Hospital da Luz

Hospital da Luz - Pagamento de consulta

Marília Dias
Marília Dias apresentou a reclamação
19 de setembro 2018
Em 17set desloquei-me ao Hospital da Luz a uma consulta de Pediatria da minha filha de 5 meses, unidade de Saúde onde fui acompanhada em toda a gravidez, inclusive onde ocorreu o parto e agora onde tenho sido seguida nas consultas de acompanhamento da bébé.
Acontece que fiz a admissão para a consulta e efetuei o pagamento da mesma no valor de 3,99 como em todas outras uma vez que é coberta pelo IASFA.
Até então tudo bem, depois de sair da consulta de pediatria fiz admissão para a enfermagem para ser ministrada a 2a dose da vacinação (do após 4 meses, do plano nacional de vacinas), onde fui surpreendida com pagamento de 10euros pelas mesmas uma vez que, segundo a assistente administrativa, a bébé já não tinha cobertura do IASFA porque só teria através do Pai até ao 3 meses de idade, depois dos 3 teria de ter número individual, situação que desconhecia porque nunca me foi alertado, posto isto chama-me a assistente administrativa que me tinha atendido aquando a admissão para a consulta de pediatria para me ser cobrados mais 79euros pela consulta pelo mesmo motivo. Ora fiquei aborrecida, mas como em tudo na vida "primeiro faz-se e depois reclama-se" aqui estou Eu a mostrar total desagrado, primeiro porque as pessoas deviam ser alertadas para tal situação uma vez que estava a ser acompanha desde logo, segundo porque tive de pagar uma quantia inicial e uma outra no fim da consulta com preços muito desfasados, sem contar, por acaso estava prevenida, nem toda a gente vai a contar gastar 4,28euros sai de la sem 93euros (3,99+79 da consulta + 10 das vacinas, que seriam 23 cêntimos). É de lamentar que nem uma alternativa me tivesse sido apresentada na altura para o pagamento alternativo em causa. Refiro a situação aqui para que os demais, em situações semelhantes, se previnam.
Obrigada
Data de ocorrência: 19 de setembro 2018
6 de outubro 2018

Em causa não está a qualidade geral do Hospital.. Pois os Drs/Dras e Enfermeiros/as que me acompanharam e com os quais tive contato só louvo o seu cuidado, trabalho e prestação. Refiro-me que falharam na falta de informação quando me tentei esclarecer relativamente a valores no "departamento de esclarecimentos financeiros" (que não sei se é este o nome correto),desde que iniciei as consultas de gravidez relativamente a todo o processo, penso que devem informar essas situações também porque na realidade não custa nada.
E apresentar soluções versáteis aos pacientes quando surge um inconveniente sem ser preciso o cliente implorar, é ético, pois como disse perante a situação estava prevenida mas penso que nem todas as pessoas saiem de casa a pensar gastar "x" e têm de investir 20 vezes mais .. É complicado.
E para esclarecer, não é de todo minha intenção difamar o Hospital, pois continuo a ser paciente (eu e os meus) e contente com o acompanhamento médico, apenas é um "alerta" para que outros que, como eu, não saibam ficarem a saber e situações como esta se evitem.
#críticas construtivas