Sōzō Portugal, S.A.
    4400-617 Vila Nova de Gaia
  • apoiocliente@sozo.pt

Honda Automóveis - Pós-venda Litocar pouco profissional

Filipe Freire apresentou a reclamação
9 de novembro 2020 (editada a 10 de novembro 2020)

Sou proprietário de uma viatura Honda Civic e na semana passada desloquei-me à Litocar Stª Mª da Feira para uma revisão do tipo 2.

Em conversa com a senhora da receção pedi-lhe para questionar o técnico sobre um problema no Bluetooth.

Expliquei-lhe que após a atualização do sistema operativo do telemóvel para a versão mais recente (Android 10), a ligação Bluetooth ao carro deixou de funcionar corretamente, está sempre a ligar/desligar.

A resposta que recebi posteriormente foi “o técnico diz que não há atualização” ao qual eu perguntei “mas nunca haverá?”, sendo que a resposta foi “não”.

Para meu espanto logo a seguir recebi o seguinte comentário “o melhor é trocar de telemóvel” ao qual eu respondi com admiração “mas para um mais antigo para funcionar com o carro?!”, ao qual foi respondido “pois”.

Como devia ser um dia especial recebo outro comentário “ou então trocar de carro”, ao qual eu respondi “não esperava esse tipo de respostas tendo um carro com 4 anos ainda dentro da garantia”.

Como o meu historial do pós-venda da Litocar é péssimo decidi abrir esta reclamação que espero que tenha o devido seguimento.

Os problemas com esta empresa começaram logo na compra:
- Informação na fase de aquisição que estaria para abrir Litocar com oficina Honda em Aveiro (4 anos depois nada, mas tudo bem, faço as deslocações a Coimbra/Feira);

Posteriormente várias outras situações:
- Problema de trepidação no arranque a frio e que só acontece no Inverno em dias de muito frio (já me trocaram o bimassa em Coimbra ao abrigo da garantia, mas o problema regressou no ano seguinte e não me sabem dar nenhuma resposta);
- No ano passado fui obrigado a trocar de Coimbra para a Feira pois os colegas de Coimbra ficaram de me ligar para fazer marcação da revisão e nunca me contactaram até hoje;
- Na Feira, apresentação de orçamento com total sem IVA (e dito verbalmente pela responsável das peças) numa deslocação passada e no momento de pagamento tive surpresa (o trabalho estava feito, tive que deixar passar, pois não iria obrigar a desmontar os pneus e restantes peças em desacordo);
- Na Feira, consola de comandos para elevador de vidro no passageiro foi trocada ao abrigo da garantia (perfeito, nao tivesse o encaixe do puxador ficado marcado como se o tivessem tirado com uma chave de fendas);
- Na Feira, Nessa mesma intervenção também foi feita a correção inerente à emissão de particulas (o dieselgate da Honda... não me souberam dizer se a intervenção iria prejudicar a performance da viatura, a não ser por relatos de outros proprietários, quando fiz perguntas mais complicadas, como o que acontece se a performance diminuir pois eu como adquirente não tenho que perceber estas questões mas também não tenho que ficar prejudicado por um erro da Honda, ainda fui tratado com indiferença e arrogância sem saberem responder: "faz a atualização só se quiser", mas quando pergunto se afeta a garantia: "pode afetar")
- E finalmente o episódio relatado acima;

O que eu pretendo:
- Uma resposta como deve ser relativamente ao problema Bluetooth;
- Uma resposta eficaz e certeira no problema da trepidação (provavelmente só em Janeiro com os dias frios de Inverno vamos conseguir resolver);
- Esclarecimento relativamente à correção da emissão de partículas e às consequências para a viatura;
- Uma melhoria no pós-venda da Litocar;

Data de ocorrência: 9 de novembro 2020
13 de novembro 2020
Exmº Senhor Filipe Freire,

Fazemos referência ao email que nos foi remetido por V. Exª. através do Portal da Queixa.

Aproveitamos para informar que iremos tratar a sua exposição através do nosso Apoio ao Cliente, através do qual as suas questões serão devidamente agilizadas.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Apoio ao Cliente Honda
19 de dezembro 2020
Tive algumas respostas da Litocar que me deixaram parcialmente satisfeito, alguns assuntos ficaram pendentes para resolver no início de 2021.

