15.9

Hospital da Luz - Reembolso

Sara Ribeiro
Sara Ribeiro apresentou a reclamação
22 de julho 2019
No dia 05/06/2019 dei entrada de urgência no Hospital da Luz, sendo necessária uma intervenção que carece de pré-autorização da seguradora. Como obviamente não havia tempo para isso, procedi ao pagamento total do valor do serviço, de acordo com o solicitado. Foi-me dito que assim que a seguradora assumisse o pagamento, o valor pago a mais me seria devolvido por transferência bancária. A seguradora deu-me o ok no dia 07/06/2019. Aguardei até dia 18/06 para saber qual o prazo para o reembolso e disseram-me que entrariam em contacto comigo. Até ao dia 09/07/2019 ninguém me contactou, pelo que voltei a telefonar e fiz exposição por escrito. Recebi email a dizer que o assunto tinha sido reencaminhado e que entrariam em contacto comigo. Hoje é dia 22/07/2019 e NINGUÉM me deu qualquer feedback do assunto.
É lamentável que uma instituição como o Hospital da Luz, não só retarde o cumprimento das suas obrigações, como nem uma resposta dê aos seus clientes, porque é isso que somos.
Paguei o que me pediram e só pretendo a devolução do que me pertence.
Data de ocorrência: 22 de julho 2019
9 de agosto 2019
Exmo(a). Senhor(a),

A S/ exposição já tinha chegado ao nosso conhecimento, encontrando-se em análise interna, sendo respondida oportunamente.
Informamos que estamos sempre disponíveis para esclarecer os nossos clientes através dos canais próprios do Hospital da Luz que podem ser consultados em https://www.hospitaldaluz.pt/lisboa/pt/informacoes-uteis/para-clientes/apoio-ao-cliente ou nas nossas instalações.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Hospital da Luz Lisboa
Sara Ribeiro
9 de agosto 2019

A resposta submetida pela entidade visada não me parece razoável.

Alegam estar sempre disponíveis, mas a verdade é que as chamadas telefónicas são atendidas pelo call center, que não consegue transferir as chamadas para os serviços respetivos, e o email disponibilizado é único e tal como comprovado, é respondido com email pré-definido ou semelhante, em que irão analisar e responder à questão.

Reitero a minha intenção de obter uma resposta em CONCRETO, uma vez que a minha seguradora cumpriu com a sua responsabilidade no dia 07/06/2019 e eu com a minha, no dia 05/06/2019.

Há quase DOIS MESES que aguardo uma resposta do Hospital da Luz com a explicação pela demora no reembolso devido.

Não entendo como se retém um valor que pertence ao cliente e não existe um email, um telefonema a explicar o porquê, quando o reembolso deveria ter sido feito imediatamente após a assunção da responsabilidade por parte da seguradora.

Compreendo perfeitamente. Também fui lesado (em várias dezenas de euros) devido a ausência de resposta dos serviços administrativos/financeiros deste Hospital. Péssimo serviço ao cliente.

Eu estou a ter o mesmo problema, como resolveram?

13 de outubro 2020

De acordo com a minha experiência o H Luz costuma proceder ao reembolso entre 1 a 3 meses depois do internamento.