Escala Vila Franca - Sociedade Gestora do Estabelecimento

Hospital Vila Franca de Xira - Negligência médica

Paula Cristina Moiteiro Sardinha
Paula Sardinha apresentou a reclamação
19 de janeiro 2018

No dia 2-01-2018 recorri ao serviço de urgência do HVFX por me apresentar com agravamento de estado gripal arrastado à 10 dias, estive no SU à espera de ser observada 8h com pulseira amarela, fui atendida pelo Sr.Dr. João Sanca referia dor torácica inspiratória à esquerda, febre elevada 39.5º que apenas cedia 5h com toma de antipiréticos, mau estar geral, falta de apetite, o sr. dr. solicitou um RX tórax com perfil esquerdo e disse-me que estava tudo normal, pedi justificação para a febre que ele mesmo evidenciou, ao que me respondeu ser uma infecção respiratória alta que não exigia antibiótico porque não existia evidencia em RX, referiu ainda que ele mesmo trabalho cerca da 15 dias com febres que depois passou sem necessidade de medicação, pediu que eu continuasse a tomar a medicação para baixar a febre e não me receitou nada, inclusive deu-me alta estando eu com febre e sem ser medicada para a mesma, estava hipertensa, taquicardia, febril e o sr. dr. enviou-me para casa sem me medicar. Após 1 dia com agravamento significativo do meu estado recorri a um pneumologista do HCIS com o qual trabalho e após visualizar RX diagnosticou com uma pneumonia à esquerda, tive que realizar 2 antibióticos e um deles endovenoso devido ao agravamento do estado.
Sinto-me indignada por ter uma consulta por pagar + 1 RX e ainda paguei taxi, e ainda estive 8h numa sal espera fria e junto de outras pessoas doentes para sair do SU sem ser medicada apenas observada.
Acho que o sr. dr. não tem formação na interpretação de RX e de sinais e sintomas clínicos.
E ainda após pesquisa verifiquei que o sr. dr. durante o seu serviço em urgência estava a publicar coisas no facebook às 23h50 que pode ser verificado por qualquer pessoa, inclusive seria por isso que durante cerca de 2h não existiu chamadas médicas no SU.
Mais ainda quando fui realizar o RX circulei sozinha pelos corredores à procura do serviço de imagiologia e não se via ninguém para me auxiliar no caminho, estando o pessoal profissional a descansar durante o seu serviço.

Data de ocorrência: 19 de janeiro 2018
31 de janeiro 2018
Foi enviada resposta diretamente para a exponente no dia 31 de janeiro de 2018.
Paula Cristina Moiteiro Sardinha
Paula Sardinha avaliou a marca