15.9

Hospital da Luz - Reclamação de uma consulta

Duarte Nuno Martins Costa
Duarte Costa apresentou a reclamação
25 de janeiro 2019

venho por este meio expor a minha reclamação e decepção para com o Hospital da Luz e o que se passou hoje com uma consulta que estava marcada para as 08h40.

Em Dezembro de 2018 fiz uma marcação para um médico da especialidade no site do Hospital da Luz em Lisboa, na qual, no formulário de inscrição me foram solicitados todos os dados, tanto pessoais, como os do seguro bem como email e numero de telefone.

Só depois de tudo devidamente preenchido me permitiu concluir o pedido de consulta para dia 03-01-2019 ficando a mesma em stand by até confirmação.

Ainda em Dezembro recebi um telefonema do hospital a comunicar que dia 03-01-2019 não era possível ter consulta com o médico indicado pelo que teria de escolher uma nova data.

Ainda ao telefone com um administrativo do hospital, foram-me sugeridos vários dias e horários pelo que escolhi o dia 25-01-2019 pelas 08h40, consulta na qual me foi confirmado de imediato como marcada pelo administrativo que me ligou.

Perguntei mais do que 1 vez se estava confirmado sendo que a resposta foi afirmativa.

No dia 25-01-2019, hoje, as 08h40 encontrava-me em frente à recepção da especialidade para que me fosse indicado o consultório quando sou deparado com a resposta de que não tinha consulta nenhuma para aquele dia, nem o médico em questão, Dr António de Almeida Santos estaria nas instalações.

Fiquei quase sem reacção. Após alguma insistência foi-me explicado que o médico teria antecipado a consulta de dia 25-01-2019 para dia 23-01-2019 e que por erro dos serviços do Hospital da Luz, eu não fui informado da alteração ou mesmo do cancelamento.

Foi-me dito que teriam tentado contactar telefonicamente sem sucesso, contudo a minha ficha médica não estaria actualizada.

Aqui começam as incoerências nas explicações. Ora se, primeiro, a quando da marcação da consulta me pediram para registar todos os meus dados, segundo, o telefonema de confirmação de consulta para dia 25-01 foi feito para o meu numero de telefone correcto bem como email a confirmar da mesma consulta, como é possível que na antecipação da consulta de dia 25-01 para dia 23-01 me fosse dada a justificação de que o contacto na minha ficha de cliente incorrecta.

Não consigo entender, numa instituição como o Hospital da Luz, que para marcações de consultas os contactos vêm de uma fonte de informação e para a desmarcações vão buscar os contactos a outra fonte.

Não consigo igualmente perceber que, mesmo sem acesso ao contacto telefónico, poderiam contactar via email, seria mais do que suficiente para evitar os transtornos que me foram causados.

Isto denota falta de organização na informação dos utentes, bem como uma falta de sensibilidade para com a vida dos utente do Hospital da Luz que pagam os seus seguros e consultas também para que o próprio hospital da luz se mantenha no activo.

Assim quero apresentar esta reclamação, estando a ponderar apresentar junto de outras instituições, para que algo seja feito em prol de melhoria dos serviços prestados por esta instituição.

Atentamente

Duarte Costa
Data de ocorrência: 25 de janeiro 2019
8 de abril 2019
Exmo. Senhor,

Tomámos conhecimento da exposição de V.Exa., a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que estamos sempre disponíveis para esclarecer os nossos clientes através dos canais próprios do Hospital da Luz que podem ser consultados em https://www.hospitaldaluz.pt/lisboa/pt/apoio-a-clientes/contacte-nos/ ou nas nossas instalações.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Gabinete de Atenção ao Cliente
Duarte Costa
8 de abril 2019

Eu tentei fazer a reclamação nas vossas instalações ao qual me foi indicado usar o portal.

Penso que não se trata do meio usado para reclamar que está em causa mas sim a actuação do Hospital perante esta situação.

O meu alerta foi feito com o intuito de pensarem numa melhoria dos vossos processos para futuras situações idênticas.

Só assim melhoramos todos.

Obrigado

DC