44.2
Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE

Hospital Pedro Hispano - Serviço de urgência deficiente

Alfredo Silva apresentou a reclamação
8 de julho 2020
Carta enviada ao Hospital de Pedro Hispano (Matosinhos)

Ao:

Hospital de Pedro Hispano

Unidade Local de Saude E.P.E.

R. Dr. Eduardo Torres, 4460 Matosinhos

RECLAMAÇÃO

Exmos Senhores

Venho por este meio apresentar a seguinte reclamação, com os seguintes fundamentos e solicitar as devidasr e pedir explicações, quanto aos factos que passo a relataraqui relato;

No passado dia 05/06/2019, ás pelas 14.28 horas dei entrada no v/ serviço de urgência, na sequencia deapós uma queda.

Em virtude da referida queda sofri lesões que teve consequências ao nível dono joelho esquerdo e ndo olho direito.

Aquando da realização dos procedimentos normais da Após a normal triagem, queixei-me insistentemente de muitas onde me queixei de dores no joelho e no olho esquerdo, referindo que o que mais me preocupava e me causava ansiedade era o facto de (e saliento que o que mais me preocupou foi não estar a ver bem.

Aliás, uma vez que insisti com essa minha preocupação de estar a ver muito mal com todos os profissionais que me e ter insistido com todos os que me assistiram no meu episodio de urgência., nesse ponto)fui sou enviado para oftalmologia, onde sou fui observado por uma profissional de saúde, que julgo ser, oftalmologista.

Esta médica, Esta manda-me fazer umsolicitou a realização de uma TAC e ás às18.14 horas é-metive dada aalta com a advertência - o comentário: “Se não se sentir melhor daqui por uns dias, volte cá”.

Não obstante as queixas referidas por mim aquando da entrada na urgência do V/ hospital, as quais também foram referidas ao médico que me assistiu, não foi realizado qualquer exame ao joelho esquerdo nem sequer um exame visual.

Perante a alta que me foi dada e como De referir que nem olharam para o joelho, apesar de ter insistido com o médico que me deu alta. Como estava com dores e muito preocupado com a questão de estar a ver muito malda visão, nem me chateei., acabei por ir para casa.

Sucede que, Fui para casa fazer gelo e, por minha iniciativa tomei anti-inflamatório. Como “ao fim de uns dias” (tal como referido pelos vossos profissionais na data da alta) não estava melhor e, desconfiando jáduvidando da qualidade do serviço prestado por v/ excas, no dia 12/06/2019, recorri a um oftalmologista particular, o Exmo. Sr. Dr. (*), que, durante a observação, me perguntoua se fiz uma TAC orbitalORBITAL.

Confrontado com a questão colocada, eEntreguei ao supra referido medico-lhe o relatório dao TAC realizada nodo vosso hospital, do dia 05/06/2019.

Analisado o dito exame, o médico oftalmologista, afirmou que o exame que foi realizado no V/ hospital não ao que me respondeu que aquilo não era uma TAC orbitalORBITAL, e que, sem esse dito exame, não era possível avaliar o meu realexato estado do meu olho à data do episodio de urgência.

O médico oftalmologista colocou , tendo me posto uma série de hipóteses, que por muito otimista que se se tenha mostrado, não me deixou menos preocupado. Mas após realização da consultaEm todo o caso, aconselhou-me a voltar ao hospital e pedir que me fizessem ao supra referida dito TAC ORBITAL.

Assim, na sequencia da consulta de oftalmologia prestada pelo Exmo Sr. Dr. (*), É lamentável que, tanto profissionais de saúde, como particulares, insistiram comigo para ir a outro hospital, no entanto, como foram vocês que me atenderam no dia 5, achei mais que lógico volteiar aos vossos hospital serviços, e no dia 14/06/2019 no sentido de me ser prestado o serviço de assistência médica devido.

Nessa data entrei lá entro eu novamente pela Urgência e, expliqueicando to todo o processo desde o primeiro episódio de urgência ocorrido em 05/06/2019.

Inexplicavelmente, e porque estava a reclamar de um mau atendimento clínico, exigiram novamente o pagamento da taxa moderadora. Salvo melhor opinião, tal pagamento não deveria ser exigido uma vez que este segundo episódio de urgência, se relacionava com lesões que não foram devidamente tratadas por V. Exas. Sendo portanto,totalmente. Começa mal pelo facto de ter de pagar nova taxa moderadora. Eu vou reclamar um serviço e tenho de pagar outra vez???? Se me cobrassem o TAC, ainda entendia, mas pagar novamente taxa moderadora??? Desculpem o meu raciocínio, mas soa a “jogada de encaixe financeiro”. Pergunto quantos episódios destes terão e quanto faturam em taxas moderadoras por reclamação desadequado .

No dia referido dia 14/06 deiMas passando a frente, dei entrada àsas 09.00h, com munido de um relatório médicouma carta passada realizado pelo Exmo Sr. Dr. (*), com indicações dos exames que me fez.

N, no entanto, apesar de o ter apresentado o referido relatório médico do na triagem e ao médico que me recebeu, voltaram a fazer todos os exames de visão, e por voltapelas das 10.30, 11 horas, informam-me que eu iria fazer ao ditao TAC orbitalORBITAL. Pelas 12,00 horasAo meio dia, e após reclamar pelaa longa espera, aconselharam-me a ir ao bar “comer qualquer coisa”...

