Hospital Escolar Veterinário
11.7
Faculdade Medicina Veterinária
  • Av da Universidade Técnica
  • marcacoeshe@fmv.utl.pt

Hospital Escolar Veterinário - Péssimo serviço prestado, deixando um sentimento de engano

Nuno Goncalves
Nuno Goncalves apresentou a reclamação
7 de abril 2018

Boa tarde, começo por indicar que, envio em anexo um PDF com o histórico de todos os e-mais trocados, que suportam o que será indicado infra.

Somos clientes na Faculdade de Medicina Veterinária, a nossa cadela teve uma 1ª primeira infeção urinária e nesse momento (ainda em 2017) fomos então a este hospital para perceber o que se passava com ela. E é aqui que começa esta odisseia que durou vários meses e que resultou em ciclos viciosos e inconclusivos de exames, administração de medicamentos, idas ao hospital, etc etc.

Com base na nossa primeira ida ao hospital, Inicialmente e após vários exames feitos nesse dia foi apenas diagnosticado uma infeção urinária e consequentemente prescritos os respetivos fármacos. Fizemos o tratamento prescrito e a situação aparentemente estava resolvida.

O que é certo é que após esta ida, passadas umas semanas a infeção e sangue na urina voltaram, voltamos a ir ao hospital e foi a mesma rotina (exames, análises e prescrição de medicação). Da nossa parte e uma vez mais, seguimos novamente as indicações prestadas pelos veterinários.

Passadas mais um "par" de semanas a situação repetiu-se. Voltamos a ir ao hospital, repetir analises, repetir exames, etc e mais uma vez tudo na mesma. Isto repetiu-se umas 4 ou 5 vezes num curto espaço de tempo e nesta altura começamos a colocar em causa o serviço prestado, ainda assim, e porque somos pessoas transparentes e honestas, enviamos vários e-mails para o hospital a explicar que as melhoras eram apenas momentâneas, a explicar que poderia ser algo cronico e que já andávamos a repetir o mesmo ciclo várias vezes sempre sem uma conclusão definitiva, etc. Deixamos também em aberto a possibilidade de que, caso não conseguissem concluir anda que podíamos ir a outro sitio consultar uma 2ª opinião, etc. Questionamos se com base em todo o histórico podiam ou não concluir algo e caso contrario, se não conseguissem que nos dissessem que nada mais havia a fazer, para que assim pudéssemos ir procurar uma segunda opinião médica.
Nesta altura e pq o sangue voltou a aparecer, fomos mais uma vez convencidos a ir lá novamente, repetir o ciclo de exames, etc etc e por fim executar uma Cistoscopia.
Como já tínhamos feito isto várias vezes, voltei a questionar se isso iria resolver mesmo o problema e que se não me dessem garantias de que ia realmente ficar tudo resolvido que não queria fazer a Cistoscopia pois iriamos gastar novamente muito dinheiro para não ter conclusão nenhuma. Depois de alguns e-mails e telefonemas lá nos convenceram a fazer o exame (fatura em anexo) e que ia ser visto por uma médica especialista etc etc. E pronto, lá fomos nós embarcar em mais um ciclo vicioso e sem conclusão, mas desta vez com uma agravante e aqui foi a gota de água. A nossa cadela antes do exame entrou perfeitamente bem e após o exame passados uns 3 dias (contrariamente às indicações médicas) o sangue na urina voltou e com mais intensidade ainda. Além de entrar bem e sair mal, uma vez mais gastamos dinheiro com um exame sem uma conclusão e ainda, após o exame teríamos de lá ir novamente, fazer mais exames e certamente com mais prescrições de fármacos. Queriam certamente que andássemos neste ciclo sem fim eternamente, não sei.

Sentimo-nos completamente enganados e forçados a realizar este último exame, porque a meio do processo fomos nós que colocamos em cima da mesa a hipótese de não o realizar e de nos darem margem de irmos a outro lado pedir outra opinião médica, pois o dinheiro que iriamos gastar no exame permitir-nos-ia ir a outro veterinário solicitar uma segunda opinião com base em todos os exames e resultados obtidos anteriormente. Coisa que já não nos foi possível, porque mais uma vez caímos no erro de nos deixar levar pela conversa "fiada".

Face ao exposto e com base no histórico de e-mails em anexo (onde consta todas as questões que levantamos e respetivas respostas dos serviços do hospital, algumas até contraditórias no que à administração dos fármacos diz respeito, algo grave, tem também informação detalhada deste ciclo vicioso de tratamentos), vimos pedir o reembolso de pelo menos esta ultima fatura, visto que já não queríamos fazer o exame, o mesmo não nos resolveu o problema e fizeram-nos gastar novamente mais uns euros em vão.
Já para não falar nem contabilizar as centenas de euros gastas desde o início até aqui. De forma sensata pedimos apenas o reembolso desta fatura porque aqui sim foi o culminar de um sentimento de injustiça, de engano e de burla.

