Hospital de Santa Maria
Hospital de Santa Maria
13.9

Hospital de Santa Maria - Denúncia das condições de internamento hospitalar ,Transplante Renal

Susana Rebola
Susana Rebola apresentou a reclamação
4 de maio 2018

Alcochete, 4 de Maio de 2018

Exmos. Senhores,
Assunto: Denúncia das condições de internamento hospitalar ,Transplante Renal

Eu Susana Maria Rovisco Rebola , portadora do cartão de cidadão nº 11935548, residente em Alcochete ,venho por este meio demonstrar o meu descontentamento com as faltas de condições existentes no Piso 7, Serviço de Cirurgia I (U.Internamento), perante a seguinte situação:
- No dia 18 de Abril, após 3 anos de espera por um Transplante Renal, fui finalmente chamada para a intervenção cirúrgica , estive 5 dias no Piso 3 (Unidade médica de cuidados intermédios) onde só tenho a agradecer a todos os intervenientes (pessoal médico, enfermeiros, auxiliares) e condições excelentes, o que se pretende após um transplante Renal.
- No dia 23 de Abril, passei do “Céu” para o “Inferno”, fui transferida para o Piso 7, onde estive apenas uma noite num quarto isolada, super quente, que de manhã quando a médica me foi ver estava toda transpirada e a sentir-me mal. Devido a falta de camas e por uma doente estar infectada, tive que sair do dito quarto para um quarto misto, sim misto…2 homens e 2 mulheres. Onde a única separação que existia entre nós era uma ridícula cortina….
- Somos doentes transplantados imunodeprimidos, e estamos todos juntos? Este é o meu 2º Transplante sendo o primeiro feito no mesmo hospital em 2002 (primeiro transplante de dador vivo neste hospital), ou seja a 16 anos atrás as condições eram melhores, estive sempre num quarto isolada o que agora não aconteceu.
- Como se tudo isto não bastasse no mesmo serviço existem doentes com várias cirurgias que nada têm haver com o transplante, mais um risco que corremos, em que as áreas comuns a casa de banho, a zona de refeição, corredores aumenta o risco de contágio exponencialmente. Eu não tenho nada contra os outros doentes, apenas que qualquer leigo sabe que pessoas imunodeprimidas facilmente contraem qualquer tipo de doença.
- Em relação a casa de banho, as condições são péssima a limpeza é feita apenas uma vez por dia, o que para um serviço destes é insuficiente. No dia 28 Abril após tomar banho, enfim nas condições péssimas daquele WC, olhei para o mapa de limpeza e verifiquei que a ultima data que lá constava de limpeza do wc era dia 22 de Abril???(anexo foto) 6 dias sem limpar o WC?!!!
- Perante tal facto, apresentei queixa a enfermeira responsável, que foi falar com a Srª da limpeza que diz que limpou mas se esqueceu de apontar… durante 6 dias esquecer de apontar…ok? Não deveria de existir alguém para verificar tal situação. E ainda mais para os nossos casos, no mínimo um Wc só para os transplantados o ideal um quarto isolado com WC.
- Aliás eu era para ter tido alta no dia 28 de Abril, pois felizmente tudo estava a correr bem ,até que devido as estas péssimas condições apanhei uma bactéria resistente, pondo em risco o transplante, correndo riscos de vida e todo o trabalho médico, por uma coisa absurda.
- Para além da limpeza existente no wc, a limpeza dos nossos quartos também deixa muito a desejar e nunca deveríamos estar juntos.
- Quero agradecer aos médicos e enfermeiros bem como auxiliares que merecem uma medalha de Ouro a trabalhar nestas condições miseráveis, que quase parece de 3º mundo.
- Um Hospital destes, universitário, central e um dos maiores da Europa não tem qualquer tipo de justifcação.
- Como as condições acima descritas me parecem intoleráveis e inadmissível, venho, por este meio solicitar que sejam tomadas as medidas previstas para tal situação.
Sem outro assunto de momento, subscrevo-me apresentando os meus melhores cumprimentos,

Susana Rebola

Anexo: Fotos