Honda Automóveis

Honda Automóveis - Avaria sistemática dos fechos das portas da viatura 99-LE-90

António Valverde apresentou a reclamação
5 de outubro 2022
Exmos Senhores,

Venho por este meio apresentar uma reclamação relativa ao fecho centralizado da viatura Honda Jazz.
A viatura foi adquirida na data da sua matrícula em 29-12-2010 .
A presente viatura é utilizada diariamente embora apresente uma quilometragem relativamente baixa: cerca de 60.000 Km
Gostaria de informar que a viatura fez revisões programadas e não programadas, como, de algumas, que aqui se dá conta, num vosso concessionário, pelo que qualquer confirmação necessária do aqui exposto será por eles, certamente, confirmada e/ou documentada.

Assim,
1) A 29/01/2020 aceitou-se a substituição dos conjuntos de fecho centralizado das portas traseira esquerda e condutor. Foi-nos mencionado pela oficina que esta seria a única possibilidade de arranjo, uma vez que a viatura já se encontrava fora da garantia. A dita substituição foi aceite não deixando de afirmar a estranheza de dois fechos avariarem quase simultaneamente. De tal estranheza se deu também conta na chamada telefónica que a Honda, normalmente faz para avaliação dos trabalhos executados. Claro que se afirmou que o problema tinha ficado resolvido, mas que, de facto, era muito estranho a avaria dos dois fechos.

2) A 16/09/2020 procedeu-se à substituição do fecho da mala que apresentou o mesmo problema. Não seria estranho a avaria de 3 fechos num carro? Talvez, devido ao desgaste! Não deixa de ser estranho, pois estas 3 portas são usadas de um modo muito díspar, sendo a do condutor deveras muito mais utilizada, seguindo-se a mala e por fim a porta traseira esquerda.
De igual modo se procedeu na chamada executada pela Honda.

3) A 12/01/2022 procedeu-se à substituição do fecho da porta traseira direita.
Com certeza que na gravação realizada pela Honda, da chamada telefónica, aparece menção a tal problema.

4) A 11/04/2022 procedeu-se ao orçamento para substituição, novamente do fecho traseiro esquerdo. Foi-nos comunicado que o tempo de garantia da peça já tinha sido ultrapassado pelo que teríamos que pagar a sua substituição. (o tempo de garantia seria de 2 anos e teria acabado a 29/01/2022, ver ponto 1)).

5) A 16/09/2022, sexta feira, final da tarde, ao chegar a casa. A porta traseira (mala) recusou-se a abrir. Outra vez!
Segunda feira seguinte (19/09/2022), dirigimo-nos ao concessionário (oficina), para dar conta da avaria, tendo-nos sido marcada uma vistoria para o dia 27/09/2022.
Como conclusão da vistoria: A mala precisa de um fecho novo, pelo que vamos solicitar a garantia da peça.
A 29/09/2022 foi-nos comunicado que o fundo de garantia não seria aplicado, pois a mesma tinha terminado a 16/09/2022.

Exposto isto, não é de estranhar que todos os fechos de um carro avariem (com exceção do do pendura), quase simultaneamente e segundo nos foi afirmado somente nesta viatura? Será que a avaria não é nos fechos, mas sim num qualquer outro ponto do sistema?
Logo, como podem verificar temos sempre aceite a vossa sugestão, mesmo para além do razoável, pois foram aceites 4 arranjos de fechos em portas diferentes. Agora, parece que estamos a começar uma nova vaga de arranjos de fechos centralizados e, tal passa muito, mas mesmo muito, além do razoavelmente aceite.

Dado os inconvenientes, quer em tempo, quer em custo e acima de tudo em preocupação e mau estar, não pretendemos apenas o prolongamento da garantia dos fechos novamente
colocados, mas que procedam a uma vistoria completa à viatura de modo a detetar verdadeiramente qual o problema e a substituição das peças avariadas, de modo a resolver, de uma vez por todas, estas constantes avarias.

Agradecendo a vossa atenção e aguardando o breve agendamento para o proposto

P.S. Caso a vistoria solicitada possa ser prolongada, avisamos da necessidade de carro de substituição.
Data de ocorrência: 16 de setembro 2022
3 de novembro 2022
Exmos Senhores,

Dado a falta de qualquer resposta, após 1 mês da sua apresentação, à minha anterior queixa, seve o presente para renovar a mesma.
Junto poderão encontrar a razão da mesma em documento anexo.

Maria Gabriel Queirós
António Valverde avaliou a marca
5 de janeiro 2023

A marca não assumiu o problema, referindo, somente, que o problema foi resolvido, claro, mas á custa de novas peças pagas pelo cliente e não através de uma investigação cabal dos acontecimentos. Mantêm-se assim os possíveis problemas futuros.