Hospital Particular de Almada

Hospital Particular de Almada - Falta de acompanhamento por parte do médico

Lucília Rodrigues
Lucília Rodrigues apresentou a reclamação
13 de setembro 2020
Desloquei-me com o meu filho menor a esse hospital, para uma consulta de medicina dentária com a Dr.ª (*). Esta, depois de observar e tratar, disse que necessitava de usar aparelho para corrigir a dentição e encaminhou para o Dr. (**).
No dia 27/08/2018 fui então a uma consulta com o referido médico, e este, mandou fazer uma Ortopantomografia (que foi realizada nesse mesmo dia), ficando combinado a colocação do aparelho.
Efetuou, primeiro, os necessários selantes entre os dias 22/10/2018 e 19/11/2018 com a Drª (*).
No dia 23/11/2018 foi-lhe então colocado o aparelho fixo de ortodôncia superior e no dia 11/12/2018 o aparelho fixo de ortodôncia inferior, para um período previsível de 2 anos, tendo pago por cada um deles 625,00 € (seiscentos e vinte e cinco euros), o que resulta num total de 1250.00€ (mil duzentos e cinquenta euros).
Foi feito o controlo periódico mensal dos aparelhos entre 11/01/2019 e 06/05/2019.
Até aqui estava tudo bem.
Mas o médico informa-me que o meu filho tinha um dente no maxilar superior que tinha que ser extraído, pois estava incluso (Calculo que isto já seria visível no exame realizado a 27/08/2018).
Devido às aulas e exames, pedi para a extracção ser marcada a partir de 27 de Junho, estando assim de férias escolares. Passaram-se os meses sem qualquer contacto da parte da dentária, tanto para a extração do referido dente, como para o controlo dos aparelhos colocados (recordo que o último tinha sido em maio). Isto apesar dos meus telefonemas para a D. (***) que me dizia e cito: ”vou falar com o doutor”.
No fim de Novembro, considerando que já era tempo e telefonemas a mais, tendo indicado várias datas para o fazer, dirigi-me à porta do gabinete da dentária informando que ia apresentar uma queixa.
Perante isto, o médico mandou-me entrar no consultório, dizendo que não mexia mais nos aparelhos sem tirar primeiro o dente. Com toda a minha calma perguntei se pelo menos o não podia fazer no aparelho inferior, ao qual respondeu que não. Sugeri novamente uma data - a partir de 20/12 (férias de Natal) - ao que o referido médico disse e cito literalmente: “eu venho cá tirar numa sexta-feira, às 9 horas, às 10 da noite, ao sábado, ao domingo, quando quiser”, falando em tom de gozo, sarcasticamente.
O que é certo é que estávamos em março de 2020 e continuava sem receber qualquer telefonema, nem informação da parte do serviço da dentária desse Hospital.
Posto isto, considero vários aspectos:
Primeiro – Na ortopantomografia realizada a 27/08/2018, o médico não viu o dente a extrair? (ou viu e não disse nada, que é grave ou não viu e é mais grave ainda);

Segundo – De acordo com a opinião de outros especialistas na área, a colocação dos referidos aparelhos só deveria ter sido feita depois de ter a certeza que não havia impedimento nenhum no prosseguimento do tratamento nos dois anos previstos, para se ter o efeito desejado (no início do processo deveria ter sido colocado um aparelho expansor, criando espaço suficiente para a extracção do dente);

Terceiro – Não admito a esse médico a maneira incorrecta, mal-educada, inapropriada e o tom com que falou comigo, demonstrando falta de respeito, de interesse e de consideração pelos utentes e não revelando qualquer ética profissional;

Quarto – Desde 6/05/2019 que os aparelhos do meu filho não foram vistos, nem mudados os elásticos, tendo já caído as brakets, (inclusive um bocado de arame saiu, podendo, se fosse durante a noite ter-lhe espetado na cara), estando a prejudicar a sua dentição ao invés de fazerem o efeito para que foram colocados. Não gastei dinheiro para ficar pior;

Quinto – Face à minha preocupação em relação à extração do dente, porque estava incluso e atravessado, e estranhando porque não rompeu, questionei o médico que me disse ser fácil (“é só arrancar um dente”). Nesta data já tenho a informação, coincidente, de três profissionais que me dizem que não é nada disso. O caso do meu filho é raro e tem que ser muito bem visto e analisado antes de se fazer qualquer cirurgia, complementando com outros exames além da ortopantomografia. Se o médico não estava muito à vontade para o fazer (o que me leva a pensar pelo silêncio destes meses todos), devia ter-me dito directamente.

Tenho comprovativo de todos os documentos das despesas efetuadas.
Data de ocorrência: 13 de setembro 2020