiros anos, conseguimos suportar estes custos, no entanto, devido ao aumento das necessidades de desenvolvimento e à inflação geral, não somos mais capazes de oferecer o serviço gratuitamente.

Em relação ao seu comentário sobre o preço atual do nosso sistema, gostaríamos de esclarecer que o valor de venda do mesmo sistema que adquiriu está atualmente a 409€ + IVA com o teclado, valor que é superior ao que você pagou no momento da compra.

Também gostaríamos de enfatizar que já se passaram quatro anos desde a sua compra, um período que excede duas vezes o tempo de garantia do equipamento. Durante este tempo, o mercado e as condições mudaram significativamente, levando a Homeit a adaptar-se a estas novas circunstâncias.

Reconhecemos que, no passado, indicamos que o serviço seria gratuito. Na época, não antecipámos a necessidade de implementar uma cobrança pelo serviço online. Gostaríamos de enfatizar que nunca foi a nossa intenção fazer uma promessa de gratuidade para sempre. As condições de mercado e os custos associados à prestação deste serviço mudaram desde então e, infelizmente, somos obrigados a refletir essas mudanças na nossa estrutura de preços.

Agradecemos a sua compreensão e pedimos desculpas por qualquer confusão ou inconveniente que esta situação possa ter causado. Se tiver mais perguntas ou preocupações, não hesite em entrar em contato connosco.

Com os melhores cumprimentos,
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.