Honda Automóveis

4400-617 Vila Nova de Gaia

apoiocliente@sozo.pt

Honda - Resolução de avaria

Henrique Cunha apresentou a reclamação

Sou proprietário de um Honda Civic 1.4 de setembro de 2006.
Nos últimos 6 meses, o carro avariou 5 vezes (1ª - 13 de dezembro de 2016, 2ª - 23 de março de 2017, 3ª - 28 de abril de 2017, 4ª - 02 de maio de 2017, 5ª - 16 de maio de 2017).
Na 1ª vez, o carro avariou ao fazer marcha atrás. O carro foi abaixo e não o consegui voltar a pôr a trabalhar. Tentei com a ajuda de outro carro e com uns cabos de bateria pô-lo a trabalhar, mas não consegui. Chamei o reboque e depois de este tentar ligar o carro a uma bateria portátil, também não conseguiu pô-lo a trabalhar. O carro foi levado para uma oficina, onde no dia seguinte foi substituída a bateria.
A 2ª vez, que o carro foi levado para a oficina, foi devido a um cheiro a queimado que se sentia dentro do carro e um apito estridente vindo das colunas de som do rádio. Levado o carro à oficina, foi desligado o rádio, logo resolvido o problema.
A 28 de abril de 2017, sexta-feira, a 3ª vez que o carro foi abaixo, depois de arrancar do estacionamento e de andar cerca de 50 metros, ao reduzir a mudança, o carro desligou-se. Tentei pôr o carro a trabalhar com o auxílio de outro carro e cabos de bateria, o que não consegui. Como o carro estava numa descida tentei de empurrão e depois de grande andamento o carro lá pegou. O carro ficou em casa parado no fim-de-semana.
No dia 02 de maio de 2017, terça-feira, o carro voltou a avariar pela 4ª vez. Ao sair da IC17 para o Parque nas Nações e Moscavide, no momento em que reduzia, o carro foi abaixo e não voltou a pegar. Contatada a oficina da Honda na Av. Padre Manuel da Nóbrega, 8 B, no Areeiro em Lisboa (Santogal H), fui aconselhado a não rebocar para lá o carro, pois só poderiam analisar o que se passava, 15 dias depois. Achei muito estranho a oficina da marca não responder de imediato a uma avaria. Como precisava do carro, mandei o reboque levar a viatura para uma outra oficina. Nesta oficina foi substituído um dos sensores da cambota.
Na 5ª vez que o carro avariou, a 16 de maio de 2017, nas Telheiras em Lisboa, ao reduzir para entrar para o meu local de trabalho o carro voltou a desligar-se. Consegui colocar o carro em marcha e estacionei no parque do local de trabalho. Contactei a Honda no Areeiro em Lisboa, no sentido de para lá levar o carro. Como não me recebiam o carro no momento, marcaram-me a receção do carro, conforme disponibilidade da oficina, para o dia 01 de junho de 2017.
A 01 de junho de 2017, quinta-feira, o carro pegou, levei o carro para a oficina da Honda no Areeiro em Lisboa, logo pela manhã.
A 02 de junho de 2017, sexta-feira, sou contatado pela oficina, a informar que a avaliação da situação teria de ficar para segunda-feira, 05 de junho de 2017, por falta de disponibilidade.
Nos 4 dias da semana seguinte (05, 06, 07 e 08 de junho de 2017), não houve qualquer contato da oficina, relativamente à resolução da avaria do carro.
A 08 de junho de 2017, quinta-feira, contatei a oficina telefonicamente, tendo sido informado que só iriam “pegar” no carro no dia seguinte, 09 de junho de 2017, sexta-feira. Para meu espanto, 9 dias depois do carro ter dado entrada na oficina.
A 09 de junho de 2017, pelas 18 horas, fui contactado no sentido de efetuar o levantamento da viatura. Segundo o contacto telefónico, não tinha sido detetada qualquer avaria no carro após terem sido efetuados todos os testes necessários, sendo também referido que haviam circulado com o carro, para além do diagnóstico efetuado “pelas máquinas”.
A 12 de junho de 2017, segunda-feira, desloquei-me à oficina, com o intuito de esclarecer o diagnóstico efetuado e a não deteção da avaria. Após questionada a oficina sobre os testes que efetuaram à viatura no período de quinta para sexta-feira, em busca de uma avaria intermitente e depois de muita insistência da minha parte, fui informado de que os únicos testes efetuados, tinham sido o “ligar o carro à máquina”, contrariando a informação dada por telefone na sexta-feira anterior, 09 de junho de 2017, de que tinham circulado com o carro.
Como não me pareceu razoável circular com o carro nestas condições, ficou acordado com a oficina, manter lá o carro, a fim de serem efetuados mais testes, no sentido de detetarem a avaria, tendo-me sido solicitado 20€ para gasolina, para as voltas a efetuar.
No período entre 12 e 20 de junho (8 dias!!!), não fui contatado pela oficina a dar-me qualquer justificação sobre o estado da minha viatura. Neste dia resolvi telefonar, tendo sido informado de que tinham outras marcações e ainda não tinham tido oportunidade de “pegar” no carro. Será possível? - A minha marcação existe desde o dia 16 de maio de 2017 e a entrada do carro na oficina desde 01 de junho de 2017, com previsão de entrega a 02 de junho de 2017.
Quando contatei a oficina para efetuar a marcação para a entrega da viatura, fui informado que o diagnóstico tinha um custo de 50€.
No dia da entrega do carro na oficina, fui surpreendido com o orçamento estimativo de 150€, o triplo do valor inicialmente apresentado, com a justificação de que aparentemente o diagnóstico seria mais difícil, o que não deixou de me surpreender.
Em face do atrás exposto, não posso deixar de manifestar o meu profundo espanto e desagrado, face ao tratamento dado pela Honda na resolução do problema e a toda a inércia demonstrada, com os consequentes transtornos e custos decorrentes desta situação.
Sendo a Honda uma marca de referência e devendo a satisfação do cliente ser uma prioridade, o tratamento dado a este problema deixa muito a desejar.
Hoje 26 de junho de 2017 (o carro está na oficina à 4 semanas!), continuo sem qualquer explicação da oficina da Honda.

12 Jul2018
Honda Automóveis adicionou uma resposta

Exmº Senhor Henrique Cunha,

Na sequência da situação exposta e assim como é do conhecimento de V.Exª, o assunto descrito foi acompanhado pelo nosso departamento de Apoio ao Cliente através do email apoiocliente@sozo.pt, o qual obteve uma resposta da nossa entidade.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos, com um pedido de desculpa pela demora na nossa resposta.

Apoio ao Cliente Honda

02 Abr2019
Honda Automóveis alterou o estado para Resolvida

Ver perfil de Rui Gonçalves

Rui Gonçalves

Nota:
Na sua reclamação com certeza queria dizer " Setembro de 2016" (lá está 2006)
-------------------
Tenho um Honda Civic Tourer 1.6 com GPS.
Publiquei este vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=MShMZ2UdP9I
Verifique no seu GPS se tem este problema.