Assim de cabeça e certamente haverá mais, deixo uma lista de faturas única e exclusivamente sobre este problema que confirma o numero de vezes que lá entramos de forma reincidente:

Ano 2017
- Fat. nº 27583 Dia 21/11 no valor de 61,22€
- Fat. nº 28402 Dia 29/11 no valor de 86,41€
Ano 2018
- Fat. nº 117 Dia 02/01 no valor de 80,56€
- Fat. nº 2045 Dia 25/01 no valor de 44.24€
- Fat. nº 4112 Dia 21/02 no valor de 155,90€

Só assim por alto, 428,33€ (certamente haverá mais faturas de 2017)

Quase 500euros gastos sem qualquer conclusão e/ou resolução de um problema que se arrastou meses. Estou apenas a pedir o reembolso de 1/3 das despesas (- Fat. nº 4112 Dia 21/02 no valor de 155,90€)

Tenho todas as faturas comigo e respetivos exames e prescrições de medicação. Poderei facultá-las se assim o entenderem.

Data de ocorrência: 7 de abril 2018
A reclamação apresentada por este cliente não faz qualquer sentido. O seu animal apresentava infecção urinária por um Proteus mirabilis que foi tratado inicialmente e que veio a recorrer após a administração de antibiótico a que a bactéria era sensível, como existia recorrência e para afastar definitivamente a existência de qualquer alteração que predispusesse a esta recorrência foi sugerido a realização de citoscopia que foi aceite pelo cliente. Ninguém o enganou em coisa nenhuma. o resultado da citoscopia não revelou qualquer outro problema e por isso o animal voltou a ser medicado com o antibiótico que o antibiograma revelava como necessário.
Não compreeendo como se pretende a devolução dos montantes dos serviços que foram efectivamente prestados.
Pelo exposto não vamos fazer qualquer devolução do montante em causa.
muito obrigado
Antonio Ferreira
Nuno Goncalves
9 de abril 2018
Começam bem António, sim António, pq se inicialmente o tratei por Professor Doutor, neste momento e pelo tom da sua resposta não passa de um qualquer António.
Sabe António, eu vou-lhe explicar de forma breve um coisa muito simples, tal como o António, lido diariamente com muitas reclamações, porque tal como o António eu represento igualmente uma grande instituição, mas isso não me dá o direito (nem a sitenho) de responder neste tom. Eu sei que para si sou apenas "mais um cliente" e que face à sua posição, é lhe fácil chutar para canto.
Mas como você diz e bem, o animal sofre de X (algo detetado) logo ao início. Entrou aí umas 6 vezes smp com o mesmo pproblema até me proporem a Cistoscopia. Não acha desnecessário serem tantas as vezes até concluirem o mesmo que concluiram logo na 1a vez? Não acha desnecessário impingir um exame quando eu próprio sugeri não fazer pq certamente não iria ser conclusivo? Não acha desnecessário os rios de dinheiro que gastei para concluir o que você aqui diz que concluiu com tanta facilidade? Veja lá bem que até agora ninguém me tinha dito do que ela sofria com tanta certeza. No mínimo estranho.
Mas tudo bem, mantenha essa sua posição na gestão das reclamações, mantenha essa sua arroganr no tratamento do(s) seu(s) cliente(s) que assim continuam a prestar um mau serviço, a sugerir exames e mais exames para faturarem sem resolver o que realmente interessa.
Visto que a sua abertura à resolução desta reclamação foi nula e em optou por um discurso de "ditador", eu querovou posso e mando, irei dar seguimento pelas vias próprias e adequadas. E sabe pq? Não é pelos 155euros que felizmente não me tiram o comer da mesa a mim, mas podem muito bem tirar da mesa de outras pessoas que aí se dirigem na esperança de serem bem atendidas e de forma transparente. É por esse que irei levar isto até onde for preciso.
Pq se para si é fácil chutar para canto, para mim tb é muito fácil seguir com a queixa por outras vias.
Mais fácil se torna quando a sua postura é apenas e só o espelho do que ali se passa.
Havemo-nos de nos cruzar pessoalmente ali para a zona da "expo98", o Campus de Justiça é um ótimo lucal para debater este tipo de questões.
Que os 155euros lhe façam muito bom proveito, mas que este caso seja o ponto de partida para pelo menos alertar os demais que se dirigem aos vosso serviços e que saem de lá com uma mão à frente e outra atrás em prol dos seus animais.
Nuno Gonçalves

Estamos a passar situações semelhantes e se for possível, gostávamos de ter uma direção do que fazer nesses casos.
Obrigada