Escala Vila Franca - Sociedade Gestora do Estabelecimento

Hospital Vila Franca de Xira - Marcação de consulta recusada

Susana Guarda
Susana Guarda apresentou a reclamação
29 de agosto 2020
Bom Dia, o meu avô, que é um senhor com alguma idade (91 anos), tem muitos problemas gástricos, está a 2 anos a tentar marcar consulta de especialidade (Gastroenterologia) no hospital de vila franca de xira, com o Dr. Pedro Monsanto, e todas as consultas tem sido recusadas, o motivo: Falta de Sintomas ( diz o médico), no entanto acho que se o meu avô não tivesse qualquer sintoma não estaria preocupado em marcar consulta, segundo motivo, a idade, pois pelos visto em portugal as pessoas a partir dos 90 anos, já não tem direito de ser assistidas pelo médico.
Peço ajuda na resolução deste problema, uma vez que acho que os motivos dados pelo Dr. Pedro,não são motivos plausíveis para a recusa de consulta.
Grata
Data de ocorrência: 29 de agosto 2020
27 de outubro 2020
Resposta enviada diretamente à Exponente via e-mail, no dia 27-10-2020

Sra. Susana Guarda.

Lamento apenas me ter deparado, por mero acaso, com esta sua reclamação passados quatro anos.

Lamento também não ter tido conhecimento da mesma e ter o Hospital de Vila Franca de Xira respondido à mesma sem o meu conhecimento.

Por isso mesmo envio-lhe, apesar de decorrido todo este tempo a minha resposta.

1. Sempre tive uma relação médico-doente cordial e amigável com o Sr. Diamantino Guarda. Ele poder-lhe-ia ter ter confirmado isso mesmo. Eu seria o primeiro a agendar consulta caso tivesse tido conhecimento que necessitava da minha reavaliação. Sempre me mostrei atencioso e preocupado com a sua situação clínica em todas as consultas que tivemos. Passados estes anos ainda me recordo do seu avô e nome próprio (espero não me ter enganado).

2. Os pedidos de consulta que eram feitos ao serviço de Gastroenterologia pelo médico de família e que foram recusados, não eram avaliados por mim, por isso a recusa da mesma não foi minha decisão mas sim pela Direcção de Serviço.

3. Não tive por isso qualquer responsabilidade nesta situação, pelo que a reclamação não deveria ter sido dirigida a mim. Deveria também o Hospital de Vila Franca de Xira ter-lhe dado conhecimento a si disso mesmo.

4. Julgo que terei avaliado o Sr. Diamantino Guarda depois desta situação, sempre com a mesma cordialidade de sempre.

Apesar de terem passado quase quatro anos não poderia deixar de defender a minha honra e esclarecer devidamente esta sua reclamação, que tem todo o fundamento, mas que não deveria ter sido dirigida a mim.

Pedro Monsanto