43.2

Hospital Pedro Hispano - Proteses dentárias desaparecidas

Ana Sousa apresentou a reclamação
7 de janeiro 2021
Exmºs Srs.

O meu nome é Ana Isabel Sousa e venho, na qualidade de filha, proceder com uma reclamação em nome do meu pai, Fernando da Silva Pires, data de nascimento – 22/08/1940, internado no Piso 2 - Medicina E, de 13 a 17 de Novembro/20.

Ocorre que aquando da alta, se apercebeu que lhe faltavam as placas dentárias (superior e inferior), sendo que deu entrada na urgência com as mesmas e refere que lhe seriam retiradas durante a noite, uma vez que dorme com o auxilio de Bipap.
Não as conseguiu localizar, nem lhe souberam explicar o desaparecimento.
Trata-se de um doente em processo de demência, pelo que se encontra debilitado e extremamente nervoso por não ter dentes para falar e alimentar-se correta e condignamente.

Ao questionarmos o serviço, foi-nos dito e passo a transcrever:
*****************************************************************************************************
From: Gabinete Cidadão
Sent: Wednesday, December 9, 2020 16:16
To: Ana Isabel Sousa
Subject: RE: Utente - Fernando da Silva Pires - Reclamação
Exma. Senhora,

Analisada atentamente a sua exposição, relativamente ao eventual desaparecimento das próteses dentárias do seu pai, , durante o período de permanência, no Serviço de Medicina, lamentamos o sucedido mas gostaríamos de esclarecer que a Unidade Local de Saúde de Matosinhos apenas é responsável pelos objetos e valores dos quais exista registo de espólio, de forma a garantir a segurança dos valores durante o seu internamento.
Contudo, informamos que após apuramento junto dos profissionais do serviço envolvidas nos turnos da noite e diurno dos dias 16 e 17 de novembro 2020. O utente tinha na sua posse as próteses dentarias superior e inferior, que foram removidas no turno da noite do dia 16 para realizar o BIPAP e acondicionadas num recipiente para o efeito. No dia 17 foram colocadas para o utente efetuar a refeição do pequeno-almoço e manteve-as após. Na refeição do almoço, o utente mantinha-as colocadas, situação confirmada pelos utentes da enfermaria.
Neste período de pandemia, o utente tem mascara cirúrgica sempre colocada, o que impossibilita a visualização das próteses durante o restante período. O utente apesar do seu processo de demência, era independente na deambulação e refeições e cuidados orais.
Face o exposto não foi possível apurar qualquer evidência do desaparecimento do mesmo, motivo pelo qual não podemos confirmar os factos invocados.

Serviço Apoio ao Cidadão da ULSM E.P.E
Telf:22 939 1487 / Ext. Móvel: 2063

Estamos já a tratar da aquisição de novas placas dentarias, sendo que agradeço me possam indicar como e a quem deverei encaminhar este assunto, uma vez que é do nosso entendimento que a responsabilidade deverá ser imputada ao hospital.

Agradeço, desde já, uma breve informaçao.

Com os melhores cumprimentos
Data de ocorrência: 7 de janeiro 2021
14 de janeiro 2021
Exma. Senhora,

Recebemos a sua exposição que foi registada nesta Instituição, tendo merecido a melhor atenção.

De acordo com os procedimentos em vigor, iremos proceder ao esclarecimento dos factos relatados e posteriormente será enviada uma resposta a V. Exa.

Gabinete do Cidadão
29 de janeiro 2021
Exmos Srs.
Aguardo com interesse o favor da V/ resposta.
Cumprimentos
15 de fevereiro 2021
Exmos Srs.
Aguardo com interesse o favor da V/ resposta.
Cumprimentos