82.2

Hospital de Lamego - Falta de respeito pela dignidade da utente

Fátima Silva
Fátima Silva apresentou a reclamação
13 de outubro 2017

Venho por este meio expôr a situação humilhante a que a minha avó, de 98 anos, esteve sujeita no seu último internamento no Hospital de Lamego. Após um internamento relativamente curto, teve alta hospitalar na passada terça-feira. A filha tinha estado com ela nessa manhã no hospital, mas não teve conhecimento que a sua mãe iria ter alta nesse mesmo dia... Estando a utente aos cuidados de um lar, o mesmo foi avisado, depois da hora do almoço, da referida alta. O transporte foi a cargo dos Bombeiros, como tem sido habitual nas deslocações, tendo em conta a idade e a fragilidade da utente.
Até aqui parece tudo mais ou menos normal, não fosse o facto dos bombeiros se terem deparado com uma senhora, pronta a sair do hospital, nua!
Sim, isso mesmo, NUA!!!
Ainda me custa a acreditar que isto possa ter acontecido! A idade, o estado de saúde da utente já não merecem os devidos cuidados e qualquer tipo de respeito?! Haja dignidade! Que abuso! Ao sabermos que um ser humano, independentemente dos laços afetivos, chega aos 98 anos e é humilhado e destratado desta maneira não podemos ficar indiferentes!
Há que apurar responsabilidades e agir de modo a que esta situação não se volte a repetir com ninguém!

Data de ocorrência: 13 de outubro 2017
9 de fevereiro 2018
Exmo.(a) Sr.(a) Fátima Silva,

Recebemos a presente comunicação com o nº 13533517, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Serve a presente para informar que a sua comunicação já se encontra em análise pelo Gabinete do Cidadão do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, pelo que, retomamos o seu contacto com a maior brevidade.
Estamos disponíveis para qualquer outro esclarecimento, através do número 259 300 560 ou através de gabutente@chtmad.min-saude.pt.

Apresentamos os nossos cumprimentos,
O Gabinete do Cidadão, CHTMAD, e.p.e
30 de abril 2018
Exmo.(a) Sr.(a) Fátima Silva,

Recebemos a presente comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Serve a presente para informar V. Exa. que consideramos a reclamação resolvida, conforme esclarecimentos prestados a 20/04/2018.

Apresentamos os nossos cumprimentos,
O Gabinete do Cidadão, CHTMAD, e.p.e
Fátima Silva
21 de março 2019
Exmos. Srs.

Infelizmente não pude verificar se a situação se viria a repetir quer fosse com a minha avó, que entretanto faleceu, quer com qualquer outro utente, porque decerto, e infelizmente, as pessoas que precisam não querem correr o risco de denunciar determinadas situações e virem a ser alvo de algum tipo de discriminação. Vou acreditar que a situação não se voltou a repetir.
Entretanto, e para considerar o assunto como resolvido, continuo a aguardar um pedido de desculpas, por escrito, por parte do hospital, para os filhos da Senhora em causa. Pode até ser num modelo pré-feito, desde que não se esqueçam de colocar o nome correto... Assumir o erro e pedir desculpa é, para além de reconhecer o erro, expressar a vontade de não o voltar a repetir.