Só foi possível realizar a Fiz o TACTAC mais ou menos ásperto das 13.30 horas

Posteriormente, com o resultado da TAC, fui chamado pelo médico que me informou , quando vem o relatório, e o médico me chama, precisei de um minuto para encaixar o que me estava a dizer. Comunicou-me que no Pedro Hispano “não tinham meios ou possibilidade de me diagnosticar e que teria de ser transferido para o Hospital de S. João de ambulância”... (Como tinha o carro no parque, tive de ir àá pressa tira-lo, o que me custou 10 euros (10 euros … para ter o carro num parque de um hospital...) e lá fui de ambulância para o S. João.

Ou seja, V. Exas. no episodio de urgência de 05/06 não realizaram os exames médicos que se exigia terem sido realizados e deram alta a um doente que 10 dias depois teve de ser transferido de ambulância para um hospital central por falta de meios de tratamento.!

Chegado ao Hospital de S. João fui observado e informado que teria de ser operado pois tinha uma fratura no pavimento inferior da cavidade orbital.

Apesar do médico me querer operar imediatamente, pedi-lhe, caso fosse possível, que me deixasse ir a casa, e voltar no dia seguinte logo de manha, à hora que me dissesse.

Isto porque, andava em hospitais desde as 9h e estava bastante alterado.

Este médico respondeu que, face aos dias que já tinham passado desde o acidente, não iria fazer diferença, explicando-me com termos técnicos, mas fáceis de compreender que as gorduras que envolvem os ligamentos já teriam descido para a fissura. – Situaçao que não teria sucedido se V. Exas. tivessem realizado a TAC ORBITAL e o diagnostico correcto no episódio de urgência de 05/06.

No dia 18/06/2019 sou fui internado e no dia 19 operado. Após acordar, o cirurgião informoua-me que, normalmente demora 15 a, 20 minutos a limpar a área de implantação da placa, no meu caso demorou cerca de 45 minutos, e que a normal placa de silicone habitualmente usada nestes casos, não serviu foi suficiente para corrigir a fractura e que teve de ser aplicadar uma placa de titânio.

O médico cirurgião que me operou no hospital de São João, cConcordou comigo e confirmou que, se o Hospital de Pedro Hispano me tivesse feito oa TAC orbital ORBITAL no primeiro dia que lá fui, teria sido seria operado no mesmo dia e a complexidade da intervenção cirúrgica o teor da operação teria sido menor, tanto quanto nas consequências para mim, quanto nos custos para Serviço Nacional de Saúde.

ÀÁ data de hoje ainda não estou bem, mas continuo a ser acompanhado pelo cirurgião do HSJ, a quem só tenho a agradecer a atenção e amabilidade que teve, além de estar convencido de que este é um excelente profissional.

Quanto ao vosso serviço, retiro a conclusão, evidente, que não realizaram os exames médicos que se impunham fazer e que provavelmente por falta da realização desses exames, erraram completamente no diagnóstico. Esse erro de diagnóstico provocou-me lesões permanentes e alterações na minha vida profissional, factos que deveriam ter sido evitados.

Sugiro que deviam avaliaravaliem melhor o tipo de profissionais que contratam. Não querendo tirar competências a ninguém, nem ser discriminatório quanto a idades, pareceu-me estranho só ver jovens (aparentando entre 25 e 30 anos) no vosso hospital. Aliás, éÉ um facto posto referidoem causa por muitos utentes. A falta de experiência associada àá pressão com que trabalham, não devem ser as melhores condições para exercerem a sua atividade com o rigor que a saúde pede.leva inegavelmente a diagnósticos errados e a pessoas prejudicadas no seu direito de acesso à saúde.

Por isto, meus senhores, peço solicito uma explicação da vossa parte para o que sucedeu e que aqui vai exposto. E, Eem função da vossa resposta desta, decidirei que fazer de seguidaa posição que irei tomar quanto a este assunto.

Tenho em minha posse Anexo cópia de todos os documentos que refiro e que provam o que relatei, e se necessário, envia-los-ei.

Mais informo, que tal reclamação não foi feita antes por motivo de, primeiro, me encontrar a recuperar da operação ao olho, e em seguida pela exigência de confinamento em virtude da Codid.

Aguardo a vossa resposta

Muito obrigado pela atenção,

Data de ocorrência: 8 de julho 2020
10 de julho 2020
Exmo. Senhor,

Recebemos a sua exposição que foi registada nesta Instituição, tendo merecido a melhor atenção.

De acordo com os procedimentos em vigor, iremos proceder ao esclarecimento dos factos relatados e posteriormente será enviada uma resposta a V. Exa.

Gabinete do Cidadão
Alfredo Silva
30 de agosto 2020
Continuo a aguardar resposta da vossa parte.
31 de agosto 2020
Exmo. Senhor,

Após reunidos os esclarecimentos solicitados junto dos Diretores/Responsáveis dos Serviços, informamos que a sua reclamação está em fase de resposta e que a mesma ser-lhe-á enviada em breve.

Gabinete do Cidadão
Alfredo Silva
27 de outubro 2020
Boa noite
Em 31 de Agosto a resposta estava em processamento e em breve receberia a resposta. Breve representa quanto tempo na vossa escala?
Obrigado
Alfredo Silva avaliou a marca
30 de dezembro 2020

Pegando na palavra de alguns colaboradores da instituição, denota-se grande falta de organização. Não recomendo de todo.

Não sei quem a considerou resolvida, mas ainda se encontra a aguardar resolução.