Hospital de Santo Espirito

Hospital de Santo Espirito de Angra do Heroismo - Prescrição médica perigosa

Ana Rita Gonçalves Cota Soares Lopes
Ana Lopes apresentou a reclamação
20 de março 2016

Tenho um filho com 10 meses e, como é normal nestas idades e frequentando uma creche, foi lhe diagnosticado Bronquiolite.
No dia 11 de Março, começou com febre, pouco apetite para comer e um pouco mais quieto do que o normal... Com estes sintomas decidi dirigir me ao Hospital já indicado, onde foi atendido pela Dr. Sandra Maria dos Santos, em relação ao atendimento foi muito profissional e supostamente competente. Receitou Clavamox, Salbutamol e Propionato de fluticasona / fumarato de formoterol di~hidratado.
Quando fui á farmácia estava esgotado Propionato de fluticasona / fumarato de formoterol di~hidratado , mandei vir de S. Miguel.
Como ele já tinha tido a 3 semanas outra bronquiolite, que receitaram salbutamol e proprionato de fluticasona, ainda tinha estes em casa e como um dos compostos activos era um deles, decidi dar enquanto o outro não chegava.
quando fui buscar á farmácia vejo indicado na caixa e a negrito que este medicamento com o nome de Flutiform não deve ser utilizado com menos de 12 anos, Aflita liguei para o hospital para falar com a médica ao qual obtive a resposta de voltar a contactar na semana seguinte, pedi para passarem a um pediatra de serviço ao qual me respondem para procurar ajuda no médico de família, indiquei que não tinha e mandaram pedir ajuda ás profissionais da saúde maternal no centro de saúde onde é seguido.
Liguei para as técnicas onde fui muito bem atendida e ajudaram no que puderam mas insatisfeita com o serviço do hospital dirigi me no mesmo dia para obter resposta a esta situação. Falei com a pediatra de serviço que me indicou que o medicamento receitado não era indicado para a situação dele pois era indicado para asmas graves.
Este tipo de situações num hospital é inadmissível para um adulto quanto mais para um bebe de 10 meses. Quando vou a um serviço médico tenho de confiar na medicação prescrita e neste caso se não tivesse lido na caixa e ter procurado ajuda podia ter um desfecho muito grave.

Data de ocorrência: 20 de março 2016