Hospital Egas Moniz
Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, EPE
  • 21 043 10 00
  • Rua da Junqueira, 126
  • hem@chlo.min-saude.pt

Hospital Egas Moniz - Pedido de responsabilidade prótese perdida na unidade de saúde mental

Maria da Conceição Silva Ferreira Rodrigues
Maria Rodrigues apresentou a reclamação
27 de fevereiro 2023
Sou irmã de uma utente MARIA MADALENA SILVA FERREIRA, internada final dezembro na Unidade de Saúde Mental -Psiquiatria do Hospital Egas Moniz, acompanhada pelo Drº João Azenha e pela equipa de enfermagem.
A minha irmã no dia do internamento foi visitada por mim acompanhada pela enfermeira de serviço da visita, foi pedido a enfermeira para deixar alguns utensílios de higiene assim como pasta de dentes visto a minha irmã usar prótese amovível superior e inferior e foi informada mais uma vez a enfermeira que era essencial tal higiene diária a resposta foi que era proibido deixar qualquer pertences inclusivo pasta e escova de dente, no qual foi aceite pela utente, com a promessa lhe ser fornecido os mesmos para higiene oral e nada foi comprido.
Nessa mesmo dia à noite a minha irmã tirou a prótese para descansar a gengiva, e não fez a devida higiene oral devidamente.
no dia seguinte a minha irmã foi a casa de banho e quando chegou já tinha sido feito a higiene ao quarto inclusive a mudança de lençóis. Após estar vestida foi para colocar a prótese inferior porque a superior dormiu com ela, e a mesma já não se encontrava no local onde a deixou. O facto foi comunicado á enfermeira de serviço e ao médico,(que a prótese tinha desperecido).
Até á presente data e após várias tentativas presenciais de resolver a situação, nada foi feito. Apenas informaram que tinham aparecido duas próteses, mas que nenhuma era a da minha irmã.
Consegui apurar que no dia do internamento os serviços hospitalares têm que perguntar ao doente se tem próteses e caso tenha tem que ser fornecido uma caixa hospitalar para guardar a prótese, o que não foi feito.
informo que o hospital terá que ter responsabilidade sobre tal situação e acionar o seguro que o próprio hospital tem para estes acidentes.
Aguardo resposta urgentemente resposta sendo que a minha irmã se encontra com dificuldade em mastigar os alimentos neste momento já se encontra com alguns problemas de estomago.
Atenciosamente
Conceição Rodrigues
Data de ocorrência: 27 de fevereiro 2023
Maria da Conceição Silva Ferreira Rodrigues
Maria Rodrigues avaliou a marca
28 de agosto 2023

Mau funcionamento desde medicos auxiliares e infermeiros falta de profissionalismo a data não me deram a resposta