Hospital da Luz

Hospital da Luz - Vale cirurgia

Marisa
Marisa apresentou a reclamação
5 de setembro 2018

No final do mês de Maio activei um vale de cirurgia no Hospital da Luz - Póvoa de Varzim, enviado pelo SNS, com o objetivo de retirar a banda gástrica que me está a causar muitos problemas de saúde, previamente diagnosticado pelos médicos de família, pelo especialista de reumatologia que me tem acompanhado e pelo próprio Hospital de Santo António onde fui previamente consultada.

Na sequência da activação do referido vale, no dia 5 de Junho de 2018, tive consulta com o Dr. Eduardo Coutinho, no Hospital da Luz - Póvoa de Varzim. Durante a consulta, o Dr. Eduardo Coutinho referiu que a Cirurgia de Remoção da Banda gástrica era urgente. Uma vez que eu tinha análises recentes, prescreveu um ECG prévio à cirurgia (o qual realizei de seguida) e pediu-me para aguardar um contacto do Hospital para marcação da dita cirurgia.

Um mês depois, em Julho de 2018, sem ter sido ainda contactada e estranhando a demora, telefonei para o Hospital da Luz - Póvoa de Varzim, onde me disseram que nada sabiam e que teria que aguardar.

A 22 de Agosto de 2018, mais uma vez após a ausência de qualquer tipo de contacto quer por parte do médico, quer por parte do Hospital da Luz - Póvoa de Varzim, telefonei novamente para o referido Hospital e falei com uma assistente ( D. Raquel) que me informou que o médico, o Dr. Eduardo Coutinho, tinha devolvido o vale de cirurgia no dia 14 de Junho. A mesma senhora disse-me que deveria contactar o Hospital Público (do SNS) de origem - neste caso, o Hospital de Santo António - para reaver o vale.

Telefonei no mesmo dia para o Hospital de Santo António, onde me informaram que não tinham conhecimento de nada, que não sabiam onde estava o vale pois nada tinham recebido que, deveria reiniciar o processo, i.e., deveria voltar à médica de família, pedir referenciação para um Hospital Central e esperar que me chamassem para uma consulta.

Convém referir que:
1- Neste processo, a cirurgia de remoção de banda gástrica foi considerada urgente por todos os médicos que me consultaram. A presença da banda gástrica no meu organismo tem originado diversas complicações que deram origem, inclusivé, a internamento hospitalar.

2- O referido médico não me deu qualquer indicação durante a consulta de que eu não estaria apta para a cirurgia.

3- No Hospital da Luz - Póvoa de Varzim não me sabem nem querem dar nenhuma explicação lógica para este procedimento ter ocorrido.

4- O Hospital da Luz - Póvoa de Varzim - deveria, no mínimo, ter-me informado da decisão do médico que com eles trabalha, pois esta questão afeta de forma preponderante a saúde do bem estar de uma paciente e está-me a causar diversos transtornos a vários níveis: fisicamente, psicologicamente e a nível profissional.

Por fim, gostaria de referir que habito a mais de 150 km do referido Hospital, o que implica que cada deslocação efetuada ao Hospital da Luz - Póvoa de Varzim é um enorme esforço a nível financeiro, pessoal e profissional.

Data de ocorrência: 5 de setembro 2018