Hospital Beatriz Ângelo
Hospital Beatriz Ângelo
10.5

Hospital Beatriz Ângelo - Falta de respeito e falta de profissionalismo urgências pediatria

HDF
HDF apresentou a reclamação
19 de fevereiro 2020
O nosso filho Ian de 14 meses foi diagnosticado com Bronquiolite Aguda e Otite no dia 3 de Fev.2020, depois da consulta com a pediatra ele ficou pior e ela aconselhou-nos a dirigirmo-nos ao hospital.

O Ian passou a noite de 3.Fev. para 4.Fev. nas urgências de um hospital visto que não estava nada bem e já não comia ou bebia nada, no hospital foram feitas varias intervenções para garantir as suas melhoras e para que ele pudesse ir para casa.

Para casa foi nos prescrito um antibiótico, no entanto o Ian não era capaz de tomar nada, nem agua, nem leite, e vomitava o antibiótico. Durante a noite de 4.Fev.2020 o Ian teve uma recaída grande que nos fez ligar a Saude 24h, eles passaram logo de imediato ao INEM assim que ouviram o som do respirar do Ian, o INEM veio a nossa casa de emergência.
Eles verificaram que realmente era necessário levá-lo para um hospital visto que não estava a melhorar e não iria melhor em casa, visto que não comia nem bebia, não tomava o antibiótico e tinha uma respiração preocupante onde fazia covinhas nas costelas e tinha uma “pieira” muito acentuada.

O INEM queria levar o nosso filho para o Hospital de Torres Vedras no entanto devido à falta de condições de pediatria naquele hospital ( infelizmente estivemos lá com o Ian quando ele tinha um mês de vida com uma infecção urinaria ) pedimos para ser levado a Loures, Hospital Beatriz Angelo, na esperança de ser um Hospital mais actualizado e com bons profissionais.
Eles acharam o Ian estável o suficiente para ser transportado por nós, mas avisaram que teria de ser “de imediato” visto que o quadro clinico dele poderia alterar muito rapidamente. E se assim fosse o caso para ligar logo o 112.

Quando chegamos ao Hospital Beatriz Ângelo pelas 2:30 da manhã, ele foi visto por uma medica que decidiu tentar o mesmo procedimento que o hospital na noite anterior ja tinha tentado.
Com alguma relutância concordamos, vendo que o Ian só se estava a ir mais a baixo e não tinha sinais nenhuns de melhorias. Todos os procedimentos foram em vão, pois o Ian não estava a ficar melhor.

De dia 3.Fev à madrugada de dia 4.Fev e para dia 5.Fev o Ian ja tinha perdido cerca de 1kg, não bebia ou comia, tinha a saturação de oxigênio instável e a descer ( quando entramos nas urgências do Beatriz Angelo estava a 97 e quando saímos (5:30) estava a 92 segundo o que vi na maquina e o que a enfermeira nos disse ), a respiração tinha uma obvia “pieira” e ele tinha uma visível dificuldade em respirar.

Com todos estes factores, a primeira medica fazia questão de nos ignorar e via-se que não gostava de ser questionada. Qualquer professional dever saber e tem a obrigação de saber justificar as suas decisões.

A segunda medica que viu o Ian pelas 5:00 da manha, nunca fez um exame fisico, nem lhe tocou e foi de uma extrema falta de profissionalismo, esta Sra. quando lhe respondi as suas perguntas, não só ignorou as minhas respostas, como teve o falta de respeito de me dizer que o meu filho não lhe parecia nada desidratado por lhe sorriu e porque nem roxo estava!!!
Quando tentei lhe voltar a explicar o que já se tinha passado na noite anterior com o Ian, essa Sra. nem quis ouvir ( talvez por já ter feito um “diagnostico" baseado na médica anterior, dai querer fazer queixa das duas médicas formalmente ), não quis ouvir e nunca fez uma examinou o meu filho, quando lhe perguntei da saturação de oxigênio que estava a descer, essa Sra. teve o descaramento de me responder “ Voce também pensa que sabe tudo.”

Deparada com tal falta de profissionalismo, simplesmente lhe perguntei o que queria fazer e ela foi muito direta,
- queria esperar mais 1hora para tentar lhe dar o antibiótico oralmente e mandar o Ian para casa, visto que não era caso para internamento.

Retirei-me do consultório e falei com o meu marido onde tomamos a decisão de levar o nosso bebe para outro Hospital, onde às 6:10 da manha deu entrada e as 6:35 da manhã estava a ser internado por desidratação e complicações respiratórias devido ao diagnóstico Bronquiolite Aguda.

O nosso filho esteve internado 4 dias!
Hoje teve de fazer terapia pulmonar e quarta - feira ira voltar para o hospital para ser visto por medico.

Agora, expliquem-me como é possível um hospital como Beatriz Angelo ter Sra./s médicas a exercer essa profissão tão importante e serem tão ignorantes ao mesmo tempo.

Já escrevi dois emails, já liguei para o Hospital e nada! Nem sequer uma resposta! O telefone nem sequer atendem! Este caso tem de ser averiguado o quanto antes.
Espero por este novo meio conseguir obter uma resposta e o Livro de reclamações!
Pois é o mínimo que queremos fazer, mas se não houver resposta nenhum, teremos que contactar uma entidade particular para lidar com o assunto de negligencia.
Data de ocorrência: 19 de fevereiro 2020
HDF
HDF avaliou a marca
10 de fevereiro 2021

O Hospital simplesmente, enviou uma carta a dizer "Desculpe se os nossos serviços não foram do nosso agrado." Como se esta situação fosse uma questão de agradar o paciente?! A questão foi a falta de formação e competência da medica em questão e a sua arrogância, para lidar com os pais e para analisar o nosso bebé e o seu estado critico. Pois assim que o nosso bebé deu entrada noutro hospital 1 hora depois de termos saído do Hospital Beatriz Angelo, ele foi logo admitido para internamento! Admitir que houve uma falta de profissionalismo ( para connosco, os pais ) e competência / experiência para identificar o grau de gravidade em que o nosso bebé estava, seria o mínimo que esperávamos da parte do Hospital, até para poderem reverem e perceber o que correu mal e como poderiam melhorar no futuro, para que situações destas não voltem a acontecer. A medica não nos quis ouvir e não levou em consideração nada do que lhes dissemos, o nosso filho estava sem beber ou comer a mais de 48hrs! A coragem para admitir que somos humanos e cometemos erros é chave para a evolução de qualquer professional. Humildade, caracter e principalmente saber lidar com pessoas não se ensina nas faculdades. Ou se tem ou não se tem. E esta medica não tem, o que pode vir a custar a vida de muitas pessoas no futuro. Precisa ser averiguado. O Hospital foi muito condescendente na sua resposta a nossa queixa.