Hospital Vila Franca de Xira

Hospital Vila Franca de Xira - Avaliação mal feita

Andreia Pinto
Andreia Pinto apresentou a reclamação
29 de abril 2019
Estive hoje, cerca das 21:10, nas urgências deste Hospital. Fui atendida pela Urgência Geral, atenciosamente, que me encaminhou para a Urgência de Ginecologia/Obstetrícia, tendo em conta que estou grávida de 12 semanas. O meu quadro clínico é de uma alergia/reação alérgica facial, desde sábado à noite, que veio a alastrar até ao dia de hoje.
Depois de falar com o meu obstetra, que me aconselhou ir às urgências já que poderia precisar de administrar um corticóide por intravenoso, então assim fiz. Dirigi-me às urgências deste hospital para perceber do que tratava este problema.
Depois de ser atendida no balcão geral, fui chamada para a Triagem na Urgência de Ginecologia/Obstetrícia, e a enfermeira que me atendeu colocou-me uma pulseira amarela dizendo que não me ía acompanhar naquela "ala", já que nenhum dos meus sintomas estavam associados à gravidez, logo teria de ser atendida na Urgência Geral, que tinha um tempo médio de espera de 6h30min. Até a senhora da recepção me aconselhou a vir para casa, tendo em conta que estou grávida, logo com as defesas mais em baixo, sob pena de poder apanhar mais algum micróbio alheio.
Depois deste episódio, decidi ligar ao SNS 24 para perceber se havia algo que pudesse fazer para aliviar esta situação de erupção cutânea. Qual não é o meu espanto, quando a enfermeira que me atendeu o telefone me diz que fui mal acompanhada no Hospital e que deveria ser vista hoje e pela ala de ginecologia/obstetrícia tendo em conta a situação em que me encontro. Insistiu para que voltasse ao serviço, e não o fiz, explicando que não ía ficar 6h30min à espera, em média, (com pulseira amarela), já que podia ficar doente de outras coisas... Encaminhavam-me para a urgência geral novamente. Coisa que, reforço, me foi indicado tanto pelo meu obstetra tanto pela enfermeira do SNS 24 e até pela senhora da recepção. Excepto pela enfermeira da triagem que considerou o meu caso "menor".
É de facto muito triste que o nosso serviço nacional de saúde seja cada vez pior. Estes Hospitais públicos mascarados de gestões privadas "exemplares" são um verdadeiro embuste. Porque a gestão "danosa" para o utente mantém-se e inclusive, são feitas avaliações de forma duvidosa.
Amanhã vou às urgências, mas do hospital privado! Pago sim, mas tenho a certeza que serei bem atendida e que me será feita uma avaliação correta!!!
Data de ocorrência: 29 de abril 2019
Resposta enviada directamente à Utente, via email, no dia 31/05/2019