Hospital de São José

António José Q. Limão
António Limão apresentou a reclamação
7 de novembro 2017

Exmos Senhores

No passado próximo dia 23 do transacto mês, desloquei-me aos serviços de sangue do Hospital de São José, acção que infelizmente me vejo obrigado a realizar regularmente, dado a minha saúde exigir semanalmente uma transfusão sanguínea bem como efectuar o “desferral”, tratamento este que exige a minha permanência neste hospital num espaço diário temporal de pelo menos 9h 30m.
Para começar gostaria de referir as condições sub-humanas a que todos os pacientes são obrigados a passar dado que, se chegarem antes das 8h, vêem-se obrigados a esperar na rua, em pé, sem nenhumas condições e sujeitos à meteorologia da época.
Passando então ao facto que me assiste; na segunda-feira dia 23/10/2017, tal como habitualmente, dirigi-me ao serviços de sangue para receber os habituais tratamentos (transfusão e desferral). Tendo chegado por volta das 7h 40m verifiquei com agrado que a sala de visitas já estava disponível (há sempre uma alma caridosa que faz o favor de nos facultar a entrada antecipada a esse espaço) e aí esperei, tal como outros pacientes que já aí se encontravam.
Para além do desconforto e dor que o meu estado clínico apresenta, o stress começou a ter lugar, dado que o primeiro paciente a ser chamado para a sala de tratamentos só o foi por volta das 9h.
Com a paciência a zero, o stress a cem e as dores a mil, fui chamado por volta das 9h 35m para o interior da sala de tratamentos e incrédulo verifiquei que somente duas enfermeiras asseguravam este serviço. Como é possível que num serviço de atendimento a pacientes, com o mesmo tipo de doença que eu tenho, cujos “preliminares” sejam de pelo menos entre 10 a 15m, isto se o puncionamento for à primeira e havendo quase sempre, pelo menos, cinco pacientes a receber esta medicação para além de outra enorme quantidade de pacientes a necessitar de outros tipos de cuidados só existam duas enfermeiras.
Como sou um paciente que necessita, com muita frequência, de ser puncionado, natural é que as veias de tão castigadas não se dignam aparecer ou mesmo não “colaboram” com as enfermeiras, situação que se passou dado necessitar de ser puncionado três vezes para o tratamento começar a ser feito. Como poderão aperceber-se já eram 9h 55m, isto para fazer um tratamento de 9h 30m.
Verifico também e com algum receio que, apesar de não ser muito perceptível, porque provavelmente e pelo seu grande profissionalismo, quase completamente camuflado, que se nota um certo cansaço no pessoal da enfermagem e como se sabe intensos ritmos de trabalho gerem enfermeiros exaustos, estando sujeitos a um aumento do risco de erro e como tal a um aumento da insegurança dos cuidados prestados, Irregularidades que põem em causa a saúde dos doentes
Resta-me por fim e com enorme contentamento, dado nem tudo ser mau, esclarecer que começando pelo serviço de secretaria, corpo médico, pessoal da enfermagem e dos serviços auxiliares sempre encontrei em todos competência, profissionalismo, e humanismo. A todos eles o meu grande bem-hajam.
PS: De notar que dia 30 do passado mês e ontem, dia 6 do corrente Novembro, também e somente duas enfermeiras trataram dos pacientes deste serviço que, nestas datas, se encontrava a abarrotar.

Data de ocorrência: 7 de novembro 2017