Escala Vila Franca - Sociedade Gestora do Estabelecimento
  • Estrada Nacional Nº1, Povos
    2600-009 Vila Franca de Xira
  • geral@hvfx.pt

Hospital Vila Franca de Xira - Desconhecimento e desrespeito pelo sistema de triagem de Manchester

Artur Castro
Artur Castro apresentou a reclamação
2 de dezembro 2019
Estive presente nesta unidade de saúde na madrugada de 1 de Dezembro de 2019 com a minha esposa que se queixava de dores musculares, náuseas e falta de equilíbrio.
Embora as urgências estivessem praticamente vazias ficamos 3 horas no hospital tendo estado praticamente 10 minutos com o medico.
O medico em questão não aparentava ter um domínio de português que lhe permiti-se perceber as queixas da minha esposa, alias eu sou fluente em castelhano e tive alguma dificuldade em entende-lo. Resultado limitou-se a prescrever um analgésico/anti-inflamatório, contudo diagnosticou que o problema seria possivelmente um problema de coluna.

No dia seguinte seguinte a minha esposa teve uma episódio semelhante, mas muito mas agudo, tendo chegado ao hospital inconsciente e com incapacidade total de mover os membros inferiores, ao ponto ter ter sido retirada do carro pelo pessoal do hospital. foi lhe atribuída uma pulseira amarela e dito que seria já vista pelo medicobrevemente. (pelo que li quando um paciente apresenta estado de perda de consciência deveria ter-lhe sido atribuída pulseira laranja mas não sendo profissional de saúde não discuto o critério da enfermeira).
O que foi realmente chocante foi verificar que que só após de 8 horas é que foi vista por um medico de clínica geral que lhe prescreveu a mesma coisa duma marca (não sou profissional de saúde mas sei ler bulas) diferente sai-mos do hospital ás 23:00 para um tempo de tratamento efectivo de 30 mm.
Mais caricato ainda foi que o tempo de espera para caos urgentes anunciado pelo hospital nos placares de informação ser de 1h26mm e nunca foi actualizado para mais de 2 h.
Pelo que me apercebi as pessoas que deram entrada ás 12H começaram a ser atendidas ás 19:00. Estando algumas em claro estado de sofrimento.
Ao apresentar reclamação foi-me dito pelo funcionário da recepção que tinha uma pessoa á esperar que estava lá 6 horas.(mais tarde descobri por comparação que ele dizia a mesma coisa a todos que reclamaram.
Durante a minha estadia chegou a ver distúrbios nas urgências, alias parece-me que a única forma de agilizar a prestação de cuidados de saúde naquele dia era criar escândalo insultando os profissionais de saúde que lá estavam (infelizmente não é do meu feitio).
Data de ocorrência: 2 de dezembro 2019
19 de março 2020
Resposta Enviada por Correio ao Exponente ao dia 19 de março de 2020.
Artur Castro
Artur Castro avaliou a marca
5 de novembro 2020

A resposta não justificou a falha no atendimento