Hospital Beatriz Ângelo
9.2

Hospital Beatriz Ângelo - Falta de respeito e cuidado

Stephanie
Stephanie apresentou a reclamação
17 de junho 2020 (editada a 19 de junho 2020)
Venho por este meio apresentar o meu descontentamento e indignação perante o acompanhamento de doente e familiar com outra patologia, em tempo de pandemia.
Não percebo como é que se ouve tantas vezes que em tempo de pandemia os doentes e familiares de outras patologias não são esquecidos, são bem acompanhados, e depois é o que se vê.
Teleconsulta? Que acompanhamento se faz a um doente oncológico e doente ERAS por teleconsulta, se tivessem prestado mais atenção e cuidados a situação do meu pai talvez não estaria agravado como agravou. Na semana antes da pandemia alertamos para as queixas do meu pai, na consulta não foi solicitado qualquer exame. Numa das teleconsultas com o médico oncologista (médico também excecional) surgiu que fosse pedido ao médico de especialidade que fosse feita uma tac. Expusemos essa situação, posteriormente numa teleconsulta e foram então solicitadas análises para serem realizadas duas semanas depois, depois iria se à consulta e então depois seria solicitado uma TAC.
Análises essas que acabaram por não serem realizadas, uma vez que o meu Pai nesse espaço de tempo de espera acabou por ser internado.
O tempo vai passando e as coisas não são controladas.
Creio, que a “desculpa pandemia” é apenas para tentar justificar certas atitudes que não são justificáveis e que acontecem mesmo em tempo de não pandemia e que assistimos várias vezes no hospital.
No dia 20 de abril, contactamos o serviço de enfermagem (conforme indicado nas consultas, caso, houvesse alguma alteração com a nefrostomia do meu pai). Foi nos indicado para contactarmos o centro de saúde ou nos dirigirmos ao serviço de enfermagem, uma vez que o médico indicava sempre para evitar as idas às urgências devido ao covid-19. Solicitamos apoio às enfermeiras do centro de saúde, que gentilmente e profissionalmente, se deslocaram à residência dos meus pais. Tentaram desentupir a nefrostomia, mas sem resultado, então foi nos aconselhados dirigirmo-nos ao hospital para ser visto pela enfermeira e médico de especialidade, uma vez que o meu pai tinha tido uma queda e possivelmente a nefrostomia poderia estar fora do sitio.
Contactei os bombeiros para poder nos dirigirmos ao hospital, quando lá cheguei pedi para falar com a Enf.ª , ao que a auxiliar me respondeu que iria chama la, mas muito provavelmente não iria fazer nada porque estava quase no horário de saída, eram 15h30, calculo que o horário de saída seriam 16h00.
E confirmou-se, mandou nos ir para as urgências, uma vez que não tinha ali nenhum médico para lhe dar apoio, pelos vistos não era falta de medico, mas sim, não perder tempo.
Nessa sequência, deslocamo-nos à urgência, e na triagem foi explicado toda a situação anterior por mim e pelo bombeiro, e ao que a enfermeira da triagem nos respondeu” têm que ir para o centro de saúde, aqui não temos meios para fazer isso”. Tanto eu como o bombeiro, indignados voltamos a explicar toda a situação e insistir que foi no hospital que nos mandaram para as urgências.
Pergunto eu: como é que é possível nos dizerem que um hospital / urgência não tem meios para resolver estas situações. Um hospital não tem e o centro de saúde já teria que ter meios, mas em que mundo essa enfermeira vive, mas como podemos chamar enfermeira a uma pessoa que estava a mandar um doente embora, é assim que essa senhora faz as triagens.
Faz se a triagem baseada naquilo que lhe apetece dizer.
Depois de vários exames, o meu pai teve que ficar internado, mas ao que parece, se eu e o bombeiro não insistíssemos com a situação, o meu pai teria ido para casa. Quero reforçar que expliquei a situação a um dos médicos do hospital e face a situação clínica o medico disse que o meu pai teria mesmo que ir às urgências devido à infeção detetada nas análises e abanou-me a cabeça com tal atitude da Sr.ª Enfermeira, se assim podemos chamar.
Depois foram várias situações, após o meu pai ter sido transferido para o quarto. Só conseguimos chegar à fala com médico de especialidade uma semana depois, indicavam-me para me deslocar ao hospital para falar com alguém e nada e inclusive nunca ninguém nos contatou. depois de conseguir falar com o médico, e ficar acordado que haveria sempre alguém a ajuda lo com o telemóvel para falar com a familia, poucos dias depois tal não aconteceu, nunca nigúem nos atendeu nem hospital, no horário definido (chegamos a estar das 17h às 20h), ninguém nos contatou, desloquei-me diversas ao hospital e estivemos 5 dias sem saber nada do meu pai. uma das vezes que me desloquei o medico não pode falar comigo conforme acordado e solicitei para a falar com um enfermeiro para saber noticias do meu pai ou que essa pessoa respondeu à rececionista que se recusava a falar comigo que se quisesse fosse falar com um médico e desligou lhe o telefone. Que educação, profissionalismo e respeito é este?!
O médico solicitou apoio aos cuidados paliativos e foram várias semanas a aguardar, desculpa o covid. Depois dos cuidados paliativos observarem o meu pai deram autorização para visita da esposa e dos filhos, só soube no dia seguinte porque me desloquei ao hospital para ir obtendo informações clínicas do meu pai, caso, contrario não nos contataram. Nesse mesmo dia pude vê-lo mas mesmo assim um enfermeiro se opos a mais visitas, apenas uma pessoa poderia vê-lo e sempre a mesma pessoa, confrontado pelo médico com informação médica em sistema. o Sr. enfermeiro disse-me que excepcionalmente a minha mãe poderia vê-lo no dia seguinte, situação essa que já não foi possível. Quando chegamos ao hospital no dia seguinte para a visita o meu pai tinha acabado de falecer. Os enfermeiros de serviço foram excelente profissionais. E nesse dia já não nos deixaram entrar, pergunto eu sabendo o estado clínico do meu pai porque não deixaram entrar mais cedo, estávamos há um mês sem vê-lo e semanas sem falar com ele e dois dias antes de partir já dão autorização de visita mas que não foi indicada. Lamento, mas a pandemia só veio tentar justificar o injustificável. Se sabemos como funciona sem pandemia, a mesma é apenas uma desculpa para tentar justificar o mau profissionalismo por parte de certas pessoas que ocorrem todos os dias.
Todos os dias se ouve na televisão para as pessoas ficarem descansadas que os doentes e familiares dos doentes de outras patologias não são postas de lado. Sabemos que na prática não é verdade e que isto é tudo conversa para a televisão e não só.
isto é inadmissível.
Data de ocorrência: 17 de junho 2020