Hospital da Luz
Luz Saúde, S.A.

Hospital da Luz - Factura abusiva

Liliana Jorge apresentou a reclamação
18 de maio 2020
No passado dia 12-05 desloquei-me ao Hospital da Luz de Lisboa para realizar um exame ginecolóigco, uma colposcopia.
Ao fazer a confirmação da consulta fui informada que teria que pagar o equipamento de protecção individual do médico que iria fazer o exame. Não me opôs a este pagamento, uma vez que tal já tinha acontecido numa ecografia 15 dias antes (neste exame paguei 6€). No entanto não fui informada do valor que iria ser cobrado. Como já tinha pago o equipamento uma vez, pensei que o valor fosse igual.
Como sou cliente do hospital há algum tempo e sem qualquer reclamação, até aqui, tinha bastante confiança nesta entidade, por isso quando fui fazer o pagamento não questionei qualquer custo. Fiz o pagamento e pedi que a factura fosse enviada para o portal como sempre o fiz até aqui.
Quando cheguei a casa e vi a factura fiquei surpresa, pois tinha sido cobrado 45€ de equipamento de protecção individual. Entrei logo em contacto com o hospital que me indicou, pela primeira vez, que o preço do equipamento para este exame seria entre 22€ e 45€. Pedi esclarecimento adicional, para que me justificassem porque é que tinha sido cobrado o valor mais caro e não os 22€, como indicado. Na altura não conseguiram entrar em contacto com o departamento de facturação, ficando o hospital de entrar em contacto comigo para tal esclarecimento.
No dia 13-05 voltei entrar em contacto com o hospital e não me deram mais informações para além daquelas descritas. No dia 14, 15 e 16-05 foi igual.
Nestes dias foram colocadas 2 questões ao hospital:
- Porquê de valores diferentes entre exames, uma vez que o equipamento de protecção individual é sempre igual?
- Porquê é que foi cobrado 45€ e não 22€, uma vez que a médica apenas usava uma bata descartável, uma mascara e umas luvas. O mesmo equipamento que o médico utiliza numa outra consulta onde não pagamos este equipamento.
Trata-se de um caso de facturação abusiva por parte desta entidade.
Data de ocorrência: 18 de maio 2020
15 de dezembro 2020
Só continuo a lá ir porque só seguida por bons médicos. No entanto já estou a procurar alternativas.
Liliana Jorge avaliou a marca
15 de dezembro 2020

Não houve resposta por parte do hospital