Sōzō Portugal, S.A.
    Edifício D, 5º A
    Rua Daciano Baptista Marques, 245
    4400-617 Vila Nova de Gaia
  • apoiocliente@sozo.pt

Honda - Publicidade enganosa "Honda Jazz"

Hugo R. apresentou a reclamação
18 de dezembro 2017

Após consultar o Site "* PROIBIDO *://www.honda.pt/cars/new/jazz-2016/campanhas/jazz-financiamento-99.html"
e após ler as condições da campanha as quais transcrevo "Exemplo para um contrato de crédito a 48 meses, montante financiado de 9.308,50€, reembolsado em 47 prestações mensais constantes de 99€ e uma última prestação de 6.285,87€, inclui comissão de processamento mensal no valor de 3,50€. Comissão de abertura de crédito no valor de 300,00€. TAN: 4,500%. Montante total imputado ao consumidor de 11.368,03€. Campanha válida até 31/12/2017. Proposta sujeita a aprovação. A alteração do montante financiado reflectir-se-á nos cálculos financeiros. Para mais informações consulte a BBVA Instituição Financeira de Crédito S.A. Emissões de CO2 em ciclo combinado (g/km): 106-120. Consumo combinado (l/100km): 4,6-5,1." .
Onde ressalvo, "Montante total imputado ao consumidor de 11.368,03€", e é aqui que a questão se torna numa Burla ou publicidade enganosa.
Pois a definição de MTIC corresponde "Corresponde ao valor total que vai pagar pelo crédito. Isto é: A soma total dos custos do crédito que englobam juros, comissões, despesas, impostos e encargos com o montante total do crédito concedido. É expresso em euros."
OU seja as 48 prestações de 99 euros mais a ultima mensalidade de 6.285,87€.
O que somando as mensalidades e a prestação final e restantes valores de comissões, daria um valor aproximado dos 11.368,03€.
Ao deslocar-me à Honda sou confrontado com uma entrada inicial que nunca foi inserida na publicidade.Na totalidade o carro ficaria com um valor perto dos 20.000 euros.
Ou seja A Honda Portugal coloca uma publicidade enganosa com o intuito de fazer os potenciais clientes deslocarem-se, para falar com os comerciais de modo a poderem ser convencidos do "belo" negócio.
Pois esta Publicidade teve um efeito precisamente oposto na minha pessoa ao sentir-me enganado.
Nem Parece ser uma marca de um pais onde mais morrer do que perder a honra.

Data de ocorrência: 18 de dezembro 2017
3 de maio 2018
Exmo. Senhor Hugo Ramalho,

Para mais informações por favor entre no Link: * PROIBIDO *://hondajazz.pt/ ou visite o concessionário Honda mais próximo de si.

Obrigado,

Apoio ao Cliente
Sōzō Portugal, S.A.
11 de maio 2018
Informo que estive na altura da reclamação num concessionário da Honda, ao abordar o comercial acerca da publicidade, este esboçou um sorriso, e referiu passo a citar "Vamos lá descalçar esta Bota". Após explicar o que aqui exponho, ou seja, expor a parte escondida na publicidade referiu que tinha recebido cerca de 400 interpolações nas últimas semanas, pois a pessoas iam ao "engano". Ou seja o único objectivo da publicidade e da sua falta de transparência é levar as pessoas aos stands de modo a que os comercias possam captar o cliente. Mantenho a minha opinião. Quanto à resposta dada pela Honda é mais do mesmo. Levar o cliente à marca de modo a tentar convencer o cliente.
Hugo R. avaliou a marca
18 de novembro 2018

Continuam exactamente como estavam, a tentar enganar os clientes com publicidade enganosa. A recomendação para resolver a minha reclamação era ir falar com um comercial num stand, coisa que fiz na altura imediatamente antes de reclamar. Por ver que levam os clientes ao engano é que eu efectuei a reclamação. Por isso mantenho a minha opinião quanto à Honda.