Hospital de Santo André

Hospital de Santo André - Reclamação serviço hospital de leiria

Anthony Bento
Anthony Bento apresentou a reclamação
11 de março 2022
Pretendo expressar o meu desagrado e exigir compensação pelo serviço prestado à minha mãe, Nicole Monique Henriette Metge Bento, (BI n.º1211LIS00022) no Hospital de Santo André em Leiria entre os dias 2 e 11 de Março.
Os seguintes direitos de utente (https://www.chleiria.pt/utentes-e-visitas/-/direitos-e-deveres-21/) foram expressamente violados, passo a citar:
• Alínea III - Adequação da prestação dos cuidados de saúde "o utente dos serviços de saúde tem direito a receber, com prontidão, ou num período de tempo considerado clinicamente aceitável, consoante os casos, os cuidados de saúde de que necessita", tal não se sucedeu, a minha mãe entrou no dia 2 Março 2022 de urgência, com o colo do fémur fraturado, sendo que a operação ficou marcada para o Sábado, dia 5 Março 2022. Contudo a operação apenas se concretizou na Segunda-Feira, dia 7 de Março. Trata-se de uma doente oncológica (pressupõe portanto prioridade elevada), os médicos e enfermeiros que acompanharam a minha mãe estavam informados deste facto e lamentavelmente tal não foi tido em consideração. Solicito esclarecimentos ao Director do serviço de ortopedia, Dr. António Sá, sobre quais os critérios de prioridade tidos em conta neste caso específico.
• Alínea III - Adequação da prestação dos cuidados de saúde "os cuidados de saúde devem ser prestados humanamente e com respeito pelo utente" Tal voltou a não ser cumprido. No dia 9 de Março os enfermeiros insistiram em tentar que a minha mãe se sentasse com o intuito de acelerar o aval de alta, no entanto, devido às dores do pós-operatório, a minha mãe não conseguia fazer tal feito. A enfermeira Paula, da unidade da ortopedia 2, teve a infelicidade de comentar connosco que a minha mãe não estava a colaborar, parece-me desumano tal comentário e insistência face às dores e desconforto. Outro episódio extremamente infeliz que a minha mãe experienciou nas instalações do hospital de Leiria ocorreu no dia 10 Março; a minha mãe precisava de evacuar e pediu auxílio para o fazer, infelizmente a minha mãe teve de aguardar 2 horas por uma arrastadeira. É uma situação extremamente lamentável, exigo uma compensação pelos danos morais causados à minha mãe e à nossa família com esta situação (justificação detalhada no último parágrafo da presente reclamação).
• Alínea VI - Direito à Informação "O utente dos serviços de saúde tem direito a ser informado pelo prestador dos cuidados de saúde sobre a sua situação, as alternativas possíveis de tratamento e a evolução provável do seu estado", bem como "A informação deve ser transmitida de forma acessível, objetiva, completa e inteligível" Tal não sucedeu, e os direitos da minha mãe foram mais uma vez violados. O médico Dr. João André que efectuou a operação nunca fez o acompanhamento devido nem dirigiu qualquer palavra a minha mãe nem no final da intervenção nem no pós-operatório, o que seria de esperar. Não existiu por parte da classe médica ao longo do internamento clínico da minha mãe nenhuma aproximação no sentido de lhe perguntar como se estava a sentir e explicado como tinha corrido a operação; trata-se de um procedimento, na minha opinião, expectável e desejável.
Termino esta reclamação com a descrição do serviço prestado pela Sra. Fátima Rodrigues, uma das responsáveis pelo serviço social do hospital de Leiria, a qual se negou a pedir a integração da minha mãe na rede nacional de cuidados continuados de forma a poder recuperar e ser devidamente acompanhada, gratuitamente.
Infelizmente não temos quaisquer possibilidades de promover um tratamento/ recuperação adequada na sua residência e, sem este documento da assistente social, resta-nos como opção colocar a minha mãe nos cuidados continuados a titulo privado, com um custo de 100€ por dia acrescendo o facto do valor de transporte de ambulância também ter de ser suportado por nós.
Exijo portanto a compensação total deste valor dos cuidados continuados e uma justificação formal pelas diversas violações dos direitos da utente aqui descritos.
Subscrevo-me, aguardando da vossa parte uma resposta rápida ao acima exposto.
Anthony Bento
Data de ocorrência: 11 de março 2022