Sōzō Portugal, S.A.
    Edifício D, 5º A
    Rua Daciano Baptista Marques, 245
    4400-617 Vila Nova de Gaia
  • apoiocliente@sozo.pt

Honda Automóveis - Problemas constantes ho da hrv 1.6 executive navi adas siesel

Vera Santos
Vera Santos apresentou a reclamação
14 de junho 2020
Exmos Senhores, Sou proprietária de uma viatura Honda HR-V 1.6 EXECUTIVE NAVI ADAS Diesel, adquirida 0 km a 16/12/2016, que levou 9 meses a chegar.
Logo nova, em auto-estrada vento e barulho vinha das portas, e ao lavar entrava água dentro do carro. Na oficina não resolveram totalmente e ainda hoje entra vento e barulho. 15/8/2017 na auto-estrada para Lisboa, acendeu a luz do óleo. Nem queriamos acreditar. Mal sabíamos que este era o início do nosso pesadelo com este veículo. Entretanto, Saltou a tinta toda de uma peça no tablier, começamos a ouvir um guinchar ao travar, o computador de bordo bloqueou e reiniciou várias vezes sozinho , o carro nem sempre pegava à primeira, e a luz do cruise control estava sempre ligada. Tudo isto antes da primeira revisão. Em 10/2018, começaram barulhos nas rodas. Pastilhas da frente. Num carro Novo? Em 13/3/2019, luz da chave acesa, e falha ao ligar o carro. Trocamos as pilhas, mas, descobrimos que era o interruptor de ignição avariado. Apenas uma semana depois, acendeu a luz do filtro de partículas. Ficámos logo assustados. Na oficina disseram-nos que o acendimento da luz do filtro de partículas se devia aos percursos curtos não permitirem a regeneração dos residuos de combustão, aconselhando percursos mistos, coisa que fazemos regularmente. Sou doente oncológica e tenho que me deslocar regularmente entre Portimão e Faro. A nossa filha joga basquetebol, e joga fora a cada 2 semanas. Fazemos viagens regulares a Lisboa, Porto, Madrid, Sevilha, por isso não faz sentido. Lá colocaram o líquido de limpeza do filtro, e fizeram regeneração forçada (coisa que esforça o Motor). Disseram que as emissões de gases eram muito superiores ao permitido, tendo sido resolvida a situação, sendo eles. A partir daí , regularmente, umas vezes de mês a mês, outras de 2 em 2 meses, volta a acender a luz. Vamos para a auto-estrada e fazemos a regeneração. Gastos em Gasóleo, portagens, motor em esforço, enfim... Em 10/2019, mais uma avaria, o motor do lava vidros. Poucos dias depois de manhã, os vidros da frente todos abertos. Pensamos ter sido um assalto, mas, reparamos que de vez em quando, quando se fechavam os vidros, os mesmos voltavam a abrir. O GPS deixou de funcionar, e nova luz de avaria ligada. Problemas resolvidos na revisão de 12/2019. A estes problemas, juntava-se a luz do filtro de partículas e as constantes regenerações feitas por nós. 18/2/2020, depois de mais uma vez verificarmos a luz do filtro de partículas acesa, lá fomos para a auto-estrada de novo. Tentámos 3 vezes sem sucesso. Mais uma ida à oficina. Colocaram o aditivo de filtro de partículas, usaram um spray de limpeza de filtro de partículas e o carro ficou 2 dias a tentarem a regeneração forçada, mas, nada. No fim de semana, trouxemos o carro para tentar fazer a regeneração. Sem sucesso o carro voltou à oficina e depois de mais uns dias, lá conseguiram resolver, embora nos tenham dito que nunca aconteceu um caso tão extremo como o do nosso carro. 22/02/2020, a nossa filha tinha um torneio em Gondomar, lá fomos para cima, sempre a andar bem. Uns dias depois de chegarmos, a 6/3/2020, ao chegar a casa, acendeu a luz do motor, e o carro entrou em modo de segurança. Voltou à oficina e detectaram que o tubo de admissão do ar estava estragado. Ficamos 3 semanas sem carro por falta da peça. No dia 10/4/2020 um pouco depois de chegarmos a casa, ouvimos um alarme mas não sabíamos que era o nosso carro. Ao jogar o lixo fora, o meu marido viu as luzes todas acesas, dentro e fora do carro, e o alarme a tocar. Abriu a porta, estava tudo ok, fechou e voltou para casa. Um pouco depois o alarme voltou a tocar e todas as luzes se acenderam de novo, mas o carro desta vez bloqueou portas e tudo. Liguei à assistência, o reboque carregou a bateria, mas o alarme voltou a disparar e bloqueou fazendo o mesmo até acabar a bateria. Hoje voltei a ligar à assistência e na oficina não conseguiram detectar nada de anormal a não ser a bateria fraca, coisa normal depois de um fim de semana a disparar o alarme com luzes ligadas. Vamos ver se não volta a acontecer.
Depois de sair da oficina, durante uma horas esteve tudo bem. Por volta da uma da manhã começou a ligar os médios, e a disparar o alarme algum tempo depois. Bastava fechar a porta do carro, esperar uns minutos, as luzes ligavam e o alarme disparava. A assistência pediu para chamar o reboque e desligar a bateria. O carro tem 3 anos, e faz-nos pensar que isto é só o início e não vai deixar de nos dar problemas nunca. Quando comprámos o carro não estávamos a prever que acontecessem tantas avarias, até porque temos um Honda HR-V com 20 anos que nunca deu problemas, e a reputação da Honda era excelente. Agora depois de pesquisar um bocado, acabo por descobrir que o nosso carro não é o único a dar problemas, mas nenhum deu tantos problemas como o nosso continua a dar. Aconselhámos 2 amigos nossos a comprar carros iguais, e um deles tem o carro com 2 meses de diferença do nosso, e até hoje não teve um único problema, e note-se que o modelo é exactamente igual. Escolhemos o motor a Diesel por supostamente ser mais robusto e de maior duração. Já não temos confiança no carro, e a nossa opinião sobre a Honda mudou. Pretendemos que o carro, uma vez que se encontra na garantia, seja trocado por outro de igual modelo e condições porque acredito que este carro saiu da fábrica com defeito. Tudo faremos para que se resolva o problema sem sermos mais prejudicados do que já fomos. Para além do tempo sem o carro e do dinheiro gasto para resolver a situação, o stress é enorme, pois estamos sempre com medo de avariar de vez. O meu oncologista diz que o stress é um dos grandes inimigos da minha doença, e tenho medo de por causa do carro, vir a piorar a minha situação clínica. Um carro deste valor, 0 km e de uma marca tão conceituada não pode nunca dar problemas desde os primeiros dias e recorrentemente como o nosso. Já não aconselhámos ninguém a comprar um carro igual, e estamos super desiludidos. Fizemos reclamação à Sózó mas até hoje aguardamos uma resposta. Aguardo resposta por escrito e resolução rápida. Com os melhores cumprimentos Vera Santos
Data de ocorrência: 14 de junho 2020
2 de setembro 2020
Exmª Senhora Vera Santos,

Fazemos referência ao email que nos foi remetido por V. Exª. através do Portal da Queixa.

Aproveitamos para informar que tratamos da sua exposição através do nosso Apoio ao Cliente, na qual as suas questões foram devidamente agilizadas.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Apoio ao Cliente Honda
Vera Santos
2 de setembro 2020
Como resolvida se não obtive resposta?