Hospital da Prelada

Hospital da Prelada - Cirurgia plástica

José Freitas Pereira
José Pereira apresentou a reclamação
18 de setembro 2020
- 1ºAto cirúrgico em 23/07/2019 com alta no dia seguinte ás 12h. O ato em si e a própria anestesia, pareceu-me ter corrido mal (erro de calculo), pelo facto de acordar (e desperto) ainda no bloco operatório com os enfermeiros ainda a ultimar o serviço de pensos (aquando da 1ª consulta pós operatória questionei o cirurgião, o que me informou que era perfeitamente normal, será?). Só na hora da alta é que me foi indicado que deveria usar uma faixa compressiva, faixa essa que adquiri ainda nas instalações do HP, e coloquei logo que cheguei a casa por cima de uma data pensos que alí tinham sido colocados. Dois dias depois da cirurgia, comecei a sentir comichão por baixo dos pensos, e mais um dia passado comecei a sentir ardência. Nessa altura liguei para o HP a perguntar se me poderiam ver o que se passava, foi me dito para passar por lá e me dirigir á sala de pensos, chegado lá, as enfermeiras levantaram os pensos, chamaram o cirurgião para ver, comentaram: "isso está bom", (não sei se colocaram alguma coisa) voltaram a colar os pensos e mandaram-me embora. Chegado a casa, e porque já não aguentava a ardência, fui retirando os pensos um a um, e verifiquei que saía a pele junto com os pensos e ficando visível várias queimaduras "em carne viva". Posto isto, e como era sexta feira á tarde, já não teria possibilidade de voltar ao HP, comecei a tratar as ferias com o que tinha em casa e como sabia, com a ajuda da minha filha. Sendo queimaduras, não poderia abafá-las com a colocação da faixa compressiva como foi recomendado. A consulta seguinte foi no dia 30/07/2019 e ainda não tinha curado as queimaduras, o que comentário do cirurgião foi: "está muito bom" (...) o que eu não concordei, e respondeu-me que: "cirurgia não era uma ciência exata", "passe por cá no próximo dia 7 para avaliar-mos melhor isso. Na consulta do dia 07/08/2019 o cirurgião diz: "fico muito bem", não concordei, e referi que o mau resultado estava alí bem visível, em vez de duas mamas que tinha anormalmente volumosas para um homem, fiquei com uma grande e outra pequena, e o cirurgião respondeu: "isto não é matemática, onde dois mais dois são quatro" (...), sugerindo que aquilo se podia corrigir com uma nova cirurgia, duvidei, mas ele confirmou: "claro que sim" (...) "pudemos agendar nova cirurgia?" pergunta, e eu disse ok, se acha que é possível!!!? Ao qual ele respondeu: "ah sim, claro que sim".
- 2º Ato cirúrgico (correção do 1º) em 10/09/2020 depois de um adiamento devido ao COVID 19, (e de numa das consultas (em 03/07/2020) o cirurgião ter saído do HP e ter-se esquecido que eu estava na sala de espera.) Quando entrei no HP por volta das 8h fui encaminhado para o piso 2 quando na verdade deveria ter sido encaminhado para o piso 6.
Depois de nas várias consultas anteriores ter referido que tive alergia aos pensos, o cirurgião deu-me indicação par levar a faixa compressiva, e assim evitar colocar os pensos que me provocaram alergia e me deixaram marcas para sempre, a não ser que...!
Já estavam para me dar anestesia quando referi que a faixa tinha ficado no quarto de internamento por indicação da enfermeira que me foi buscar, nesse momento o cirurgião ordenou que a fossem buscar, menos mal, e mesmo assim, colocaram-me dois pensos, provocando-me as já referidas alergias! Como referi no primeiro parágrafo, a anestesia pareceu-me deficiente, mas desta feita, acho que exageraram na dose, visto ter tido efeitos secundários que não tive na primeira cirurgia, inclusive, andei dois dias a "dormir de pé". De referir que apesar dos vários avisos sobre a alergia aos pensos, cometeram o mesmo erro, e para meu espanto, hoje na sala de pensos, as enfermeiras vendo as feridas provocadas pela dita alergia, ainda me disseram que estava muito bem, nada fizeram, e que deveria usar a faixa compressiva por mais seis semanas (como se isso fosse possível, estando eu a tratar as feridas). Logo a seguir na consulta com o cirurgião, este disse-me para eu tratar as feridas como tinha feito aqui e que deixa-se de usar a dita faixa compressiva.
Em conclusão, será incompetência, falta de sintonia entre serviços ou eu sou mesmo muito azarado.
Obs: em todo este processo reagi e manifestei-me sempre com a máxima educação (demasiado educado).
Por ultimo, de referir que sempre fui tratado por quase todos os funcionários com arrogância e prepotência, a começar pelo SEGURANÇA. Nunca ouvi um "ME DESCULPE"
Data de ocorrência: 18 de setembro 2020
José Freitas Pereira