Hospital de Santa Maria - Porto

Hospital de Santa Maria - Porto - Reclamação

Maria da Purificação Saraivas Fernandes
Maria Fernandes apresentou a reclamação
27 de janeiro 2021
Maria da Purificação Saraiva Fernandes, moradora na Rua Mercês, n.º 124 3º Direito, 4200-401 Porto, telef: 933574406, vem proceder a uma denuncia sobre um procedimento inadequado por parte do médico acima identificado que está a provocar dores e mal-estar com evidentes reflexos negativos na minha atividade profissional.
1 - No dia 29/12 tive consulta de otorrino com o Drº Joaquim Castro Silva Este médico observou os dois ouvidos. o esquerdo estava bem e direito tinha cera e peles a cobrir a membrana do tímpano. Retirou a cera e um pouco de pele. Receitou-me umas gotas para colocar três vezes ao dia para amolecer a pele e mandou fazer marcação passado outro dia.
2 - Foi feita marcação para o dia 08/01/2021. Cumprimentou-me e mandou sentar na cadeira para ser observada. Introduziu duas vezes um instrumento para retiras as peles na membrana do ouvido. Na primeira vez aleijo-me imenso e eu pedi-lhe para não me tocar mais no ouvido, mas continuou com este procedimento. A partir desse momento fiquei logo com a cabeça “azoada” e um mau estar esquisito. A sua resposta foi que estava com infeção no ouvido e que me ia receitar umas gotas para a infeção.
Conclusão receitou as gotas da semana anterior.

3 - Passei um fim de semana horroroso, tenebroso com dores no ouvido, cabeça, nariz e começo a deitar muito pus pelo ouvido direito. Na segunda-feira de manhã, dia 11/01/2021 dirigi-me a esse hospital pedindo socorro, pois não aguentava o mal-estar. Dirigi-me
a secção onde são efetuadas as consultas de otorrino, mas nesse dia não havia médicos de otorrino, só no dia 12/01/2012. Expliquei à funcionária que não aguentava o mau estar do meu ouvido direito, que me afetava a cabeça, o nariz e a garganta, e pedi por favor para contactar o médico pois devia estar com o tímpano perfurado .A funcionaria tentou quer a via do e-mail quer por fax contactar com o médico, mas este nunca respondeu.
A única hipótese foi obter uma consulta de clinica geral que também nada resultou de positivo.

4 - Marquei então outra consulta de otorrino para a Dr. Ana Sousa Menezes que tem sido a minha salvação, tendo obtido um claro melhoramento da situação. Tive consulta no dia 14/01. Tinha uma infeção enorme no ouvido. Esta médica retirou.me mais de um frasco de pus, não o tendo retirado todo, pois eu não deixei porque não aquentava as dores. A minha preocupação era ter o tímpano perfurado. A srº Dr.ª disse para ter calma, pois como estava com uma infeção muito grande teria de fazer um tratamento durante a semana e seguidamente já se revia a situação.

5 - Tive ontem, dia 21/10 nova consulta e a conclusão é que tenho o tímpano perfurado, não ouço do ouvido direito, continuo com um mal-estar na cabeça, no nariz e até me afeta os dentes. A minha atividade profissional está bastante afetada, não só no desenvolvimento profissional no dia a dia, como nas relações com as restantes colegas de trabalho.
Data de ocorrência: 27 de janeiro 2021
Maria Fernandes
12 de fevereiro 2021
Serve o presente para reforçar a minha exposição, à qual não recebi qualquer resposta.
Envio em anexo nova reclamação sobre o mesmo assunto.
Agradeço resposta em tempo útil, conforme estabelecido na lei.

Maria da Purificação Ferrnandes
Maria Fernandes
3 de março 2021
Venho por este meio reforçar a necessidade que seja por V. analisada a exposição remetida 27 de janeiro 2021 e dia 12 de fevereiro.
Agradeço resposta urgente, dadas as sequelas e necessidade de tratamento imediato.

Maria da Purificação Fernandes