Horácio Costa, Lda

Horácio Costa, Lda - Luxalon

Raquel Martinho
Raquel Martinho apresentou a reclamação
23 de dezembro 2018

Adquiri à empresa Horácio Costa Ldª, tectos falsos da marca Luxalon que me foram indicados por outros utilizadores desta marca desde 1998/2001, para aplicação em cozinha e casas de banho, à semelhança do que eles próprios utilizam.
Tive oportunidade de verificar o estado impecável dos tectos depois de todos estes anos, nessas casas habitadas por famílias, logo de uso contínuo.
Assim, optei por este material, informando a empresa qual o fim a que se destinava que, aliás, veio especificado no próprio orçamento; forneci a planta do piso e o desenho dos tectos da cozinha e das casas de banho foi feito pela empresa Horácio Costa Ldª.
O comercial que me atendeu foi o Sr. Arq. Daniel Caetano que demonstrou um profissionalismo exemplar.
Adjudiquei o orçamento incluindo a montagem.
Fui surpreendida pela informação que o Director Comercial (que nunca tinha visto) queria falar comigo.
Aparece um senhor que se apresentou como sendo o tal director comercial chamado Joaquim Silva e me informou “que não lhe interessava fazer a montagem porque havia muitos cortes e só tinha interesse em montagem a direito ao estilo supermercados”.
Atrasou-me a obra dois meses, pois é difícil encontrar montadores para o particular sistema de garras das calhas que a Horácio Costa fornece, mas atendendo ao nível de qualidade que eu tinha verificado nas casas que tinha visitado, adquiri o material.
O material foi montado no verão de 2017 e no verão de 2018 – apenas com uso de três meses, pois foi o tempo que esse apartamento foi ocupado, as placas têm a tinta a lascar e demonstram que, de modo algum são adequadas ao fim para o qual estão a ser utilizadas e que o fornecedor sabia perfeitamente qual era por ter sido especificado por mim e por eles próprios.
Este material, embora tenha a mesma designação, não é de modo algum o mesmo material que eu vi aplicado e que tem a designação de Luxalon, pois as pessoas que o têm conservam as facturas nas quais consta a designação.
Não têm a mesma qualidade que as que eu vejo aplicadas em casas de banho desde 1998/2001 e utilizadas diariamente.
Procedi à respectiva reclamação em Setembro 2018 tendo sido informada que o Sr. Arq. Daniel Caetano já não estava na empresa.
Atendeu-me um senhor Pedro Costa que me comunicou ir enviar um técnico para avaliar a situação.
Duas semanas mais tarde, por mero acaso estava no jardim com uma visita e pára um carro, com um casal, sai um senhor idoso que se dirige ao portão me comunica que vem ver o que se passa com o material e diz – Horácio Costa – o que me levou a pensar que estava a dizer o nome da empresa; não entregou qualquer cartão ou contacto.
Verificou o material e disse que teria de mandar levantar uma placa para enviar para a Holanda, pois não valia a pena substituir pois podia acontecer a mesma coisa.
Informei-o que tal não me dizia respeito, não podia levantar placas do tecto e deixar buracos abertos, teria de pôr algo a substituir a placa que levantasse e teria de resolver a situação.
Nunca mais apareceu ninguém; telefonei a marcar uma data com bastante antecedência, perto das férias judiciais e que me permitisse acompanhar a substituição.
Na falta de contactos posteriores enviei vários emails.
Não obtive qualquer resposta.
Consultando o site, constata-se:
Horácio Costa é o CEO (Chief Executive Officer) – Director Executivo - talvez seja quem foi ver o material.
Pedro Costa – Eng. de materiais – quem telefonou e nunca viu o material.
Joaquim Silva – um comercial que não é director
Arq. Daniel Caetano – Quem me atendeu e que afinal não se foi embora.

Também não tem no site o endereço electrónico do livro de reclamações.

Pretendo a reposição dos tectos com material adequado ou a devolução do valor pago se, como o Sr. que viu os tectos disse, "vai acontecer a mesma coisa."
Neste caso terei de ser reembolsada do valor da montagem.

Data de ocorrência: 23 de dezembro 2018
Raquel Martinho
Raquel Martinho avaliou a marca
8 de outubro 2020

Nem sequer houve qualquer contacto. Conclui que esta empresa mudou a área de clientes e fornece principalmente países africanos e portanto acredita que as reclamações ficam aqui em Portugal e não chegam ao conhecimento desses clientes. As pessoas com um comportamento profissional que conheci ou foram despedidas ou saíram da empresa. Não obstante continuam a figurar no site como se integrassem os quadros.