Da Honda só obtive resposta que não têm atualização para corrigir o problema do Bluetooth, uma vergonha numa viatura ainda dentro da garantia.
Sobre a alteração relativa à emissão de particulas nada adiantaram além do que já me tinha sido dito pela Litocar, sem especificar o que a alteração fez no meu carro...
Oficina em Aveiro, nem uma palavra.
Filipe Freire avaliou a marca
6 de janeiro 2021

A Litocar demonstrou interesse em resolver os problemas que lhes compete e é possibilitado. A posição da Honda é má.

Caro Freire, li com atenção a sua exposição e a primeira coisa que me apraz referir é que o senhor relata com tanta exactidão e firmeza que não deixam grande margem para dúvidas.
Sabe, na realidade muitos empresários deste sector ao invés de serem justos para com o cliente, vão pelo caminho mais fácil, o do deixa andar… Aprendem as coisas más com a concorrência, quando deveriam aprender o que não fazer. O senhor demonstra ser educado, tolerante e fiel. E apesar disso esbarra na falta de profissionalismo sentida e bem explicada.
Todos os dias nos concessionários é dito ao cliente que determinado problema não passa de uma característica, quando na verdade essa característica na esmagadora maioria das vezes é mesmo um defeito e até sobejamente conhecido, desde a recepcionista até à empregada de limpeza do concessionário. Os únicos que não conhecem determinados problemas são os chefes de oficina, os mecânicos, gerentes ou directores das concessionárias. Portanto, da próxima vez já sabe!
Nos dias de hoje depois de identificarmos o carro que pretendemos, temos sim de ir em busca de um concessionário credível, e depois rezar para termos sorte com o carro.
Quer eu quer o senhor já sabemos que isto irá navegar em águas que se querem calmas até ao final da garantia…o truque sujo do costume. Depois desse dia passarão a tratá-lo a artificialmente bem mas mencionando que infelizmente a mesma já passou...esperando que o senhor passe a aceitar até por defeitos não resolvidos e inúmeras vezes reclamados.
E depois ainda lhe telefonam a dizer que estão a proceder à resolução de um problema denotado e que estão a fazer um recall…treta, querem é passar a mão no pelo do incauto. O nosso carro vai ficar parado sem nenhuma intervenção, querem é causar boa impressão, acredite é outro truque muito utilizado. Na realidade o que querem é não perder o contacto com o cliente, agora que o cliente está cansado daquele carro que lhe deu tantas chatices… Entre estes fakes recalls e a chegada de um modelo novo não costuma demorar muito até que o concessionário lhe ligue a convidar para um evento. A mim já me aconteceu duas vezes isto em duas marcas e concessionários diferentes, Renault e Mercedes.
Eu aconselho que qualquer problema ao abrigo da garantia peça resposta por escrito para que o cliente tenha prova da queixa ainda em garantia. Aconselho também a que guarde documentos que comprovem a data da entrega do carro para reparação de avaria e comprovativo de data de levantamento da mesma. Pois todo o tempo em que o cliente fica privado do veículo ao abrigo da garantia, o período de tempo tem de ser acrescentado no final. Por isso nunca deve aproveitar para tratar de outra coisa que não seja o problema na garantia, caso contrário não conta pois evocarão que trataram de outras coisas.
A pena que tenho da Honda estar também entregue a concessionários que não fazem jus à credibilidade que tantas décadas demorou a construir, quantas vidas tirou, quantos pais não viram os filhos crescer…para isto. Enfim.

Tenho um honda civic (e tudo correu bem até agora) mas o meu telemóvel huawei era incompativel com o carro. Percebi depois qus a honda publica na internet uma lista dos telemóveis compatíveis. Em principio se for de uma marca compativel mesmo que seja um modelo mais recente (e que ainda não está na lista) deverá funcionar. No meu caso optei por samsung e correu bem. E realço até como ponto positivo a qualidade do som do streaming samsung a10 reproduzido no sistema da honda.